Imagem ilustrativa - Reprodução Freepik

No próximo dia 02 de julho, terça-feira, às 19h, acontece na cidade de Caçapava-SP, Audiência Pública sobre o projeto de instalação de uma Usina Termoelétrica na cidade. O assunto tem despertado a preocupação em parte da população de diversas cidades, mediante a possível poluição que pode ser gerada pelo empreendimento e seus impactos na região.

Representantes do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Termoelétrica São Paulo geração de Energia S.A., estarão presentes na audiência pública que tem por objetivo esclarecer dúvidas e ouvir a população a cerca do empreendimento.

Uma iniciativa popular contrária a instalação da Usina Termoelétrica vai disponibilizar ônibus para ida e volta aos moradores do Distrito de Quiririm  interessados em assistir a audiência pública em Caçapava.

O embarque está marcado para às 18h20 no palco de eventos, na Rua Cel. Marcondes de Mattos e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, até que sejam ocupados os 47 lugares disponíveis. O telefone/whatsapp de contato para maiores informações é o (12) 98879-8399.

A audiência acontece no Summit Suítes Hotel Caçapava, nº 40, na rua João Benedito Moreira, Jd. Maria Cândida, Caçapava-SP.

A Usina Termoelétrica:

As usinas termelétricas produzem energia através da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral, biomassa ou gás natural. No projeto de Caçapava a usina prevê usar o gás natural, o que é considerado energia não-renovável.

O empreendimento prevê o planejamento, a implantação e a operação da usina na margem da SP-62, a Estrada Velha, no limite de Caçapava com Taubaté, próximo a fábrica da Volkswagen no bairro Santa Tereza. A usina deve ficar em uma área de 25 hectares.

A geração de energia da usina está prevista com capacidade aproximada de 1.750 MegaWatts, o que representa um volume superior ao de qualquer unidade desse gênero em funcionamento na América Latina.

O volume previsto de energia da usina é o suficiente para abastecer um 1,5 milhão de casas.

Na cidade a empresa pretende captar a água para ser usada na usina em quatro pontos de captação do Córrego Caetano e do aquífero Taubaté. O lançamento dos resíduos, que devem ser tratados, deve ser feito no Ribeirão Caçapava Velha ou Boçoroca.

O gás natural da usina, será trazido por um gasoduto que percorre a Estrada Velha e, inclusive, passa pelo terreno. Segundo a empresa, o projeto prevê a instalação de três turbinas movidas a gás natural.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *