Quinto Batalhão da Polícia Militar do Interior General Salgado - Foto: Quiririm News

Oficialmente inaugurada em Quiririm no dia 21 de setembro de 2019, o programa ‘Vizinhança Solidária’ completa um ano de atividade conjunta entre Polícia Militar e comunidade.

Indicadores da Polícia Militar mostram queda no número de delitos na região de Quiririm em comparativo dos meses de junho, julho e agosto de 2019 com os do ano atual. Além do ‘Vizinhança Solidária, o aumento do efetivo na região, operações realizadas contra o tráfico de drogas e a pandemia colaboraram com a queda.



 

 

Dados fornecidos pelo 5BPM-I

 

Em entrevista exclusiva concedida no 5º BPM-I ao Portal Quiririm News, o Capitão PM Prudêncio, responsável pela 1ª Cia, que faz o policiamento da região de Quiririm e bairros vizinhos, fala sobre o programa ‘Vizinhança Solidária’, explica as operações realizadas no Cecap, o aumento no efetivo policial e comenta a queda nos índices criminais na região de Quiririm e bairros vizinhos.

 

Capitão PM Prudêncio – Foto: Quiririm News

 

Quiririm News: Capitão, como anda a relação da Polícia Militar com a comunidade através do Programa ‘Vizinhança Solidária’? Tem ajudado a PM a diminuir os índices criminais em Quiririm?

Capitão PM Prudêncio: Estamos com uma ação firme e presente em bairros que possuem o “Vizinhança Solidária”, entre eles o Quiririm, que mantém os índices criminais estáveis, graças a Deus, nós estamos mantendo uma boa convivência ali e os índices criminais tem se mantido estáveis no local, que sempre foram baixos e a gente espera que continue assim.

No Bonfim nós notamos alguns furtos a celulares e residências, então demandou também algumas ações inteligentes no bairro, assim como no CECAP, com ações contra o tráfico de entorpecentes.

Quiririm News: Tivemos a sensação de que aumentou o patrulhamento na região de Quiririm e Cecap devido ao número de apreensões divulgadas pela PM à imprensa, isso faz sentido ou é apenas uma sensação?

Capitão PM Prudêncio: É verdade, realmente nós estamos fazendo diversas operações naquela região por diversas razões. Primeiro notamos um aumento dos índices criminais entre os CECAPs III e IV, que demandou várias ações policiais relacionadas a tráfico de entorpecente, disparo de arma de fogo, então isso acabou ensejando as operações policiais que para surtir efeito, não basta ser feito durante um ou dois dias, então nós deveremos permanecer ali pela região do Cecap durante muitos meses, justamente para que a gente consiga diminuir e debelar essas ações criminosas, que por ventura estejam acontecendo naquele local”, comenta o Capitão.

Quiririm News: A Polícia Militar também tem trabalhado com ações específicas para a pandemia da COVID-19? 

Capitão PM Prudêncio: Sim, Nós tivemos ali naquela região, alguns problemas relacionados a aglomeração de pessoas em praça pública, consumindo bebida alcoólica em estabelecimentos não regulados, então em apoio a Prefeitura Municipal, nós estivemos fazendo operações policias principalmente aos finais de semana no período da noite, com abordagem e fiscalização de estabelecimentos comerciais entre outras coisas congêneres, relacionados a pandemia COVID-19 e o isolamento social.

Com o início do calor, as pessoas já estão mais impacientes, já estão saindo, já está tendo alguns tipos de aglomerações, a nossa tendência é fazer justamente controlar essas aglomerações o que os índices continuem baixos. A grande maioria daquela região são pessoas de bem e trabalhadoras que merecem ter o seu sossego e seu divertimento normal aos finais de semana.

Quiririm News: A área rural também vai receber aumento do patrulhamento?

Capitão PM Prudêncio: Sim, nós criamos uma nova modalidade chamada patrulhamento rural e ela faz patrulhamento na nova estrada do Pinhão, nas partes dos fundos do Quiririm, no Pinheirinho, Pedra Branca e também na cidade de Tremembé próximo aos portos de areia. Onde demandar ações policiais para inibir a criminalidade, com certeza nós estaremos sempre presente.

Quiririm News: Para o cidadão que vê no seu bairro um maior número de viaturas da PM transitando significa que o bairro é mais ou menos perigoso?

Capitão PM Prudêncio: O deslocamento de viaturas constantes pelo local acaba gerando uma maior sensação de segurança, já que as pessoas percebem um maior patrulhamento.  Mais viaturas no local nem sempre tem haver com aumento da violência.

Quiririm News: Quanto tempo faz que houve esse aumento de patrulhamento na região da Cecap? Vocês já sentiram melhora nos índices criminais no bairro?

Capitão PM Prudêncio: Sim com certeza, já houve uma queda sim, quando identificamos ações criminosas, o intuito é chegar a fazer uma ação cirúrgica para a gente inibir e acabar com essa ação delituosa.
A gente tem conseguido, a região da Cecap deu uma tranquilizada muito grande e também com a pandemia onde as pessoas estiveram reclusas em suas casas, nós notamos que os índices criminais abaixaram, não apenas pela ação policial mas como também pela própria reclusão.
O patrulhamento rural começou aqui a cerca de um mês e as operações na região do Cecap e nos entornos dos outros bairros, já estamos há cerca de cinco ou seis meses atuando por lá.

Quiririm News: Como anda a situação da cidade de Taubaté no geral?

Capitão PM Prudêncio: A cidade de Taubaté tem baixado seus índices criminais vertiginosamente, por termos a Atividade Delegada, a Guarda Municipal, a Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária, que acabam trabalhando em conjunto com a PM.

Quiririm News: Para o nosso leitor que acompanhou essa entrevista até o final, o que o senhor pode dizer?

Capitão PM Prudêncio: As operações continuam e agradecemos a população que tem feito um “feed back” muito bom. Os bons resultados dessas operações nós conseguimos graças ao apoio da própria população, que denuncia anonimamente muitos casos criminosos que tem ocorrido nessa região, além do setor de inteligência da PM que nos possibilita um policiamento mais eficaz através de ações cirúrgicas.

Deixar claro que essas ações vão continuar e sempre que as pessoas precisarem da Polícia Militar, nós estaremos a disposição, primeiramente através da ligação pelo 190.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *