Foto: Divulgação

Os trabalhadores da LG de Taubaté iniciaram uma greve nesta segunda-feira (12). A decisão foi aprovada em assembleia, após a rejeição de uma proposta de indenização pelo encerramento da produção na cidade. A greve é por tempo indeterminado.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) e os trabalhadores iniciaram um cronograma de mobilização, com ações como vigília na porta da fábrica.



 

“Se hoje estamos aqui na porta do LG, isso é única e exclusivamente por culpa da empresa. A LG tomou uma decisão unilateral de fechar a fábrica de Taubaté. Nós vamos fazer a luta que for necessária para defender o interesse dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o presidente do Sindmetau, Claudio Batista.

De acordo com o sindicato, a proposta de indenização social feita pela empresa, e reprovada pelos trabalhadores, estabelecia pontos como extensão do plano médico, PLR, indenização de acordo com tempo de casa e qualificação profissional, entre outros.

Os reflexos do encerramento da produção na LG afetam diretamente outras três empresas na região, a Blue Tech e 3C, em Caçapava, e a Sun Tech, em São José dos Campos, todas elas são fornecedoras exclusivas da fabricante sul-coreana.

Trabalhadores das três empresas também participaram do protesto nesta segunda-feira (12). Elas vieram a Taubaté para reivindicar acesso aos mesmos direitos dos funcionários na LG. Juntas a Sun Tech, Blue Tech e 3C somam cerca de 430 postos de trabalho.

Entenda o caso:
Em janeiro deste ano informações no mercado e na imprensa sul-coreana sobre uma possível venda da divisão de celulares da LG foram veiculadas.

No dia 5 de abril, a fabricante sul-coreana disparou um comunicado onde informava o encerramento global da divisão de celulares, alegando que a área acumulava um prejuízo de 4,1 bilhões de dólares.

No dia seguinte, em reunião com o Sindicato, a empresa informou que pretende levar a linha de notebooks e celulares de Taubaté para Manaus. A LG alega que na capital do Amazonas terá terá incentivos fiscais, o que não ocorre no estado de São Paulo.

O outro lado:

Procurada pela reportagem do Quiririm News, a LG se pronunciou no dia 7 de abril, através de e-mail – Confira abaixo a nota.

“Ao longo dos anos a LG ELECTRONICS DO BRASIL LTDA. tem feito vários esforços para garantir a continuidade dos negócios. No entanto, com a crescente competitividade global, bem como em razão dos prejuízos acumulados no segmento de smartphones de 23 trimestres consecutivos e perdas operacionais acumuladas, a empresa decidiu encerrar suas atividades de Celulares globalmente, o que resultará no encerramento desta produção na unidade de Taubaté/SP.

De toda forma, mantendo o compromisso com os seus clientes de smartphones, a empresa permanece com as políticas de garantia deste produto.

Para minimizar os efeitos deste encerramento junto aos seus empregados, a empresa iniciou negociações com o Sindicato da Categoria para implementar compensação adicional aos direitos já vigentes, o que está em andamento.

Além disso, cumpriremos com nossas responsabilidades sociais para minimizar os impactos não apenas à nossa empresa, mas também aos nossos parceiros com os quais mantemos relações comerciais ao longo dos anos.

Em virtude dessa decisão, a empresa também fará a transferência da produção de notebooks, monitores e all in one para sua unidade de Manaus, de modo que fortaleceremos nossa competitividade comercial em TV / PCs / monitores, com foco na fábrica existente de Manaus e, continuaremos a expandir com profissionais de vendas e serviços relacionados.

Apesar da decisão de encerramento desta produção na Unidade mencionada, informa que manterá a comercialização e a produção de outras linhas de negócios no Brasil, gerando empregos e investimentos, além de novas oportunidades ao mercado brasileiro”.

Ao todo a fábrica da LG em Taubaté possui cerca de 1.000 funcionários.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *