Maria Auxiliadora recebe a primeira vacina anticovid-19 de Taubaté - Foto: Douglas Castilho / Quiririm News

A Secretaria de Saúde de Taubaté iniciou na manhã dessa quinta-feira, 21 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19 no município. A primeira pessoa de Taubaté a receber a primeira dose da vacina Coronavac foi a técnica de enfermagem, Maria Auxiliadora Alves do Nascimento, de 58 anos que atua desde o início da pandemia na UTI do Hospital de Campanha.

Outras duas profissionais da saúde foram vacinadas nessa quinta-feira, Josiane Fernanda Mota Gomez e Roseli Soares de Freitas.
Dentre as primeiras profissionais vacinadas, duas já foram infectadas pelo Coronavírus e se recuperaram. A partir das 14h, profissionais da saúde que atuam na linha de frente poderão ser vacinados no Hmut, Policlin, UPA Central e Hospital Regional.



 

“Nunca imaginei (em ser a primeira a receber a vacina). É uma honra ter sido escolhida, eu estou prestes a me aposentar, então eu estou fechando a minha história na enfermagem com chave de ouro. Eu sou muito grata por estar aqui”, disse Maria Auxiliadora.

Logo após ser vacinada a técnica de enfermagem aproveitou o momento para aconselhar, “O momento é de cuidado e não podemos abaixar a guarda. Essa doença veio para mostrar que temos que ter amor ao próximo. O cuidado é com o outro”.

Ficou sob a responsabilidade de Sandra Braga, de 55 anos, enfermeira responsável pela imunização de Taubaté, em aplicar a primeira vacina contra a Covid-19 de Taubaté.

“Representa muito para mim, principalmente por eu ser enfermeira de imunização há mais de 18 anos. É um ato histórico né, de saber que eu sou a primeira enfermeira de Taubaté a estar aplicando a vacina contra uma doença pandêmica, que levou tantas vidas, e saber que agora a gente tem uma luz. Muitas pessoas vão ter proteção necessária, principalmente os profissionais da saúde que estão na linha de frente”, comentou Sandra Braga.

Sandra Braga, de 55 anos, enfermeira responsável pela 1ª aplicação da vacina anticovid-19 em Taubaté – Foto: Quiririm News

 

Nessa última quarta-feira (20), chegaram ao município 4.520 doses. Em um primeiro momento, 2.240 profissionais de saúde, na linha de frente ao enfrentamento da doença serão vacinados. As doses serão distribuídas em 950 para o Hospital Regional, 470 para o Hospital de Campanha, 220 para a Policlin e 600 doses para os profissionais do HMUT.

A Prefeitura de Taubaté informou que segue o calendário de vacinação proposto pelo Governo do Estado, que está sujeito a alteração dependendo da produção da Coronavac pelo Instituto Butantan e da logística de distribuição aos municípios.

Estiveram presentes na coletiva de imprensa o Secretário de Saúde, Mário Pellogia, o Secretário de Governo, Rodrigo Digão, a Secretária de Educação Gabriela Antônia, além do Diretor de Saúde Glauco Marini e o Deputado Estadual Sérgio Victor (Novo).

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *