Helicóptero pousou no centro do campo de futebol - Foto: Quiririm News

Helicópteros, viaturas, militares do Exército Brasileiro e muitos curiosos foi o que se viu no Parque Municipal da Fabrilar no Distrito de Quiririm, na tarde dessa quarta-feira (19), em ação simulada que prepara os militares para missão de paz no Haiti.

O batalhão em treinamento no Quiririm é sediado na cidade de Caçapava-SP e deve partir para a missão de paz no Haiti a partir de maio, com previsão de volta para o mês de outubro de 2017.

“A concentração dos treinamentos é Caçapava-SP, outros exercícios serão aqui em Quiririm, mas são bem específicos. Quiririm simula uma área afastada de Porto Príncipe (capital do Haiti), vamos utilizar outras vezes a área de Quiririm”, explica o Capitão de Corveta, Fuzileiro Naval, Leonardo Garcia, da Marinha do Brasil que é também o Coordenador de Segurança e Oficial de prevenção de acidentes do simulado.

“O exercício que a gente acabou de fazer aqui se chama “Quickly Reacion Force”, Emprego numa Força de Reação Rápida. É o simulado de uma força que está sendo empregada distante de onde o batalhão está nucleado no Haiti, então por isso a região aqui do Quiririm foi escolhida, que poderiam ser feito o emprego do transporte da tropa através do helicóptero”, conta o Capitão que ressalta, “Esse exercício culmina com todo um adestramento de em torno de 6 meses, e esse adestramento avançado é o que vai certificar que este batalhão está apto a ser deslocado para o Haiti”.

Viaturas e militares ocuparam o Parque Municipal – Foto: Quiririm News

Até o dia 28 de abril, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realiza o Exercício Avançando de Operações de Paz (EAOP), destinado a certificação do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT) que irá compor o 26º Contingente para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

O EAOP é a fase final de preparação do Batalhão Brasileiro e consiste em retratar, nas ruas das cidades de Caçapava, diversas situações que simulam o cenário que a tropa encontrará no Haiti.

Uma curiosidade ficou por conta do alunos de comunicação que foram convidados a participar da ação e ajudaram simulando feridos no confronto. De acordo com os alunos, alguns moradores se assustaram com o realismo da ação e da maquiagem usada por eles e fizeram contato com o SAMU, solicitando socorro.

Alunos de Jornalismo e Publicidade ajudaram simulando vítimas – Foto: Quiririm News

Esse é o último contingente do Brasil que vai em missão de paz para o Haiti e leva aproximadamente 850 militares das três forças armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica). Outros exercícios ainda estão previstos para a região de Quiririm.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *