João Doria posa para foto com vacina produzida no Instituto Butantan - Foto: Divulgação Governo do Estado de SP.

A vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo, tem 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos moderados e graves da Covid-19, de acordo com entrevista coletiva concedida pelo Governador de São Paulo João Doria, nesta quinta-feira (7) na capital.

A vacina contra o coronavírus é desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science. O estudo clínico realizado no Brasil contou com a participação de 12,4 mil profissionais de saúde voluntários em 16 centros de pesquisa.



 

“Hoje é um dia muito importante para o Brasil, os brasileiros, a saúde e a vida. A vacina do Instituto Butantan tem eficácia de 78% a 100% contra a COVID-19, apontam os estudos no Brasil”, afirmou o Governador João Doria.

Entre os imunizados ao longo dos testes clínicos e que contraíram o vírus, nenhum apresentou caso grave ou moderado da doença, e não precisou de internação.

A taxa de eficácia foi de 78% para os infectados que apresentaram casos leves ou precisaram de atendimento ambulatorial.
De acordo com estudos apresentados pelo governo, a cada cem voluntários que contraíram o vírus, 22 tiveram sintomas leves, mas sem a necessidade de internação hospitalar.

Anvisa:
Com os índices atingidos na pesquisa, o Butantan deu início nesta quinta-feira à solicitação do registro emergencial da vacina junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que seja iniciada a imunização contra a COVID-19 em todo o Estado.

“A vacina mostrou 100% de eficácia contra casos graves e moderados. Não houve nenhum caso grave de COVID-19 entre os voluntários imunizados com a vacina do Butantan”, explicou o diretor da instituição, Dimas Tadeu Covas.

Produção:

O Butantan concluiu a contratação de 124 profissionais para reforçar a produção da vacina contra o coronavírus. Os novos trabalhadores se juntam aos 245 que já trabalhavam no local. Foram contratados 69 auxiliares de produção, 53 técnicos de produção e dois tecnologistas.

Do total de profissionais contratados, 37 começaram a trabalhar nesta quinta. Os demais iniciam atividades no próximo dia 14, após treinamento e integração.

“Pela urgência, garantimos o terceiro turno da fábrica em uma rotina incessante de produção. Hoje, já temos em solo nacional 10,8 milhões de doses”, afirmou Dimas Covas.

A área do envase dispõe de seis máquinas principais para envase do extrato composto da vacina enviado pela biofarmacêutica Sinovac Life Science, além de rotulagem e embalagem do imunizante desenvolvido em parceria internacional firmada pelo Governo de São Paulo e pelo Butantan.

No mesmo complexo são envasados anualmente 80 milhões de doses da vacina contra a gripe, além de 13 tipos diferentes de soros que são usados na rede pública de saúde. O imunizante tem composição semelhante a outros produzidos pelo Butantan, o que facilita e agiliza o processo de envase.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *