Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

COLUNAS

Denise Borges
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Castanha do Brasil
Antes chamada de castanha do Pará, agora passa a ser castanha do Brasil, excelente para prevenir doenças

Foto Ilustrativa - Créditos: http://armazemdasespeciarias.com.br

Castanha do Brasil

Antes chamada de castanha do Pará, agora passa a ser castanha do Brasil! Apesar do nome castanha do Brasil, o maior exportador desse fruto é a Bolívia. Aqui no Brasil as plantações são encontradas no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia. 

Excelente para prevenir doenças

Independente do nome, esse fruto é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Rico em gorduras mono e polinsaturadas, as quais ajudam no controle do colesterol e triglicérides, assim conseqüentemente prevenindo doenças cardiovasculares. Contém ainda uma quantidade excelente de selênio, que combate os radicais livres, ajudam na imunidade e na função da tireóide. Além de possuir em sua composição cálcio, magnésio, manganês, potássio e vitaminas como tiamina (B1) e piridoxina (B6). 

Cuidado com o excesso

O consumo deve ser de 02 unidades ao dia, pois o excesso pode provocar em algumas pessoas hipersensíveis baixa da imunidade, acne, herpes, etc.

Dá para variar nos preparos dos pratos e ainda melhorar o valor nutritivo

Podem ser ingredientes de diversos pratos na culinária como bolos, tortas, arroz, salada de fruta, frutas, ou mesmo fazer um mix de frutas secas (castanha do Brasil, damasco, ameixa preta) para o lanchinho da parte da tarde, além de saciar a fome, possuem fibras, contém vitaminas e minerais e você estará bem alimentado.

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

segunda-feira, 23 de julho de 2012
Gengibre, uma planta medicinal
O gengibre é utilizado para prevenção e controle de náuseas, vômitos, gases e melhora na digestão


Chá de maçã com gengibre

Gengibre, uma planta medicinal 

O gengibre é uma planta originária da ilha de Java, da Índia e da China. Como planta medicinal é uma das mais antigas e populares do mundo. Aqui no Brasil a produção é pequena. 

Sabor picante e delicioso 

O rizoma (raiz) é a parte comestível da planta, tem sabor picante e pode ser encontrado fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Possui vitaminas (complexo B e C) e minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo). Pode ser usado tanto em pratos doces como salgados na culinária, na culinária japonesa essa raiz deliciosa não pode faltar para dar aquele sabor delicioso nos pratos. 

Seus efeitos no organismo 

É utilizado para prevenção e controle de náuseas, vômitos, gases e melhora na digestão. Tem efeito antiinflamatório, bactericida e fungicida, além de ter ação antiplaquetária. 

Cuidado com o exagero 

A maior parte das pessoas acham que por ser "natural" podem fazer uso abusivo. Toda substância com efeito medicinal deve ser usada com cautela porque vão agir no seu organismo, por isso use sem exageros!

Para aquecer faça esse chá que fica delicioso e saudável!

Chá de maçã com gengibre

Ingredientes: 
1 maçã picada 
3 cm de rizoma de gengibre picado 
1 colher(chá) de hibiscus
3 cravos 
1 ½ xícara de água 

Modo de preparo: Ferver todos os ingredentes. Coar. Servir quente.
Enfeite com pau de canela.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

domingo, 15 de julho de 2012
Azeite, um fruto advindo das oliveiras
Ele pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ajudar no controle dos níveis saudáveis de colesterol


Foto Ilustrativa - Crédito: http://kibe-cozinhandocomamigos.blogspot.com.br

Azeite um fruto advindo das oliveiras

O azeite é produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Desde do seculo VII a.C. o óleo de oliva começou a ser estudado pelos filósofos, médicos e historiadores da época, em razão de suas propriedades benéficas aos seres humanos.

Sabe-se que era usado pelos povos em várias preparações na culinária, como medicamentos, e na Mesopotâmia, há mais de 6 mil anos, como protetor do frio. A oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória para os povos. 

Os extra virgem são melhores, fique de olho na hora da compra!

