Os vergalhões de ferro expostos na ponte sobre o rio Paraíba, na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), próximo ao quilômetro 05, no trecho de Quiririm em Taubaté, foram retirados pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) após divulgação do problema em matéria publicada pelo Portal Quiririm News.
Os vergalhões de ferro estavam expostos na parte debaixo da ponte, na alça de acesso ao bairro Pinheirinho. Além da retirada dos vergalhões, a placa indicativa com o limite de altura foi alterada. Antes a passagem tinha o limite de 4,10 metros de altura e agora passa a ter 3,80 metros de altura como o limite máximo.
Acredita-se que os estragos na ponte tenham sido em decorrência dos choques de veículos que passaram pelo local com veículos acima do limite de altura permitidos, com isso parte da ponte se quebrou, evidenciando os vergalhões de ferro.
Acompanhando o problema, a reportagem do Quiririm News verificou que na última semana, os vergalhões que colocavam em risco motoristas que trafegam com veículos pesados como caminhões e ônibus, foram retirados e confirmou junto ao DER a manutenção no local.
“O DER informa que retirou, em caráter emergencial, os vergalhões da ponte localizada no km 5 da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e, no momento, elabora o edital que incluirá a recuperação completa da estrutura”, disse em resposta ao Quiririm News.