É uma região com muitos pés de oliveiras e um dos lugares mais tranquilos do mundo. As casas são habitadas por poucas pessoas, normalmente uma ou duas pessoas e justamente por isso a hospitalidade é quase que uma coisa sagrada e os visitantes são recebidos com um misto de simplicidade de rivada de uma profunda sensibilidade cultural.
Alguns anos atrás, Valloria estava praticamente morrendo, pois com pouco mais de 30 habitantes, corria o risco de desaparecer do mapa. Foi aí que um grupo de três jovens da cidade, que haviam emigrado em busca de melhores empregos, resolveram criar a associação Le Tre Fontane (“As Três Fontes”), que se encarregou de reviver a comunidade promovendo festas e atraindo turistas e ex-moradores.
Também foi deles a ideia de transformar as portas das casas da cidade em uma galeria de arte ao ar livre. No boca a boca, a notícia se espalhou e hoje artistas do mundo inteiro viajam para lá para participar do festival durante o qual as obras são criadas.
Gostaria muito de trazer essa ideia para Quiririm, podemos convidar alguns artistas e faríamos uma festa para inauguramos as portas.
Gostou da ideia? Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: canavezifh@globo.com .