A noite de terça-feira (23) foi tomada pela música no Taubaté Shopping. A abertura oficial da exposição “No coração da cidade: Música Popular em Taubaté” trouxe para o empreendimento um show conduzido por Renato Teixeira, acompanhado por diversos nomes da música da região, como o Coletivo Música Taubateana, Tony Campello, Rafinha e Twyla. O grande maestro taubateano Yves Rudner Schmidt também participou da cerimônia de abertura.
A mostra apresenta uma compilação dos 370 anos da rica tradição musical da cidade desde os tempos dos bandeirantes até a era de navegação pela internet. Seus painéis retratam os grupos, movimentos e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da música regional e nacional, como Celly e Tony Campello, Geny Marcondes e Padre Zezinho, além do próprio Renato Teixeira.
As atrações incluem estações musicais e jukeboxes, que darão ao visitante a chance de ouvir composições taubateanas de desde o século 17 até os dias atuais, entre as quais estão os “Motetos de Taubaté”, do século 18, e a primeira gravação musical de Hebe Camargo. Para completar a experiência, códigos especiais foram inseridos na instalação e oferecem ao visitante conteúdo exclusivo para ser acessado por meio de smartphones e tablets.
“No coração da cidade” é uma produção do Almanaque Urupês e os materiais expostos e produzidos durante a exposição serão transformados em arquivos públicos e disponibilizados nos museus de Taubaté.
Alameda Cultural
O evento marcou também a inauguração do mais novo espaço do Taubaté Shopping: a “Alameda Cultural”, localizada ao lado da livraria Leitura. O ambiente foi criado com o objetivo de receber exposições que valorizem a cultura de Taubaté e da região. “Queremos que o shopping seja mais do que um centro comercial. A ideia é montar um polo gerador de cultura que esteja sempre à disposição das pessoas que passam por aqui diariamente”, explica o Gerente de Marketing, Mauro Fontes.
No evento de abertura, o prefeito de Taubaté, Bernardo Ortiz Júnior, falou sobre a importância do local para a cultura regional, que é muito rica e merece ser reconhecida. Já a primeira dama, Mariah Ortiz, subiu no palco e cantou “Romaria” junto com os demais músicos.
A partir dos temas expostos na Alameda ao longo o ano serão realizados outros pockets shows e palestras.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário