O Ambulatório de Reabilitação do Novo Horizonte, em Taubaté, inaugurou na terça-feira, 9 de setembro, a Sala de Tecnologia Assistiva. De acordo com a Prefeitura da cidade, o espaço foi implantado com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, sendo R$ 126,5 mil aplicados na sala e o restante destinado à melhoria da infraestrutura da piscina utilizada em atividades de reabilitação.
A Tecnologia Assistiva envolve softwares e equipamentos que favorecem acessibilidade, inclusão e autonomia de pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os 21 equipamentos adquiridos são indicados para pessoas com dificuldades na linguagem, comunicação e fala, tanto em casos de limitações temporárias quanto persistentes.
Segundo a administração municipal, a iniciativa acompanha a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, ao oferecer recursos que contribuem para a promoção da saúde, inclusão social, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento da autoestima.
No ambulatório, são planejadas e executadas estratégias de atendimento voltadas a crianças e adolescentes com TEA e a pessoas com diferentes tipos de deficiência. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar especializada, que realiza escuta qualificada, avaliação e indicações terapêuticas para cada caso.