Após a confusão durante a eleição da nova diretoria da Associação das Tradições Italianas de Quiririm, que organiza a Festa Italiana do Distrito a cerca de 17 anos, a chapa encabeçada por Luciano Castro, eleita em assembleia, decidiu deixar o comando da organização da 28ª Festa Italiana de Quiririm, depois de não ter a sua chapa reconhecida pelo Prefeito Municipal de Taubaté, Ortiz Junior que publicou oficialmente nessa quinta-feira, nove de março, a nova comissão organizadora do evento, decretada no dia oito de março.
Comandada por Antonieta Ito, Diretora de Cultura que, agora é também a Presidente da comissão da Festa de Quiririm, o grupo conta também com Márcio Carneiro (Secretário de Cultura), Luciene Souza, Lucas Costa e Danielle Ferreira da Cruz como grupo municipal de acompanhamento.
A comissão de moradores de Quiririm está composta por Carlos Alberto Gino da Silva, Paulo Sergio de Freitas, Viviane Mancastropi e Priscila Mancastropi.
“Houve essa confusão, estamos vendo isso juridicamente e como o prefeito resolveu fazer uma comissão e estar ajudando, já que poderia até não acontecer a festa, eu achei uma sugestão boa e os barraqueiros estão todos envolvidos, e a prefeitura ajudando com certeza será melhor. A festa será um sucesso e não há problema nenhum com essas divergências que houveram”, acredita Viviani Mancastropi, membro na comissão de moradores de Quiririm.
Se seguir o cronograma anual da festa, faltam pouco menos de dois meses para o início do maior evento cultural e gastronômico de Quiririm e Taubaté. O tempo hábil para a realização da festa também não é um problema segundo Viviani.
“Está dentro do cronograma. Eu já estive nisso e já participei de outras festas (Italianas de Quiririm), e eu sei que é acabando o carnaval que a gente inicia todos os tramites da festa. Na verdade, já temos até alguns contatos importantes como a Nova Dutra que vai estar ajudando, tem algumas coisas já encaminhadas”.
Apesar da mudança no comando, a nova comissão garante manter as tradições da imigração italiana de Quiririm e se mostra otimista apesar do momento atual do país.
“Nós queremos continuar com todas as tradições, não podemos esquecer do porque da festa. Com certeza será uma festa boa, mesmo com todo esse problema que o país vem passando, não podemos esquecer disso, ressalta Viviani Mancastropi.
Tradicionalmente a Festa da Imigração Italiana de Quiririm acontece no final do mês de abril, com termino no feriado de primeiro de maio. O evento é um dos maiores no Estado de São Paulo em número de visitantes e fomenta a cultura trazida pelos imigrantes italianos no Distrito através de música e dança típica, teatro mambembe, além de contar com diversas barracas de massas típicas e doces da culinária italiana e o Desfile da Imigração Italiana de Quiririm.
“Fica aberto o convite, se as pessoas do Distrito quiserem estar passando sugestões ou se quiserem alguma coisa a mais, que falem com a gente, será bem vindo. Acho legal as pessoas se importarem com a festa”, conclui Viviani Mancastropi.
Entenda o caso:
Festa Italiana de Quiririm tem novos comandantes
Prefeito não reconhece diretoria e Festa Italiana de Quiririm troca de comando
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário