Ícone do site Quiririm News

Visando reduzir fila de espera, Prefeitura de Taubaté informa a ampliação de exames e consultas no HMUT

Com o objetivo de diminuir a lista de espera por exames e consultas, a Secretaria de Saúde de Taubaté iniciou em setembro o encaminhamento de pacientes da Atenção Primária ao Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut). A medida é resultado de negociações entre a Prefeitura e a Organização Social que administra a unidade.

Segundo a pasta, o hospital passou a absorver parte da demanda de exames cardiológicos, como ecocardiograma e eletrocardiograma. A agenda atual prevê 80 ecocardiogramas por semana, realizados às terças e sextas-feiras. A Central de Vagas do município é responsável por entrar em contato com os pacientes, respeitando a ordem de inscrição na fila. Após a realização do exame, os resultados são encaminhados à unidade de saúde de origem para avaliação médica.

Na especialidade de otorrinolaringologia, também estão sendo ofertadas 80 consultas por mês. O hospital passou a realizar ainda procedimentos de lavagem de ouvido para remoção de cerúmen.

Obras
Além da ampliação da oferta de exames, a Prefeitura informou que a Universidade de Taubaté (Unitau), mantenedora do Hmut, já iniciou obras para a instalação de dois novos ambulatórios, de ortopedia e endoscopia, e abriu processo licitatório para os setores de otorrino, fonoaudiologia e psiquiatria.

Retomada gradual
O Hmut reduziu e suspendeu serviços desde 2022 por dificuldades financeiras. Em 2025, começou a retomar parte dos atendimentos por meio de mutirões de exames, como ultrassonografia e tomografia com contraste para pacientes com suspeita de câncer. Também houve a ampliação dos leitos de UTI adulto: em agosto foram anunciados sete novos, elevando a capacidade para 20. A administração municipal argumenta que o número anterior, de dez leitos, não atendia a demanda das UPAs.

A expansão do atendimento ambulatorial em especialidades médicas e a retomada das cirurgias eletivas continuam em negociação entre Prefeitura, Unitau e a Organização Social gestora. Em julho, o hospital inaugurou uma nova UTI neonatal.

Sair da versão mobile