No próximo domingo, dia 10, é comemorado o Dia das Mães, segunda data mais esperada pelo comércio. Em pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES) encomendada pela ACIT (Associação Comercial Industrial de Taubaté), as roupas são os presentes preferidos pelos consumidores de Taubaté.
A pesquisa apontou que, para presentear as mães, 33,6% dos taubateanos irão comprar roupas, e 24% apostam nos cosméticos. Outros itens como viagens, flores, passeios, almoço e jantar equivalem juntos a 23,2% dos presentes.
A pesquisa ainda mostra que o consumidor parece estar mais consciente na hora de gastar, 7,5% dos entrevistados disseram que os presentes para o Dia das Mães serão pagos à vista. A ideia de crediários ou parcelamentos das contas tem sido priorizadas apenas em compras de altos valores, justamente para controlar melhor as finanças e evitar a inadimplência.
O centro ainda é preferência:
A tradição das compras no centro da cidade ainda permanece na cidade de Taubaté. 44,8% dos entrevistados disseram preferir realiza suas compras no centro da cidade. Os que preferem os shopping centers respondem a 32,9% dos entrevistados, 6,4% preferem comprar pela internet e 3,2% preferem as lojas de bairro.
Distrito Quiririm:
O Distrito de Quiririm e bairro vizinhos como, Bonfim e Cecap, possuem algumas lojas de roupas e a data pode aquecer o comercio local com um aumento de 5% a 7% a mais do que nas vendas do ano passado.
“Geralmente, as vendas aumentam sim, esta semana já sentimos a diferença, porém, estamos vendendo por enquanto mais roupas para as próprias pessoas do que para as mães. Mas estamos confiantes que sexta e sábado este movimento aumente”, disse a empresária Mi Chiaradia que possui duas lojas, uma no Quiririm e outra no Bonfim.