Foto: Divulgação / Prefeitura de Taubaté

No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em idosos de 77 a 79 anos, e a aplicação da segunda dose em profissionais da saúde da rede privada e idosos +90, a alta procura pelo imunizante causou enormes filas de carros e de pedestres nos pontos de vacinação e também na avenida do povo, ponto de vacinação em sistema drive-thru de Taubaté.

Na avenida do Povo foram registradas filas para aplicação da 2ª dose em idosos acima de 90 anos e também em profissionais da saúde da rede particular de cerca de duas horas e meia. A vacinação aconteceu no sistema drive-thru e logo pela manhã a fila de carros chegou a atingir cerca de 1km, chegando próximo ao túnel da via Dutra, complicando o trânsito na região e gerando dúvida para quem buscava a fila da vacina.



 

“Eu cheguei por volta das 7h e fui vacinado 9h30. Mas só consegui ser vacinado na fila de quem estava à pé. A fila estava dividida em duas, a primeira fazia a triagem que foi a mais demorada, mas a da vacina foi rápida demorou uns 5 minutos”, conta o profissional de saúde Ivan Ramos.

Apesar da espera na fila de aproximadamente duas horas e meia, Ivan Ramos disse estar aliviado, “Uma sensação de alívio de estar imunizado, mesmo sabendo que ainda temos que tomar cuidado para não contrair e não transmitir para amigos e familiares”.

Mas para outros taubateanos a espera na fila foi igual, porém, o final não foi o esperado, como conta Thiago Monteiro, que levou a avó em três pontos de vacinação e não conseguiu vacina-la.

“Uma falta de organização total, e os profissionais (da saúde) sem informação e conhecimento algum. Levei minha avó de 79 anos no Pamo São Carlos, cheguei lá e a fila estava imensa. A enfermeira nos mandou para a av. do povo, onde eu fiquei duas horas e meia na fila e quando chegou a vez, chegou a informação de que lá era só segunda dose. Daí fui eu para o Sindicato Rural, chegando lá não tinha vacina. Resumindo, uma falta de organização e respeito com o cidadão”, desabafa Monteiro.

Apesar do local ser de vacinação drive-thru, uma fila de pedestres foi formada – Foto: Divulgação Prefeitura de Taubaté

 

No início da manhã, houve confusão na avenida do povo, duas filas foram formadas pelos motoristas, uma pela avenida de quem chegava ao local pela via Dutra, e outra seguindo até a praça Santa Terezinha, de quem vinha por dentro da cidade.

Agentes de trânsito e a Polícia Militar foram ao local para orientar os motoristas, mas mesmo assim houve congestionamento e trânsito lento nos arredores.

No bairro do Bonfim a vacinação da 1ª dose para idosos de 77 a 79 anos também teve filas e aglomeração.

A Prefeitura de Taubaté:

A prefeitura emitiu uma nota em que pede desculpas pelos transtornos durante a vacinação nesta terça.

“A Secretaria de Saúde lamenta os fatos ocorridos na manhã dessa terça-feira (2), quando um número muito grande de pessoas buscou os postos de vacinação. E pedimos desculpas pelos atrasos e transtornos causados no trânsito.

O objetivo é acelerar o processo de imunização do povo de Taubaté. Sabemos da ansiedade da nossa população, que também é nossa, em eliminar os riscos da pandemia Covid-19.

A Secretaria de Saúde estuda formas de minimizar os transtornos na sequência da vacinação e pede a compreensão para um momento tão complexo e perturbador como esse”.

De acordo com dados da prefeitura de Taubaté, até o momento 16.202 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 na cidade.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *