Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

COLUNAS

Dheminho Canavezzi
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Cubanakan
A vida em Havana, mesmo para os turistas, é uma vida muita cara, Havana está mais cara que as capitais europeias

Havana me conquistou pela sua arquitetura, pela simpatia do povo, pela beleza da vista do "malecon"

Cubanakan 

A semana que passei em Havana renderia muitas colunas, foi uma experiência sociocultural incrível, mas não quero me tornar repetitivo e tentarei em mais esta coluna passar o enorme aprendizado de estar no dia a dia dos cubanos. Caminhar por Havana a noite é uma experiência única, tem racionamento de energia elétrica em Cuba, as ruas são escuras e parece que voltamos ao tempo do lampião de gás. A princípio fiquei com um pouco de receio de caminhar por algumas vielas escuras e com pouco movimento, mas, após conversar com algumas pessoas locais se descobre que em Cuba a criminalidade passa longe. Cuba é um paraíso para os fumantes, se fuma em todo e em qualquer lugar, me lembrei muito do Brasil nos anos 80. Outra coisa que me surpreendeu positivamente em Havana foi a eficiência do sistema de ar refrigerado nos hotéis e restaurantes. 

Os cubanos recebem em torno de 12 dólares por mês, um salário mínimo de aproximadamente 25 reais. Salário esse que os priva de frequentarem um restaurante, comprarem produtos que são vendidos aos turistas. Aqueles que trabalham com turismo conseguem aumentar um pouco sua renda porque recebem gorjetas. Eu procurei conversar bastante com as pessoas do hotel, com os taxistas e com as pessoas de algumas lojas que vendem lembrancinhas para turistas e não encontrei nenhuma pessoa que falasse bem do regime, pelo contrário, reclamam muito da condição de vida e da falta de liberdade de poder ir e vir, isso me dava uma angustia muito grande, eu começava a me imaginar nessa condição, foi uma experiência para mim assustadora. A vida em Havana, mesmo para os turistas, é uma vida muita cara, Havana está mais cara que as capitais europeias. 

Havana me conquistou pela sua arquitetura, pela simpatia do povo, pela beleza da vista do "malecon". Quero muito um dia que espero não muito distante poder ver esse lindo país vivenciar uma verdadeira Cuba livre! 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
La Cuba mia!
Viajar para Cuba significa embarcar agora e descer nos anos 50


Andar pelas ruas de Havana Vieja é uma como se estivéssemos dentro de uma grande festa, uma eterna algazarra

La Cuba mia! 

Não há voos diretos do Brasil para Havana. A opção mais rápida e tradicional é a Copa Airlines, com escala na Cidade do Panamá. Eu preferi ir pela TAM até Caracas na Venezuela e depois pegar um voo com a companhia Cubana de Aviación. 

A viagem de São Paulo para Caracas leva 6 horas e de Caracas para Havana são mais 3 horas. O Aeroporto Internacional José Martí conta com três terminais, casas de câmbio, restaurantes e lojas. Está localizado a 15 km sudoeste do centro de Havana. A corrida de táxi do aeroporto ao centro leva aproximadamente 40 minutos e pode custar até 20 CUC (que equivale a R$ 50). É bom deixar claro que o dinheiro em Cuba é o peso cubano, mas o governo criou uma moeda para os turista que se chama CUC que são pesos convertidos. 

Viajar para Cuba significa embarcar agora e descer nos anos 50. Nas ruas, como nos filmes de Elvis, só circulavam Buicks e Cadillacs muitos anos mais velhos que a própria revolução que implantou o socialismo em Cuba, no final dos anos 50. Entre eles, passavam exóticos riquixás puxados por bicicletas e saudosas motos com cadeirinhas laterais, daquelas que os alemães usavam na Segunda Guerra Mundial e a última invenção em Havana são os Cocotaxi, que são motocicletas que levam dois passageiros, ela tem uma cobertura em vibra de vidro em formato de coco. 

A arquitetura do centro histórico de Havana é uma coisa espetacular, tanto que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, mas grande parte ainda precisa ser restaurado . 

Andar pelas ruas de Havana Vieja é uma como se estivéssemos dentro de uma grande festa, uma eterna algazarra. As moradias dos cubanos são muito precárias, tanto que eles preferem passar grande parte do dia pelas ruas. O povo cubano é muito alegre e simpático com os turistas, apesar dos taxitas serem muito insistentes que chegam a ser chatos, mas basta falar um "no" um pouco mais forte que eles se afastam. Eu me divertia quando saia pela cidade e eles me perguntavam se eu era italiano, quando eu dizia não eles rebatiam: Francês? Espanhol? 

Cuba é aquele tipo de lugar que talvez eu não sinta vontade de voltar mas essa semana ali foi muito agradável, repensei muita coisa e vivenciei coisas que jamais poderia vivenciar em outro lugar. Acho que essa viagem ainda vai render muitas colunas. 
Hasta la próxima semana. E como dizia Célia Cruz: Azucar! 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Quaresma made Italy
Aqui em Quiririm, devido a influência italiana, a Quaresma era vivenciada em toda sua plenitude


Na minha infância eu ficava encantado quando entrava na igreja Matriz e me deparava com todos os santos cobertos com pano roxo

Quaresma made Italy 

Quaresma, palavra que vem do latim, quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo comemorada no domingo de Páscoa. 

Aqui em Quiririm, devido a influência italiana, a Quaresma era vivenciada em toda sua plenitude. Na minha infância eu ficava encantado quando entrava na igreja Matriz e me deparava com todos os santos cobertos com pano roxo. Era um período que se festejava pouco, esperávamos ansiosos o final da Quaresma para voltarmos as nossas rotinas. Na sexta-feira da paixão assistíamos e até participávamos da malhação de Judas, isso compreendia em colocar um boneco amarrado em um poste e em um certo momento da noite, que normalmente era após a procissão de Nosso Senhor morto, os homens do Distrito com pedaços de cassetetes davam uma surra no boneco que representava o Judas traidor. 

Aqui no Distrito no fim dos anos 60 e 70 o "Baile da Aleluia" era esperado e aguardado pela sociedade. As pessoas se preparavam, algumas se vestiam com roupas de bolinhas brancas. O dia posterior ao "Baile da Aleluia" é o domingo de Páscoa e mais uma vez a tradição deixada pelos nossos imigrantes era muito forte. Nesse último caso ainda hoje mantemos a tradição do almoço de Páscoa, não podendo faltar o velho e bom "marubim". 

A quaresma é o tempo de preparação para a festa da Páscoa. E tem seu início na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Quinta-Feira Santa pela manhã, antes da missa da Ceia do Senhor. Porém, grande parte dos católicos continuam vivenciando até sexta-feira santa. Que tal aproveitarmos esse período e tentarmos avançar uns passos em nossa evolução? Vamos juntos? 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Em fevereiro, em fevereiro..tem carnaval!
Venha brincar e se divertir no Carnaval de Quiririm


Os nossos imigrantes logo absorveram da cultura brasileira o carnaval

Em fevereiro, em fevereiro.. tem carnaval! 

Os nossos imigrantes logo absorveram da cultura brasileira o carnaval, seus descendentes, filhos e netos dos imigrantes organizavam e festejavam a data com muita alegria. 

No fim dos anos 60 eu me lembro de alguns carnavais no salão paroquial e depois já transferido para o "salãozinho do Esporte Clube Quiririm". Existia em Quiririm uma preparação cara receber o carnaval, esperávamos ansiosos a semana que antecedia o carnaval para sairmos mascarados pelas ruas do Distrito e no sábado anterior ao Carnaval acontecia o "Grito de carnaval". Era uma festa esperada por todos, existia basicamente dois blocos, o da rua do meio e o da rua de trás. Os jovens preparavam em segredo suas fantasias, sempre queriam que fosse uma surpresa a entrada do bloco no salão, escolhiam até uma música que fazia uma alusão a fantasia. 

Nos anos 80 o Carnaval em Quiririm perdeu sua força, quase toda a juventude ia para Caraguatatuba, ali passamos vários carnavais no Clube Recanto Ana. Teve anos que tinha mais de 50 pessoas de Quiririm. 

Em minha opinião, o Carnaval de Quiririm começou a ressurgir com a criação do trio Zumbi, os nossos jovens começaram novamente a gostar de brincar carnaval aqui mesmo em Quiririm. 

Em 2001 foi criado o bloco CDC ( C. da cobra). Perguntei ao Guidinho sobre o nascimento do bloco e ele me disse: _O nosso bloco começou em 2001, a intenção era fazer 20 camisetas para baratear o custo, mas conseguimos vender 65 no primeiro ano, no ano passado, com 12 anos de carnaval, vendemos 820 camisetas. Nosso dia é sempre o Domingo de carnaval. Com o tempo o bloco foi crescendo muito rápido, e o mais engraçado é que o público infantil como o Augusto (da tia Carmo), Daniel da Gisele e toda a criançada de Quiririm adoram o C.D.C, não veem a hora de chegar as camisetas. No ano passado atrás do trio elétrico de marchinhas tinham mais de 2 mil pessoas segundo o pessoal. temos 2 videos que da para ver a dimensão:



Temos nosso site  também.

Quiririm conta ainda com o bloco do Pita e o Bloco da Chiquinha, que tem uma página no facebook:  Bloco da Chiquinha

Venha brincar e se divertir no Carnaval de Quiririm! 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Quiririm News não tem fronteiras!
A Coluna de Dheminho Canavezzi também é conhecida na Itália


Mandei o site para a diretoria do trem Italo e meus agradecimentos pela recepção a mim proporcionada

Quiririm News não tem fronteiras! 

Em dezembro, quando estive na Itália pude viajar no novíssimo trem alta velocidade Italo. Quando estive na sala de espera da estação de Bologna mencionei que "brincava" de escrever para um site brasileiro e gostaria de poder citar minha experiência com o trem Italo. A gerente da sala Italo da estação prontamente me passou toda as informações e me proporcionou um tratamento muito especial, conversamos por mais de 30 minutos e me acompanhou até a plataforma de embarque. Quando o trem começou a se aproximar pude ver que realmente é um trem majestoso, todo bordô e em casa vagão a bandeira tricolor italiana. Dentro do trem mais surpresas, e sempre muito agradáveis. 

Retornando ao Brasil tive a oportunidade de escrever e publicar via Quiririm News, na minha coluna do dia 10 de janeiro de 2013, mandei o site para a diretoria do trem Italo e meus agradecimentos pela recepção a mim proporcionada. 

Para minha surpresa 4 dias após eu recebo um e-mail que transcrevo abaixo: "Gentile Sig. Canavezzi, La ringraziamo per i complimenti e per lntusiasmo da Lei dimostrato. Siamo lieti di informarLa che lalternativa che NTV intende proporre è basata su una politica incentrata alleccellenza dei servizi e dei vantaggi offerti. Con la voglia di mantenere sempre alte le aspettative e di soddisfare le attese di Voi viaggiatori, cogliamo loccasione per porgerLe i nostri più cordiali saluti. Servizio Assistenza NTV."  

Traduzido ao português: "Caro Sr. Canavezzi, Obrigado pelos elogios e ao entusiasmo que têm demonstrado. Temos o prazer de informar que a alternativa que NTV pretende propor é baseada em uma política orientada para a excelência dos serviços e benefícios oferecidos. Com o desejo de manter altas expectativas e satisfazer as expectativas de vocês, viajantes, aproveitamos esta oportunidade para estender nossas mais cordiais saudações. Serviço NTV."

Fiquei muito feliz pela resposta, pela delicadeza e pela consideração da equipe Italo. O site Quiririm News está com 9 meses, o Douglas e a Mariane estão cuidando com enorme zelo, responsabilidade e competência como se cuida de um filho. Tenho certeza que colherão bons frutos.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Parabéns São Paulo
Dia 25 de janeiro é comemorado o Aniversário da Cidade de São Paulo


A cidade de São São Paulo completa 459 anos e continua atual, moderna, a capital cultural e industrial do Brasil

Parabéns São Paulo 

Dia 25 de janeiro é comemorado o Aniversário da Cidade de São Paulo. É dia de festa para os paulistanos! 

Em 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio dos Jesuítas, com a intenção de estabelecer um colégio para a educação dos indígenas da região. O Pátio do Colégio, no centro da cidade, é considerado o marco zero da fundação de São Paulo. 

A cidade recebeu esse nome pois no dia 25 de janeiro a igreja católica celebra a conversão do Apóstolo Paulo, tornando-se São Paulo e assim, dando seu nome à cidade. 

A cidade de São São Paulo completa 459 anos e continua atual, moderna, a capital cultural e industrial do Brasil. 3º maior cidade do Mundo 1.530 km2 (tamanho de Cuba). A taxa de alfabetização está em 95,4% da população. PIB de US$ 147 bilhões - cerca de 15% do PIB nacional - o terceiro maior PIB do país (o maior PIB é o da União, o segundo maior é o do Estado de São Paulo e o terceiro maior é o da cidade de São Paulo ). 

Além de ser palco para recentes filmes, novelas e da versão brasileira do Americas Next Top Model. São Paulo também foi tema, pela terceira vez em menos de dois anos, de matéria no jornal norte-americano The New York Times. São Paulo está mais global do que nunca. São Paulo possui a única Universidade Pública que não é Federal do país. 

A "velha senhora" chegou aos 459 anos com dignidade, soube nesses anos fazer história, soube cativar pessoas de cada canto do mundo. Para mim o que mais representa o encanto dessa cidade maravilhosa é a mais paulista das avenidas, centro financeiro do país: Avenida Paulista. 

São Paulo da Garoa, São Paulo cantada em versos e prosas, São Paulo fácil de amar. Parabéns São Paulo! 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
A eterna cidade eterna
A cidade já foi cenário para vários filmes famosos, Hollywood sempre se curvou a beleza e ao encanto de Roma


Andar por Roma sem direção é uma coisa prazerosa, nos deparamos por monumentos e detalhes maravilhosos

A eterna cidade eterna 

Roma é considerada uma cidade grande para os italianos, para nós brasileiros nem tanto. Entretanto, é uma cidade grandiosa em monumentos, cultura, cores, cheiros, som, luzes. Se caminha facilmente de um lado a outro, andar por Roma sem direção é uma coisa prazerosa, nos deparamos por monumentos e detalhes maravilhosos. 

Cidade rica com vários monumentos famosos como: Fontana de Trevi, Coloseo, Pantheon, Piazza di Spagna, Piazza Navona, Via Veneto, Via Condoti, Foro Romano, Altar da Patria, isso para citar os mais conhecidos. 

Roma me fascina pelo seu "caos organizado", pelas carroças que ao meio o mar de carros e lambretas ainda nos dia de hoje leva turistas a um passeio pela cidade. A cidade já foi cenário para vários filmes famosos, Hollywood sempre se curvou a beleza e ao encanto de Roma. 

A culinária regional é muito rica e apreciada por turistas do mundo todo, nas praças se pode ver os bares com suas mesinhas sempre lotadas, ali se pode degustar um delicioso café, doces deliciosos ou o famoso sorvete italiano. Roma, como quase todas cidades italianas aproveita os espaços aberto da cidade como ruas e praças, sempre é possível participar ou apenas apreciar eventos, isso é fantástico, pois a cidade sempre oferece gratuitamente para a população algum concerto, teatro ou mesmo artistas mambembes. 

Para quem vai pela primeira vez em Roma, o ideal é de se programar para no mínimo permanecer ali 5 dias e com certeza deixar a cidade com a sensação de não ter conseguido visitar tudo a cidade oferece. É muito bom poder voltar mais vezes a Roma e poder visita-la com calma, sem correrias e muitas vezes podendo fazer como os romanos que ficam horas sentados em uma mesa de bar degustando um bom café e olhando o "mar" de turista passando, afinal Roma é a eternamente cidade eterna.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Trem de Alta Velocidade
Viajar de trem é uma coisa infinitamente confortável, não temos a burocracia dos aeroportos, nas estações de trem basta chegar 10 minutos antes do trem partir


Na Itália se viaja em trem de alta velocidade que podem chegar até a uma velocidade de 360Km/h

Trem de Alta Velocidade 

A cada ano que venho a Itália me apaixono mais e mais pelo trem. Viajar de trem é uma coisa infinitamente confortável, não temos a burocracia dos aeroportos, nas estações de trem basta chegar 10 minutos antes do trem partir . 

Nesta minha mais recente viagem eu conheci a "novidade italiana", o novo trem Italo. Inaugurada em abril, a nova linha de trem Italo, é de um investidor, que é nada menos que Luca Cordero di Montezemolo, o presidente da Ferrari. 

A ferrovia italiana sempre foi gerenciada pelo governo italiano e sempre funcionou muito bem, hoje se viaja em trem de alta velocidade que podem chegar até a uma velocidade de 360Km/h, atualmente a velocidade permitida na Itália é de 300km/h, o que já facilita muito. A grande diferença que pude constatar entre a Trenitalia e a nova empresa Italo é a formação e orientação dada aos funcionários, em sua grande maioria pessoas jovens e muitos tendo ali a oportunidade do seu primeiro emprego. Toda a equipe, desde a bilheteria até o pessoal interno do trem são extremamente simpáticos e educados. 

Seria essa a solução para o Brasil? Pensei muito sobre isso esses dias, desde a chegada no aeroporto de Milão quando peguei um táxi e o trânsito fluía tranquilamente. Será que no aeroporto de São Paulo que está cada dia pior não seria resolvido ou pelo menos amenizado se as pessoas tivessem também a opção de chegar de trem? 

Realmente não sei a razão dos nossos governantes apoiarem sempre as montadoras de carros. Se lança todos os dias novos carros nas ruas e não se faz nada para melhorar nossas estradas. Nós que moramos no Vale do Paraíba sempre sofremos com a Rodovia Presidente Dutra sempre congestionada, recentemente foi construída a Rodovia Trabalhadores, hoje denominada Airton Senna, agora temos praticamente duas rodovias congestionadas. 

Bem, me resta sonhar que um dia possamos viajar tranquilamente pelos trens brasileiros., seria maravilhoso fazer São Paulo - Rio em 2 horas. Torço muito para que um dia o Brasil seja verdadeiramente um País de primeiro mundo.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Viva "La Befana"
Befana é uma mulher velha que entrega presentes para as crianças de toda a Itália na véspera da Epifania (a noite de 5 de janeiro)


A Befana, apesar de se parecer a nossa bruxa das estórias infantis, não assusta as crianças que a esperam ansiosamente

Viva "La Befana"

Na Itália a festa da Befana é muito esperada pelas crianças, Befana é uma mulher velha que entrega presentes para as crianças de toda a Itália na véspera da Epifania (a noite de 5 de janeiro). 

O personagem pode ter se originado no centro de Itália, precisamente em Roma, depois se espalhou como uma tradição para o resto da Itália. Uma crença popular é de que seu nome deriva da Festa da Epifania, ou em italiano, "La Festa dell Epifania". 

Epifania (Epifania em Inglês) é uma palavra latina com origens gregas. Epifania significa tanto a Festa da Epifania (6 de janeiro) ou "manifestação (da divindade)". No folclore popular, a Befana visita todas as crianças da Itália, na véspera da Festa da Epifania do Senhor para encher suas meias com doces e presentes se eles são bons ou um pedaço de carvão ou de doce escuro, se eles são ruins. 

Se a mãe for uma boa dona de casa, muitos dizem que ela vai varrer o chão antes de sair. A família da criança normalmente deixa um pequeno copo de vinho e um prato com um pouco de alimentos, mas isso depende muitas vezes dos costumes regionais ou locais. Ela é geralmente retratada como uma velha senhora montando em um cabo de vassoura e voando, vestindo um xale negro e é coberto de fuligem, porque ela entra nas casas das crianças através da chaminé. 

Ela é muito alegre, está sempre sorrindo e carrega um saco ou cesto cheio de doces, presentes, ou de ambos. Apesar de se parecer a nossa bruxa das estórias infantis ela não assusta as crianças que a esperam ansiosamente. A pergunta que se faz no dia seguinte para as crianças é: Dolci o carbone? Que significa: Doce o carvão? 

Buona Epifania a tutti! 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Dezembro IV - Buon Principio!
Na Itália, apesar do inverno rígido que é típico nesse período do ano, eles festejam a chegada do ano nas praças ao ar livre


"Abobrinha" - 1.000 cruzeiros

Dezembro IV - Buon Principio! 

O mês de dezembro sempre foi o mais esperado e movimentado, esperávamos com ansiedade a montagem do presépio, a passagem de Santa Lucia, o Natal e o "Buon Principio". 

Antigamente em Quiririm, a passagem do ano era uma grande festa familiar, as pessoas, após a ceia em suas casas saiam pelas ruas cantando e visitando os parentes e amigos. Esse pequeno grupo que começava "via sacra", pelas casas ia aumentando em cada parada. A chegada do grupo nas casas era sempre uma festa, mais bebidas e mais comidas e muita cantoria. 

Dormíamos muito tarde e já pensando em pular da cama na manhã seguinte para passarmos pelas casas do Distrito desejando "Buon Principio", em cada casa que passávamos ganhávamos um dinheirinho simbolizando a fartura e um bom início para o ano que estava apenas começando. 

Era uma alegria quando recebíamos uma nota que chamávamos "abobrinha" de 1.000 cruzeiros, isso nos anos 60. 

Hoje, o fim de ano em Quiririm é bem diferente, talvez até pela correria da vida atual e pelo aumento da população em nosso Distrito,  as pessoas não saem pelas ruas de casa em casa e a tradição das crianças saírem pela manhã desejando um "Buon Principio" quase que não existe mais, das tradições trazidas pelos nossos antepassados italianos, esta é menos difundida nos nossos dias. Algumas famílias ainda vivenciam isso dentro de casa com os parentes mais próximos como netos, filhos e sobrinhos. 

Na Itália, apesar do inverno rígido que é típico nesse período do ano, eles festejam a chegada do ano nas praças ao ar livre. Cidades maiores com mais de uma praça a prefeitura local promove vários shows de música ao vivo, tem música para todos os gostos, cada praça tem seu show com um gênero musical diferente, podemos escolher entre o Jazz italianizado, música clássica, música popular italiana e até um pouco de música sulamericana. 

Quero desejar a todos os leitores do Quiririm News um 2013 cheio de novas esperanças e realizações. 

"Buon Principio" a todos! 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

IMPORTANTE: O conte�do desta área � de responsabilidade de seus autores e n�o expressa, necessariamente, a opini�o do site Quiririm News ou de seus criadores.

 1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7 
7 pág(s).
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados