A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté informou que a Guarda Civil Municipal (GCM), atendeu duas ocorrências de descumprimento de medida protetiva e deteve dois homens, um na sexta-feira 25 no Quiririm e outro no sábado 26, no Parque São Luiz.
A ação da GCM foi decorrente da utilização do botão de socorro, acionado pelas vítimas através do aplicativo Guardiã Maria da Penha.
As ocorrências:
No Quiririm, uma mulher solicitou ajuda da GCM pelo aplicativo Guardiã Maria da Penha por volta das 15h, e informou aos agentes que o filho estava em sua residência muito alterado, e que quebrava diversos objetos do imóvel e descumprindo medida protetiva, expedida pela Justiça.
As equipes da GCM foram até o local e detiveram o homem, que não apresentou resistência e foi levado para a Delegacia.
Já no Parque São Luiz, no fim de semana, após acionamento via botão de socorro à GCM, os guardas encontraram no local um homem no portão da residência da solicitante, também em descumprimento de ordem judicial.
Com resistência à abordagem, foi necessário o uso de força moderada pelos guardas que, após, detiveram o indivíduo. O homem foi levado para a Delegacia e deixado à disposição da Justiça.
O aplicativo Guardiã Maria da Penha:
O programa Guardiã Maria da Penha foi adotado em Taubaté em junho de 2020. O intuito é dar suporte para mulheres que possuam medidas protetivas contra seu agressor.
Para que as notificações de violência contra mulher chegassem de forma mais rápida à Guarda Civil Municipal, um aplicativo foi criado. Por meio dele, as mulheres podem apertar um botão de socorro e neste caso, um pedido de ajuda será enviado para a GCM com a localização da vítima.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário