Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

COLUNAS

Dheminho Canavezzi
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Viva a Padroeira do Brasil!!
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717

Em 1929, nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI

Viva a Padroeira do Brasil!! 

Toda sexta-feira minha coluna entra no site, esta sexta, 12 de outubro, eu não poderia deixar de falar sobre Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil o dia das crianças e o dia de Nossa Padroeira, porem, o feriado se deve somente pela comemoração da Nossa Senhora Aparecida. Transcrição abaixo da lei: 

Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980 
Declara Feriado Nacional o Dia 12 de Outubro, Consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. 
O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º É declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. 
obs.dji.grau.3: Repouso-Semanal-Remunerado-Pagamento-Salário-Feriados-L-000.605-1949; Art. 70, Períodos de Descanso - Duração do Trabalho - Normas Gerais de Tutela do Trabalho - CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - DL-005.452-1943. 
obs.dji.grau.4: Domingos e Feriados; Feriado(s) .

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. 

Brasília, em 30 de junho de 1980; 159º da Independência e 92º da República. 
João Figueiredo 
Ibrahim Abi-Ackel" 

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG. 

Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu. 

João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores. 

Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem. 

A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha). 

Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI. 

Viva nossa Senhora Aparecida!!

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 4 de outubro de 2012
"Nosso onomástico", já ouvi falar sobre isso?
O santo onomástico é o santo que tem o nosso nome


Na Itália, o onomástico, como tradição italiana, é o dia de um santo, e todas as pessoas que tem o mesmo nome do santo, nesse dia fazem uma celebração

Nosso onomástico, já ouvi falar sobre isso? 

O santo onomástico é o santo que tem o nosso nome. Por exemplo, o Santo onomástico de todo Pedro é São Pedro. 
A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA: 
"No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja. Os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro." 

Na Itália, o onomástico, como tradição italiana, é o dia de um santo, e todas as pessoas que tem o mesmo nome do santo, nesse dia fazem uma celebração, por exemplo: quem chama Ana comemora no dia 26 de julho, dia de Santa Anna, as Lucia comemoram no dia 13 de dezembro e as Conceição comemoram dia 8 de dezembro. 

O onomástico é levado a sério na Itália. Antigamente, era considerado tão ou mais importante do que o dia do aniversário!

No dia do onomástico de alguém tem festa e presente igual ao dia de aniversário. As pessoas telefonam para dizer "Auguri!", que significa  "Parabéns!" 

Hoje é um pouco menos mas ainda se comemora, principalmente no sul da Itália.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Squadra tricolore ou azurra?
As cores que nos remetem à I tália são o branco, o vermelho e o verde. A famosa tricolore italiana. Mas de onde vem o famoso azul da "Squadra Azzura"?


A cor da "Squadra Azzurra" influenciou os times das colônias italianas espalhados pelo mundo

Squadra tricolore ou azurra? 

As cores que nos remetem à I tália são o branco, o vermelho e o verde. A famosa tricolore italiana. Mas de onde vem o famoso azul da "Squadra Azzura"? 

A cor das camisas da famosa Squadra Azzurra ("Esquadra Azul") é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19. O azul, cor oficial da realeza italiana, passou a integrar o uniforme da seleção de futebol em 1911, quando o país ainda era uma monarquia. 

Com a chegada da república, em 1946, foi trocado escudo real que era vermelho com uma cruz branca, representando o brasão da família, por outro com os tons da bandeira: verde, branco e vermelho. Mas o azul não foi a única cor do time italiano. Nas duas primeiras partidas oficiais da seleção, o uniforme era branco, simplesmente pelo fato de o tecido ser mais barato. Em 1937, a equipe adotou um modelo todo preto, cor-símbolo do governo fascista do primeiro-ministro Benito Mussolini. A experiência teve vida curta e o azul voltou depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A cor da "Squadra Azzurra" influenciou os times das colônias italianas espalhados pelo mundo.

No Brasil, o Cruzeiro também joga com a camisa azul e o Palmeiras já usou a mesma cor antes de optar pelo verde.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Café, paixão dos italianos
Os italianos, com a palavra


O café na Itália tem várias variantes, outra forma muito famosa em todo mundo é o

Café, paixão dos italianos

Apesar da Itália não produzir café, ela importa da Índia, Vietnã, Brasil e Colômbia e com isso conseguiram transformar o café em paixão nacional. 

Os italianos, com a palavra "café" quase sempre se referem ao "expresso", um café muito particular com gosto e aroma forte. 

Tudo começou em 1901 quando um milanês chamado Luigi Bezzera inventou uma máquina para fazer café nos bares que permitia fazer o café rapidamente. Assim, o "expresso" (nome que se refere ao velocidade da preparação, mas também a velocidade do consumo) entra na vida diária dos italianos e se torna um símbolo da Itália. 

Os italianos acham todos os momentos apropriados para um café que pode ser "macchiato" (com um pouco de leite), "lungo (com a xícara quase cheia e sabor mais suave), "ristreto" (menos água e sabor mais forte), "freddo" (com gelo), "correto" (com um pouco de licor), etc.

O café na Itália tem várias variantes, outra forma muito famosa em todo mundo é o "cappuccino", que tem esse nome devido a sua cor que lembra as vestes dos frades "cappuccini". O "cappuccino" é um café "expresso" com espuma de leite. Para os italianos é inconcebível beber um cappuccino depois do almoço ou do jantar, ele combina muito no café da manhã. Já o café "expresso" se bebe a qualquer hora. 

Alguns dados curiosos da Itália - Os números do café: 
600 xícaras ao ano para cada italiano 
8 milhões de sacos de café importados 
130 mil bares na Itália 
76 mil toneladas de café consumido por ano 
30 milhões de xícaras de café bebidas por dia na Itália 

Bom café e até a próxima semana.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Pegando carona no novo CD da Mafalda Minnozzi
Lendo a matéria sobre o novo CD chamado "Spritz" da querida Mafalda Minnozzi me fez pensar na deliciosa bebida pouco conhecida pelos brasileiros


O Spritz é um aperitivo alcoólico que tem origem nos tempos da dominação austro-húngaro, na região italiana

Pegando carona no novo CD da Mafalda Minnozzi 

Lendo a matéria sobre o novo CD chamado "Spritz" da querida Mafalda Minnozzi me fez pensar na deliciosa bebida pouco conhecida pelos brasileiros.

O Spritz é um aperitivo alcoólico que tem origem nos tempos da dominação austro-húngaro, na região italiana de Friuli Venezia Giulia e na zona de Trieste. Em sua forma mais tradicional, ou seja, uma simples mistura de água com gás e vinho (tinto ou branco). 

Apesar de achar que combina muito com o verão, eu nunca deixo de saborear mesmo no rigoroso inverno de Venezia, jamais troco o Spritz pelo também tradicional Bellini. 

As origens são meio obscuras, todavia parece que o drink surgiu quando os soldados do império austro-húngaro que estavam em Friuli-Venezi Giulia acrecentaram para diminuir a elevada gradação dos vinhos venetos. Nos anos seguintes, o hábito teria se difundido em outras cidades, com a introdução progressiva de alcoólicos vermelhos, como o Aperol, o Cynar, o Bitter, o Select (quase exclusivamente na cidade de Veneza) ou pretos como o China Martini. 

Receita do Spritz: 

Ingredientes: 
- 1 dose de Aperol 
- 1 dose de vinho branco 
- 1 dose de club soda (pode substituir pela agua tônica, não é exatamente a mesma coisa, mas é mais fácil de encontrar) 
- Cubos de gelo 
- 1 rodela de laranja 

Modo de Preparo: 

1. Encha um copo baixo com os cubos de gelo 
2. Coloque o Aperol, depois o vinho branco e complete o copo com club soda
3. Decore com a rodela de laranja 

E pronto! Agora é só colocar o CD da Mafalda na toca cd e saborear este drink para amenizar o calor.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sábado, 8 de setembro de 2012
O verdadeiro doce dos imigrantes italianos
Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à Quiririm, trouxeram nas bagagens muito de sua cultura


O latughi nada mais é que a massa frita, podemos polvilhar açúcar e canela ou mel

O verdadeiro doce dos imigrantes italianos 

Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram a Quiririm, trouxeram nas bagagens muito de sua cultura. Na parte da culinária dois doces que ainda hoje fazemos aqui em Quiririm, o "latughi " e o "turtei".

São doces feitos com a mesma massa, uma massa delicada e crocante com um gostinho de anisete (licor de anis ). O latughi nada mais é que a massa frita, podemos polvilhar açúcar e canela ou mel, já o turtei , que é um pastelzinho, os imigrantes tiveram mais trabalho e tiveram que usar a criatividade, pois é a mesma massa recheada com doce de marrom glace que não existia no Brasil. Eles, com muita sabedoria substituiram o doce de marrom glace pelo doce de batata doce. O resultado final é muito parecido. 

Em Quiririm nossos imigrantes ousaram e além do turtei recheado com doce de batata doce eles criaram de uma forma bem brasileira, o turtei recheado com goiabada. Ainda hoje temos datas especiais que não deixamos faltar em casa esses doces, natal e Páscoa. 

Eu na Itália já vi, mas lá é usual no período do Carnaval, inclusive já encontrei com os mesmos nomes que os imigrantes chamavam em Quiririm e também como "dolce di carnevale". 

É uma coisa muito especial quando fazemos esses doces, a casa fica com aquele cheirinho de anisete quando começamos a fritar os doces, é muito bom e minha memória olfativa de infância me remete sempre aos dias de festas de fim ano. 

Até à próxima semana com um gostinho de nostalgia.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sábado, 1 de setembro de 2012
Tradições, superstições e crenças das noivas italianas
No grande dia do matrimônio a noiva tem que levar consigo 5 coisas


Ainda hoje, no século 21, as noivas italianas, mesmo as mais céticas mantêm as tradições, superstição e crenças

Tradições, superstições e crenças das noivas italianas

Ainda hoje, no século 21, as noivas italianas, mesmo as mais céticas mantêm as tradições, superstições e crenças. A maioria dessas tem ligações com o vestido de noiva. 

No grande dia do matrimônio a noiva tem que levar consigo 5 coisas: 
- Uma coisa velha. Esta simboliza o passado, toda a vida antes do casamento e a importância que ela tem. Toda noiva deve levar consigo um objeto que pertenceu ao seu passado para nunca esquecê-lo. 

- Uma coisa nova. Esta como símbolo da nova vida que está para se iniciar e dos novos desafios. 

- Uma coisa emprestada. Com certeza se empresta de uma pessoa amiga, e a simbologia disso é que os amigos ficaram juntos na passagem da antiga vida de solteiro para a nova vida de casada. 

- Uma coisa presenteada. Esta simboliza as pessoas que se ama. 

- Uma coisa azul. Esta representa a pureza e a sinceridade da esposa.

Na Itália é muito tradicional as noivas usarem a liga na cor azul. 
Outra tradição muito forte ainda hoje é que o noivo não pode ver o vestido da noiva antes do momento do casamento, esta última tradição também é muito forte aqui no Brasil.

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sábado, 25 de agosto de 2012
Mitos sobre o "Bel Paese" - Parte III
A tarantela é uma dança originaria do sul da Itália, onde encontramos as seguintes variantes: napolitana, siciliana, calabresa e pugliesa


Tarantela Napolitana

Para quem conhece apenas de "ouvir falar" ou mesmo pouco a bela Itália, acredita que a Itália seja pizza, vinho e tarantela. 

Pizza e vinho até podemos encontrar pela Península, mas tarantela é uma tarefa mais difícil. A tarantela é uma dança originaria do sul da Itália, onde encontramos as seguintes variantes: napolitana, siciliana, calabresa e pugliesa. 

Historicamente, a palavra é associada ao tarantismo, tarentismo ou tarantulismo - manifestação de delírio convulsivo atribuída, segundo a crença popular, à substância tóxica inoculada pela tarântula, aranha venenosa muito comum na Europa meridional. 

Segundo a crença popular, a toxina induziria à dança frenética - daí o nome tarantela. De todo modo, vocábulos como tarantela, taranta, tarantismo e similares, derivam do nome da cidade de Taranto, raiz linguística comum e mais antiga. 

Associar um País a um ritmo, esporte, comida, bebida ou qualquer outra coisa é extremamente perigoso, no caso da tarantela apenas para elucidar seria o mesmo que colocar um grupo de gaúchos com bombachas e prendas dançando um frenético frevo. 

Posso garantir a vocês que a Itália é muito mais que pizza, vinho e tarantela.



Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sábado, 18 de agosto de 2012
Feriado de "Ferragosto"
Até hoje o Ferragosto é muito celebrado na Itália, e a semana na qual ele cai é emendada como feriado


Os italianos aproveitam o dia para se refrescarem no mar, lago ou nas montanhas, eles fazem um pic nic em família.

Feriado de "Ferragosto" 

O Ferragosto é o feriado comemorado no dia 15 de agosto na Itália, no meio do verão. Hoje o feriado é muito lembrado por ser o dia que a Igreja Católica escolheu para celebrar a Assunção de Maria, episódio no qual a mãe de Jesus, a virgem Maria, teria subido aos céus. 

A data foi escolhida pois já era comemorada antes da Igreja Católica se tornar a religião oficial do Império Romano. Na Antiguidade a data era celebrada por representar o fim da época de colheitas, e era chamada de Consualia, em homenagem ao Deus Conso, o protetor da agricultura. Depois, passou a ser celebrada como "augustali", em lembrança ao imperador Otavio Augusto. 

Até hoje o Ferragosto é muito celebrado na Itália, e a semana na qual ele cai é emendada como feriado. O mês todo, por sinal, é bastante agitado, já que quase todos os setores da economia estão de férias. 

Os italianos aproveitam o dia para se refrescarem no mar, lago ou nas montanhas, eles fazem um pic nic em família.

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

sábado, 11 de agosto de 2012
Mitos sobre o "Bel Paese" - Parte II
"Sardella"- Também chamada de "Caviar do Sul" ou "Caviar dos pobres"


A sardella, para quem não conhece nada mais que é um patê feito com sardinha e pimentão vermelho

Mitos sobre o "Bel Paese "- Parte II 

Outro mito que escuto muito é sobre a "sardella", ouvi inúmeras vezes falarem que a sardella é criação dos italianos do bexiga e que na Itália não tem. Juro que até cheguei a acreditar e a difundir esse mito. 

Em abril deste ano estava eu na cidade de Reggio Calabria e quando abro um cardápio a primeira coisa que vejo é: Sardella Calabrese. Chamei o garçom para que ele me explicasse o que seria aquele antipasto pois as vezes os nomes podem ser iguais e a comida uma coisa totalmente diferente.

O rapaz era um expert em sardella e logo me deixou a par. Me disse que a sardella calabrese é também chamada de "caviar do sul" ou "caviar dos pobres". 

A sardella, para quem não conhece nada mais que é um patê feito com sardinha e pimentão vermelho, eu gosto de comer com pão e acrescento um pouco de azeite. 

Boa semana a todos e até a próxima.

Postado Por: Dheminho Canavezzi

Voltar   Subir

IMPORTANTE: O conte�do desta área � de responsabilidade de seus autores e n�o expressa, necessariamente, a opini�o do site Quiririm News ou de seus criadores.

 1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7 
7 pág(s).
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados