Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

COLUNAS

Dheminho Canavezzi
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Dezembro III - Presépios
Em Napoli, além das figuras tradicionais como Maria, José, e o menino Jesus, os napolitanos acrescentam personagens atuais do mundo político e artístico, e também figuras representando várias profissões

Os presépios em Napoli são uma atração turística

Dezembro III - Presépios 

Na minha infância, mal entrava o mês de dezembro e eu queria ir na casa da tia Jandira Pistilli, irmã da minha avó paterna, ver se ela já tinha começado a montar o presépio. Ela montava um presépio maravilhoso, ela tinha o capricho de esvaziar um quarto e ali montava um enorme presépio. 

Como era divertido e emocionante para uma criança que eu era na época ver aquele colosso que ela fazia com tanta dedicação e amor. Minha bisavó, Gaetana Valério Pistilli, era do "Regno di Napoli", esta região da Itália é a que mais valoriza os presépios. Com certeza foi minha bisavó que passou essa tradição a minha tia. 

Hoje, que conheço Napoli e pude visitar os presépios napolitano, fico impressionando com a fidelidade que minha tia reproduzia seus presépios. Naquele tempo não existia internet, não tínhamos a nossas mãos as facilidades que temos hoje em buscar imagem na internet, fica a certeza que realmente foi uma tradição passada de mãe para filha. 

Os presépios em Napoli são uma atração turística. Existe uma rua chamada "Via San Gregorio Armeno", onde existem centenas de lojas de artesões que fabricam imagens para presépios, podemos visitar durante o ano todo. Quase toda família napolitana antes do Natal vai até via San Gregorio comprar alguma peça nova para incrementar seu próprio presépio. 

Em Napoli, além das figuras tradicionais como Maria, José, o menino Jesus, os reis magos, os pastores, os napolitanos acrescentam personagens atuais do mundo político e artístico, e também figuras representando as várias profissões.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Dezembro II - Espírito de Natal
Estar na Itália nesse período do ano é um exercício maravilhoso para nossos 5 sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão


"Mercatini di Natale" - Neles encontra-se quase de tudo

Dezembro II - Espírito de Natal 

Em dezembro o espírito de Natal já aparece por toda parte, na Itália essa sensação é ainda mais vivenciada. Tudo lembra Natal, as ruas decoradas, as bandas que tocam músicas natalícias nas praças, o cheiro de castanhas torradas que são vendidas nas esquinas, os mercadinhos de Natal que são uma atração a parte e a neve. 
Os italianos não se renderam ainda aos "shoppings", os que existem por lá são os chamados "centro commerciale" que normalmente são afastados das cidades e são formados por um grande supermercado e algumas lojas. 

O que me encanta realmente na Itália em dezembro são os "Mercatini di Natale", neles encontramos quase de tudo, lembrancinhas artesanais, enfeites para a árvore e para decoração da casa, frutas como damascos, cerejas, tâmaras, que parecem feitas em plástico de tão lindas. Produtos regionais como salames, presuntos, linguiças, queijos, sem contar a parte de doces e frutas cristalizadas. 

É muito gostoso caminhar sem presa e sem destino certo pelas ruas e por entres as bancas do mercadinho, a sensação de sentir o vento frio e seco do inverno italiano é muito boa, vento que as vezes se mistura com os aromas tipicamente desse período pré natalício, como já citei em outras colunas, os cheiros fizeram e ainda fazem da minha vida e estar na Itália nesse período do ano é um exercício maravilhoso para nossos 5 sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Dezembro I - Santa Lucia
Aqui em nosso Distrito de Quiririm, desde a chegada dos emigrantes italianos foi passado de geração em geração a tradição de comemorar o dia da Santa


Santa Lucia, a santa protetora dos olhos

Dezembro I - Santa Lucia 

Dezembro é para mim um mês mágico. Na minha infância eu sempre esperava com ansiedade o 13 de dezembro, dia de Santa Lucia, a santa protetora dos olhos. Aqui em nosso Distrito de Quiririm, desde a chegada dos emigrantes italianos foi passado de geração em geração a tradição de comemorar o dia da Santa. 

"No dia 12 de dezembro, véspera do dia de Santa Lucia, as crianças ao entardecer colhem um pouco de capim e colocam em um prato. Antes de se deitarem devem colocar o prato embaixo da cama. Durante a noite a Santa Lucia passará acompanhada do seu cavalinho que comerá o capim e a Santa abençoará os olhos das crianças e ainda deixará alguns doces e guloseimas no prato." 

Eu, no que me lembre, umas 3 ou 4 vezes tentei enganar a Santa, pensava em fingir que estava dormindo para vê-la, sempre acabava dormindo antes que ela chegasse. 

Quando estive na cidade de Siracusa, cidade de onde Santa Lucia é natural, pesquisei e conversei com várias pessoas sobre a tradição e para minha desilusão não se tinha conhecimento nenhum. Continuei minha pesquisa e descobri que o corpo da Santa Lucia está exposto em uma igreja em Venezia, me dirigi para lá na esperança que ali havia nascido essa tradição. Infelizmente também não era ali. 

Em um dezembro, quando eu estava na casa de meus primos na cidade de Cremona, eu comentei que havia pesquisado sobre isso e que não tinha encontrado nada. Para minha felicidade eles me falaram que era ali em Cremona que se comemorava a tradição do dia de Santa Lucia. Imediatamente, veio como um filme minha infância, eu chegando à casa da tia Catarina e ela vindo ao meu encontro e tirando a mão do bolso do avental e me dando um enorme suspiro e um sanduiche de bolacha de maizena com suspiro no meio. Tudo ficou claro, minha avó Monica Cippolla Gadioli e tia Catarina eram de origem cremonese. 

Aqui em Quiririm, ainda hoje é mantida a tradição e há uns 20 anos resolvemos manifestar publicamente para que todas as crianças tomassem conhecimento. Nos dias atuais, o artista plástico Fabio Scarenzi coordenada a passagem da Santa Lucia pelas ruas do Distrito. 

Bem, até semana que vem com mais uma curiosidade natalizia. 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Milão é para passar férias sim!
No Centro de Milão estão os principais pontos turísticos como "il Duomo"; a Galeria Vittorio Emauelle; o Teatro alla Scala; as Via Della Spiga; Castello Sforzesco, entre outros


Para quem curte a noite não pode deixar de ir na zona boêmia de Navigli

Milão é para passar férias sim! 

Sempre que falo do meu amor por Milão eu ouço dos mais desavisados: "Ah, Milão não é para passar férias, é uma São Paulo." Apesar de eu também amar São Paulo e achar que se pode passar boas férias ali sim, principalmente férias culturais e gastronômicas, e de saber que gosto é uma coisa muito pessoal eu afirmo categoricamente que se pode passar maravilhosos dias em Milão. 

No Centro de Milão estão os principais pontos turísticos como "il Duomo", para mim, uma das catedrais mais linda do mundo; a Galeria Vittorio Emauelle; o Teatro alla Scala; as Via Della Spiga (uma das principais ruas com as grifes italianas mais conhecidas paralela e a Via Monte Napoleone. Próximo a esse centro está Castello Sforzesco. 

Gosto muito de visitar a Pinacoteca Brera, que é localizada no edifício homônimo na Via Brera, 28, em Milão. A Galeria é o primeiro museu em Milão e uma das galerias de arte mais famosas do mundo, que abriga algumas das mais prestigiadas seleções de pinturas, obras de arte antigas e modernas, bem como esculturas de importantes artistas italianos do século XX. 

Entre os artistas: Gentile da Fabriano, Mantegna, Bellini, Tintoretto, Bramantino, Piero della Francesca e Raffaello Sanzio, Caravaggio, Tiepolo, Tintoretto. 

E para quem curte a noite não pode deixar de ir na zona boêmia de Navigli. Construídos entre os séculos 15 (com soluções de engenharia dadas por Leonardo da Vinci) e 18 (quando Napoleão completou o Naviglio Pavese), os navigli são canais feitos originalmente para possibilitar a navegação do lago de Como e dos rios Po e Ticino até o centro de Milão. Foram vitais, por exemplo, para o transporte do mármore que faz o Duomo ser o que é. 

Com o advento dos automóveis os navigli foram abandonados, até que, há alguns anos, as áreas do entorno dos navigli Grande e Pavese tornaram-se pólos de vida noturna. Ali encontramos um pouco de tudo, bons restaurantes, boa musica e muita diversão. 

E aí, Milão é para passar umas férias??

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Segurança Pública na Itália
O que é muito perigoso para eles pode ser um paraíso para nós


Nessas minhas idas e vindas a Napoli, o máximo que presenciei foram ciganos (romenos e iugoslavos) que exercem com maestria a arte de bater a carteira

Segurança Pública na Itália 

Esta semana, acompanhando os meios de comunicação sobre os atentados contra a Polícia Militar em São Paulo, me fez refletir na segurança na Itália. De modo mais direcionado para cidade de Napoli, pois desde a minha primeira visita a esta cidade eu ouço dos porteiros e recepcionistas dos hotéis "Stia atento, Napoli è molto pericolosa" (Esteja atento, Napoli é muito perigosa). 

O que é muito perigoso para eles pode ser um paraíso para nós, nessas minhas idas e vindas a Napoli, o máximo que presenciei foram ciganos (romenos e iugoslavos) que exercem com maestria a arte de bater a carteira. Este ano, em abril, pude presenciar na estação central de Napoli, enquanto esperávamos o trem para Pompei, uma cigana fazendo um treinamento prático no casal de filhos, um menino que não tinha mais que 5 anos e uma menina com uns 7 anos. 

A mãe ficava sentada olhando de longe e as crianças circulando entre as pessoas, em certo momento, quando o menino passava ao meu lado senti sua mãozinha que deu dois toquinhos no meu bolso da calça. 

No dia seguinte eu e minhas amigas nos aventuramos a andar a pé no bairro mais perigoso da cidade, perigo esse alardeado pelos próprios napolitanos. 

Ficamos no Spaccanapoli por mais de 4 horas, andamos pelo bairro, compramos diversas coisas típicas e acabamos almoçando ali mesmo, nossa estadia em Napoli correu na mais perfeita calma e tranquilidade.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .


Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Combinações inusitadas na culinária italiana
Os italianos sabem misturar e combinar sabores como ninguém


A Itália é muito mais que pizzas e macarronadas

Combinações inusitadas na culinária italiana 

A Itália é a grande responsável pelo meu paladar agridoce, os italianos sabem misturar e combinar sabores como ninguém. 

Foi em uma das minhas primeiras idas à Itália que me deparei com um cardápio primaveril. Onde de entrada um delicioso presunto cru de Parma e fatias de melão, como primeiro prato um maravilhoso risoto de queijo parmesão e gomos de laranja, uma laranja muito conhecida na Itália como "clementina" e como prato principal um filé de frango grelhado com molho de mirtilos. Esta foi minha primeira vez que experimentei um verdadeiro risoto italiano, como eles chamam "all onda" por ser bem úmido e fazer um balanço de ondas na travessa se movimentada, foi amor a primeira vista, eu até então, conhecia apenas o risoto que se fazia em casa para o almoço de domingo, esse risoto era mais um arroz de forno que podia ser de camarão ou de presunto e mozarela. 

Em outras oportunidades pude provar a salada de folhas verdes com pera e gorgonzola, o risoto também de pera e gorgonzola, o de damasco e gorgonzola, a flor de abóbora frita e recheada com mozarela, os tortelines recheados com figo. 

Uma experiência fantástica também foi uma vez em Perugia quando me hospedei no Chocotel, o Hotel do chocolate. Onde pude experimentar quase todos os pratos feitos a base de chocolate. Desde as saladas que eram temperadas com caldas de chocolates até as carnes que levavam uma molhe a base de cacau. Essas andanças são muito importante, assim descobrimos que a Itália é muito mais que pizzas, macarronadas.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Comer "all italiana" - II
Na Itália, as três refeições principais são: café, almoço e jantar, o jantar é em especial um ponto de encontro para todos os membros da família


No final do dia de trabalho todos os membros da família se reúnem em volta da mesa para comer a refeição principal do dia, contando os acontecimentos

Comer "all italiana" - II 

Refeições 

Na Itália, as três refeições principais são: café, almoço e jantar. O jantar é em especial um ponto de encontro para todos os membros da família. 

Tradicionalmente, o café da manhã italiano não é muito elaborado, consistindo de uma bebida quente (café, leite, chá), acompanhado de algo doce (biscoitos, pão, manteiga e geleia, croissants). É muito comum o hábito de tomar café da manhã fora de casa, no bar, onde geralmente se toma um cappuccino ou café expresso com um croissant, um "corneto" semelhante ao croissants franceses, normalmente recheado com creme ou geleia, ou chocolate, e também não posso deixar de falar na "nutella", que é um creme de chocolate usado como se fosse uma geleia.

Tomar uma xícara de café, geralmente em pé na frente do balcão, é um hábito generalizado e não apenas no café da manhã, mas também a meio da manhã ou depois de uma refeição. 

A hora do almoço é de cerca de uma hora. A refeição tradicional é uma refeição saudável, embora muitos italianos por trabalhar longe de casa e também devido a correria da vida fazem uma refeição rápida, comem um sanduíche. Quem janta em casa costuma comer um prato (muitas vezes com massas ou, no norte da Itália, arroz) e uma carne ou peixe ou ovos com um lado de legumes e, finalmente, a fruta e o café. Em ocasiões especiais (domingo, por exemplo), após o café depois do almoço também são consumidos doces como bolos, tortas e a tradicional "panna cotta" que é um pudim, de preferência caseira, ou, no verão, um bom sorvete. 

O jantar é um momento fundamental para a vida dos italianos. No final do dia de trabalho todos os membros da família se reúnem em volta da mesa para comer a refeição principal do dia, contando os acontecimentos mais importantes. No jantar os italianos costumam comer alimentos leves como sopas, saladas, queijos, legumes e frutas. 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Comer "all italiana" - I
A cozinha italiana é conhecida no mundo sobretudo pela massa, pizza e pelo sorvete


É uma cozinha rica, nutritiva e saudáve

Comer "all italiana" - I

A cozinha é, sem dúvida, uma parte muito importante da cultura italiana. A cozinha italiana é conhecida no mundo sobretudo pela massa, pizza e pelo sorvete, mas a variedade dos seus alimentos é muito maior. Graças a importancia das cozinhas regionais, com muitas cidades e pequenos centros gastronômicos que são muito orgulhosos de suas tradições e especialidades culinárias, mas também graças a várias influencias de outros povos, o número de receitas italianas pode ser definido quase como ilimitado.

É uma cozinha rica, nutritiva e saudável, transmitida ao longo dos séculos através da vida familiar, uma cozinha chamada "campagnola" ( do campo), como tal, perto da terra e de seus produtos. A cozinha Italiana é muito popular no mundo por sua variedade.

Tem maravilhosos pratos exclusivos de massas acompanhadas de vegetais, legumes, todos os ingredientes que trazem à raiz das tradições locais, mas ao mesmo tempo também da variedade incontável de carnes, peixes e queijo.

Os italianos gostam de comer em casa ou com amigos, mas quando decidem comer fora, geralmente nos finais de semana ou a noite, têm muitas opções:
- O restaurante, onde você pode escolher entre muitas variedades de pratos, mas geralmente os preços são mais elevados;
- A tratoria, que é um restaurante mais simples, sem grande variedade de pratos, com uma atmosfera familiar e preço acessível;
- A osteria, frequentada principalmente por jovens que querem comer, mas principalmente beber e gastar pouco;
- Finalmente, a pizzaria, onde você pode pedir qualquer tipo de pizza.

Seria interessante para você dedicar um tempo para visitar as diversas regiões da Itália, afim de conhecer as diferentes tradições culinárias, descobrir suas origens, saborear os muitos restaurantes diferentes ou osterias no país. Você encontrará uma variedade muito maior de ofertas que você já teve ocasião de apreciar talvez em restaurantes italianos no exterior.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Limão de Sorrento
Atualmente o limão de Sorrento é muito utilizado na culinária, é utilizado para temperar antepastos, pratos de massas, de carnes, acompanhamentos e sobremesas


Um licor que faz sucesso em todo mundo é o "limoncello" licor a base de limão que foi criado em Sorrento, Amalfi e Ilha de Capri

Limão de Sorrento 

Quando falamos no Brasil de limão italiano, logo vem a mente das pessoas o famoso "limão siciliano", poucos conhecem o limão de Sorrento. 

O "limone di Sorrento" é cultivado na Península de Sorrento, especialmente nos municípios de Sorrento, Meta, Piano di Sorrento, Sorrento, Vico Equense, bem como na "Ilha de Capri". 

A presença de limões em Sorrento é certificada por registros históricos de 1500 d.C., mas antes já existiam uma outra qualidade de limão que eram cultivados pelos romanos: na verdade, nas ruínas de Herculano e Pompéia foram encontradas diversas pinturas que descrevem limões que são muito semelhantes aos de hoje, Sorrento nas mesas dos antigos romanos. 

Atualmente o limão de Sorrento é muito utilizado na culinária, é utilizado para temperar antepastos, pratos de massas, de carnes, acompanhamentos e sobremesas. 

Um licor que faz sucesso em todo mundo é o "limoncello" licor a base de limão que foi criado em Sorrento, Amalfi e Ilha de Capri. 

A receita para o limoncello: 

1 litro de álcool puro; 
1 litro de água; 
500 gr. de açúcar; 
10 Limões (tamanho médio); 

Preparação: Lavar bem os limões e seca-los, tirar a casca bem fininha (sem o branco) e coloca-las de molho no álcool por cerca de 10 dias em uma garrafa com uma ampla abertura e hermeticamente fechada. 

Coloque a garrafa em um lugar fresco e protegido do sol e todos os dias agite a garrafa. 

Passados os 10 dias, prepare uma calda com 1 litro de água morna e açúcar (como um xarope), deixe esfriar completamente. 

Coar o álcool e o xarope e mistura-los, coloque novamente em uma garrafa fechada e espere ao menos 1 mês para consumir. Sirva gelato. 

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Lembrancinhas de casamento
A lembrancinha tem um duplo significado, ela serve para lembrar o dia do matrimonio e também para agradecer a presença e os presentes recebidos dos parentes e amigos


As lembrancinhas e as amêndoas confeitadas são os símbolos mais característicos das núpcias

Lembrancinhas de casamento

Na Itália uma festa de casamento não pode deixar de ter as lembrancinhas. A quantidade e a beleza dessas lembranças dependem das posses da noiva, e como se diz na Itália: "Il cielo è il limite". 

As lembrancinhas e as amêndoas confeitadas são os símbolos mais característicos das núpcias. 

A lembrancinha tem um duplo significado, ela serve para lembrar o dia do matrimonio e também para agradecer a presença e os presentes recebidos dos parentes e amigos. 

As amêndoas são sempre em número ímpar, isto porque deve ser indivisível como o matrimonio. Normalmente as amêndoas dentro dos saquinhos são 5, representando as 5 coisas indispensável para um bom casamento: 
Saúde 
Felicidade 
Fertilidade 
Longevidade 
Riqueza 

Antigamente essas lembrancinhas eram enviadas pela família da noiva uns 15 dias após a cerimônia, enquanto os noivos estavam ainda em lua de mel. Hoje em dia é feito de uma forma mais simples, os próprios noivos distribuem aos convidados no final da festa. 

A tradição ainda manda que os padrinhos recebam lembrancinhas mais preciosas, que são entregues dias antes da cerimônia. A tradição ainda manda também entregar um saquinho com as amêndoas a alguns conhecidos e colegas de trabalho que não foram convidados para a cerimônia, isso entregue na volta da viagem de lua de mel.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

IMPORTANTE: O conte�do desta área � de responsabilidade de seus autores e n�o expressa, necessariamente, a opini�o do site Quiririm News ou de seus criadores.

 1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7 
7 pág(s).
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados