A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), aprovou nesta quarta-feira, 27 de agosto, o projeto de lei nº 822 de 2025, que concede a cidade de Taubaté o título de MIT (Município de Interesse Turístico). A proposta segue agora para sanção do governador.
De acordo com a administração municipal. o título é concedido a cidades que comprovam vocação turística e atendem a critérios técnicos, como atrativos naturais, culturais, históricos ou religiosos, além de infraestrutura mínima para receber visitantes. Com a nova classificação, Taubaté terá acesso a repasses anuais do Governo do Estado de São Paulo, destinados exclusivamente ao turismo, o que fortalece a economia local e a preservação do patrimônio.
Segundo a Prefeitura de Taubaté, nos últimos anos, o município se preparou para pleitear o reconhecimento, com ações como: a aprovação do Plano Diretor de Turismo, fortalecimento do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), criação do Fundo Municipal de Turismo e investimentos na valorização do patrimônio histórico e das tradições locais.
Segundo Regina Midori Fukashiro, Diretora de Turismo de Taubaté, a titulação de MIT permitirá a Taubaté garantir maior visibilidade como destino turístico. “A cidade ficar fora de políticas de fomento do estado, de promoção, prejudica muito o posicionamento da cidade como destino turístico. Taubaté, pelo tamanho dela, pela representatividade econômica, histórica, social, geográfica, aqui na região do Vale, ela não poderia ter ficado ausente dessas políticas públicas. Então você vê aí quantas outras cidades avançaram em suas políticas públicas acompanhando esse programa, acho que o mais importante desse título é que possibilita a gente se reposicionar regionalmente aqui no Vale do Paraíba e também dentro do estado. Então, isso volta a dar para Taubaté a visibilidade e a exposição como cidade e destino com muitas opções turísticas que até então estavam sendo esquecidas pelo Governo de Estado”, afirma a diretora de turismo.
Entre as primeiras ações planejadas para aproveitar a titulação, Midori destaca o levantamento de projetos que estavam engavetados. “As primeiras ações vão ser bem mais práticas, criar mais dados para que a gente possa levantar, colher, analisar e nos direcionar em quais decisões prioritárias que nós vamos tomar, principalmente a projetos. Uma vez esses projetos estabelecidos, o COMTUR estará preparado, para também aprovar e sugestionar para a gente definir quais serão os projetos prioritários, quais serão mais importantes para que a gente tenha um ranqueamento robusto. E aí a gente conseguir lá na frente captar recursos para a realização desses projetos”, finalizou Midori.
Taubaté, é terra natal do escritor Monteiro Lobato e Capital Nacional da Literatura Infantil, reúne atrativos que vão do Sítio do Picapau Amarelo ao museu Amácio Mazzaroppi, maior acervo do cineasta brasileiro. Também se destaca o Distrito de Quiririm, uma colônia italiana que é reconhecida como polo gastronômico e cultural da cidade, além de sediar anualmente a maior festa italiana do Estado, recebendo cerca de 300 mil visitantes, além de roteiros rurais e outros cartões-postais que atraem turistas de várias regiões.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário