Ícone do site Quiririm News

Um dia após acidente com vítima fatal, prefeitura se pronuncia sobre retirada das lombadas em avenida

Um acidente de trânsito que deixou uma vítima fatal após atropelamento, na tarde do último domingo (24), na Av. Carlos Pedroso da Silveira, próximo a entrada do bairro do Bonfim em Taubaté-SP, levantou questionamentos por parte da população sobre a retirada das lombadas na avenida e a segurança para os pedestres.

A morte do homem de 65 anos que atravessava na faixa de pedestres em frente ao ponto de ônibus quando foi surpreendido por um carro, indignou moradores que estavam no local. O vereador Digão (PSDB) de Taubaté, publicou em sua página um texto onde afirma, “A alta velocidade dos veículos que trafegam pela via e não respeitam os pedestres que atravessam na faixa pode ser observada diariamente. A retirada da lombada tornou essa via ainda mais perigosa”.

Veja na íntegra o texto do vereador ( clique aqui ).

O Portal Quiririm News entrou em contato com a Prefeitura de Taubaté que, através da Secretaria de Mobilidade Urbana se pronunciou sobre o caso e explicou o motivo das retiradas das lombadas nos dois sentidos da Av. Carlos Pedroso da Silveira.

“A retirada das lombadas é para o cumprimento de um TAC (termo de ajuste de conduta) firmado com o Ministério Público numa ação civil pública que questiona as lombadas implantadas de forma irregular em gestões anteriores”, explica.

A pouco mais de uma semana sem as lombadas, a avenida não receberá radares e sim novas lombadas seguindo um padrão.

“As lombadas que foram retiradas serão reconstruídas dentro das normativas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sendo que os serviços iniciarão nesta próxima terça-feira, dia 26 de junho. Também está prevista a instalação de novas lombadas e lombofaixas ao longo de todo o trecho da Av. Charles Schnneider / Av. Carlos Pedroso da Silveira”.

A prefeitura informou ainda que acompanhou a ocorrência que vitimou o pedestre no domingo e avalia como imprudência do motorista o principal motivo do acidente fatal.

“Fizemos todo o acompanhamento da ocorrência e devido a imprudência do motorista que fez a ultrapassagem em alta velocidade num trecho onde a velocidade regulamentada é de 30 Km/h, infelizmente o acidente foi fatal”.

Ainda no dia do acidente, as pessoas que estavam no local questionaram o fato de a lombada situada próxima a entrada da residência do Prefeito Ortiz Jr. não ter sido retirada, sendo que fica na mesma avenida.

Sobre o fato, a Secretaria de Mobilidade deu a seguinte explicação,  “Essa lombada também passará por intervenção dentro deste programa de requalificação, que está sendo financiando pelo Movimento Paulista de Segurança Viária – DETRAN/SP, como ocorrerá em outras vias da cidade, totalizando 35 adequações”.

Antes sem sinalização, após o acidente os locais que tiveram as lombadas retiradas receberam placas móveis de sinalização.

Entenda o caso:

Acidente deixa vítima fatal próximo a rotatória do bairro Bonfim

Sair da versão mobile