Fortes ventos, aliados a chuva, causaram alguns transtornos para moradores e comerciantes do Distrito de Quiririm nessa sexta-feira (18). Muita sujeira, galhos e até árvores caíram devido a ventania.
Na Rua Alfredo Taino, a copa de uma árvore quebrou e caiu sobre o telhado de uma casa, “Há um tempo, minha cunhada já havia pedido para podarem os galhos dessa árvore, já que está tudo meio podre, mas o pessoal da Prefeitura disse que não podia. Na última chuva forte já caiu um galho bem grande na rua, e agora caiu mais”, reclama o morador Valmir Gritti, que teve o telhado atingido.
Na Rua Washington Luíz, uma árvore também caiu e está atravessada na rua, deixando apenas meia pista para o tráfego de carros, motos e pedestres. Na Praça Antônio Naldi, muitos galhos se desprenderam das árvores e estão sendo retirados por um comerciante local. Outra árvore que caiu atravessada foi localizada na rua José Magalhães Bastos.
Queda de muro e casa inundada no Bonfim:
Na última quarta-feira (17), a forte tempestade, que causou 25 pontos de alagamentos em Taubaté, deixou estragos também no bairro do Bonfim. A Praça José Brunini, localizada na parte baixa do bairro, ficou alagada e uma casa teve seu muro derrubado e a enchente inundou os cômodos da residência.
A casa situada na rua Maud Sá, que fica abaixo da Avenida Dr. João Batista Ortiz Monteiro, teve o muro arrancado pelas águas acumuladas no quintal das casas da avenida de cima, liberando toda a água acumulada inundando a residencia.
Proprietários e vizinhos correram para socorrer as crianças. O prejuízo foi material, ninguém ficou ferido.
Alerta da Defesa Civil de Taubaté:
Após os ocorridos, a Defesa Civil de Taubaté emitiu um alerta que prevê fortes chuvas com possibilidade de raios para o fim de semana, semelhante a que castigou a cidade na quarta-feira.
A Defesa Civil orienta que a população deve evitar contato com a água de alagamentos, pois é possível a contaminação. Na limpeza de imóveis, por exemplo, deve-se usar botas de borracha e água sanitária.
Na última quarta-feira, das 17h20 às 18h15 choveu 71 milímetros o que corresponde a 33% do acumulado de chuvas do mês de dezembro, isto é, em menos de 1 hora teve a quantidade de chuva de 15 dias. A velocidade do vento foi de 44 km/h.
No acumulado de três dias choveu 81 milímetros e por isso a cidade permanece em estado de atenção, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Plano de Preventivo de Defesa Civil do Estado. A previsão de chuva para os próximos 14 dias, do dia 17 a 31 de dezembro, é de 148 milímetros.
Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News