Para a produção de cada litro de azeite é necessario de 5 a 6 kg de azeitonas.
Os melhores para o consumo são os azeites extra virgem que possuem uma acidez baixa, quando for comprar essa não deve ser maior que 0,8%, quanto menor melhor para a sua saúde. Compre os azeites engarrafados em embalagens escuras. 
Muitas vezes você encontra em latas, porém a solda da mesmo pode interferir na boa qualidade do azeite. 

Os maiores produtores 

Espanha e Itália são os maiores produtores e exportadores de azeite de oliva, seguidos por Grécia, Portugal, Síria, Tunisia, Turquia e Marrocos. No Brasil, mais precisamente numa cidadezinha chamada Maria da Fé, em Mina Gerais, no ano de 2008 foi realizada a primeira extração de azeite de oliva, e o óleo extraido foi classificado como extra virgem. 

Os benefícios para a saúde 

O azeite de oliva extra virgem tem vários benefícios para a saúde, devido aos ácidos graxos monoinsaturados de sua composição. Podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ajudarem no controle dos níveis saudáveis de colesterol do nosso organismo. 

Claro que para obter esses benefícios precisa ter um estilo de vida saudável. Aquele mesmo que eu sempre falo, alimentação saudável + prática de atividade física com auxílio de profissionais da área.

Uso na culinária 

Por seu sabor e aroma maravilhosos pode ser usado em vários pratos,  entre eles saladas, queijos, molhos, sopas, pães, e até mesmo como substitutos de manteiga ou margarina. Para isso você precisa de um potinho de vidro com tampa, coloque uma quantidade de azeite, tampe e coloque na geladeira. Utilize essa preparação no lugar da manteiga ou margarina para passar no seu pão, você vai adorar!
Se quiser pode acrescentar ervas como manjericão, manjerona, alecrim, orégano, açafrão ou outra de seu preferência.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

domingo, 8 de julho de 2012
Milho: Consumido há milhares de anos pelos humanos
Cereal rico em vitaminas e minerais, muito utilizado em receitas do dia-a-dia


Bolo de milho

Milho: consumido há milhares de anos pelos humanos 

Utilizado na alimentação há milhares de anos, o milho é um cereal cultivado em diversas regiões do mundo. É utilizado como alimento para os humanos ou ração para os animais. O maior produtor desse cereal são os Estados Unidos. 
O Brasil é o terceiro, porém sua utilização é maior como alimento para os animais. 

Cereal rico em vitaminas e minerais 

Esse alimento saudável e delicioso contém em sua composição carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B, além de ferro, fósforo, potássio e zinco. 

Nas festas juninas e julinas: Milho ingrediente essencial 

O milho é usado em vários pratos na culinária brasileira, principalmente nessa época do ano, pois faz parte de diversos pratos nas festas juninas e julinas tais como pamonha, curau, bolo, pipoca, cuscuz ou simplesmente milho cozido. E claro, não podemos deixar de falar que existe uma espécie de milho branco, o qual se prepara a tão maravilhosa canjica nessas festas. Também faz parte dos nossos pratos do dia a dia como polenta, angu e recheios de tortas e panquecas. 

Bolo de milho verde 

Ingredientes: 

- 4 ovos caipiras (orgânicos) 
- 2 copos de milho verde 
- 1 vidro de leite de coco 
- A mesma medida de água 
- 1 ½ copo de açúcar orgânico
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco 
- 1 colher (sopa) de fermento em pó 

Modo de preparo: Bater no liquidificador os 4 primeiros ingredientes. Depois acrescente o açúcar, trigo, óleo de coco e bata até a massa ficar homogênea. Por último coloque o fermento e misture delicadamente. Coloque para assar em assadeira untada em forno médio até que fique corado.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

sexta-feira, 29 de junho de 2012
Obesidade: O mal que atinge todas as classes sociais
O que fazer para voltar a ter um peso saudável?


Foto Ilustrativa - Crédito: http://vidasaudavel.powerminas.com

Obesidade: O mal que atinge todas as classes sociais 

A obesidade é considerada hoje uma doença crônica multifatorial onde inclui alterações psicológicas, sociais e físicas. Atinge todas as classes sociais e faixas etárias. É um sério fator para problemas cardiovasculares, diabetes e articulações. 

Os fatores que contribuem para a obesidade são baixo gasto energético (sedentarismo) e o consumo elevado de calorias através de alimentos ricos em gorduras e açúcares, e por outro lado um consumo baixo de frutas, hortaliças e fibras. 

Não podemos deixar de citar que a obesidade, assim como outras doenças, tem o lado genético associado. Por isso é muito importante que pais obesos tenham um cuidado muito maior com os filhos,  principalmente nos primeiros anos de vida. Evite o excesso de alimentos ricos em gorduras e açúcares e leve seu filho para a prática de atividade física. Ao invés de levá-lo com freqüência ao shopping,  leve-o para brincar nos parques. 

Cuide-se porque esse problema vem crescendo muito no Brasil 

Infelizmente, no Brasil os estudos apontam que a obesidade está crescendo em ritmo acelerado. As crianças obesas provavelmente se tornarão um adulto com excesso de peso e com risco alto de apresentarem as doenças relacionadas com a obesidade como hipertensão (pressão alta), dislipidemias (colesterol e triglicérides aumentados), diabetes, apnéia do sono e problemas nas articulações. Além de causar problemas psicológicos como auto-estima baixa, frustrações, infelicidade. 

Com certeza "dietas milagrosas" não resolverão o problema 

Evite "dietas milagrosas" porque isso com certeza não resolverá o problema. Você precisa mudar o estilo de vida fazendo atividade física e alimentação saudável. 

Procure ajuda dos profissionais da área para que obtenha resultados satisfatórios. 

As principais mudanças para a perda de peso saudável 

- Faça anotações do que consome ao longo do dia, assim fica mais fácil enxergar onde você está errando; 
- Fique atenta aos intervalos das refeições, esses devem ser de 3 a 4 horas; 
- Mastigação deve ser lenta, ou seja, descanse os talheres nos pratos e faça as refeições sentado na mesa em ambiente calmo, sem televisão ligada ou brigas; 
- Não vá ao supermercado com fome e evite comprar alimentos que não sejam saudáveis (salgadinhos, refrigerantes, doces, sorvetes); 
- Antes de comparecer a reuniões sociais faça um lanchinho em casa;
- Lembre-se que é importante o consumo de água ao longo do dia; 
- Se come em restaurantes com freqüência, peça sempre salada de entrada e escolha as opções do prato principal que tenham menos gordura e evite comer a sobremesa;
- Evite o consumo de líquidos junto com as principais refeições, almoço e jantar; 
- Sobremesa consuma frutas.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 20 de junho de 2012
Banana - O segundo alimento mais consumido no Brasil
Fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, a banana é ótima para consumir tanto nos dias quentes como nos dias frios


Caixo de banana verde

Banana - O segundo alimento mais consumido no Brasil 

De origem asiática e atualmente cultivada praticamente em todas as regiões tropicais do planeta, a banana é o quarto alimento mais produzido no mundo. No Brasil é o segundo alimento mais produzido e consumido. 

As variedades mais conhecidas são: banana nanica, prata, maçã, ouro, e terra. 

Bananas são fontes de carboidratos, vitaminas e minerais,  principalmente potássio. 

Banana verde - Excelente "alimento" para bactérias benéficas 

A banana quando verde e cozida é excelente fonte de amido resistente. Quando no intestino grosso é fermentado, servindo como "alimento" para a produção de bactérias benéficas para o nosso organismo, além de ajudar a preservar a mucosa intestinal e assim tornar mais fácil a absorção de nutrientes para o bom funcionamento do nosso organismo. Como assemelha- se a fibra alimentar, ajuda no trânsito intestinal prevenindo a obstipação (prisão de ventre).

Você encontra a banana verde como biomassa de banana verde ou farinha de banana verde, se preferir pode prepará-la em casa. 

Bom para consumir tanto nos dias quente como frios

No maravilhoso mundo da culinária existem variados pratos que podem se usar a banana. Entre eles peixe com banana verde, mingau, salada de frutas, vitaminas, doces, tortas, bolos, farofa, até mesmo a simples banana amassada é uma delícia com flocos de amaranto e um fio de mel. Outra maneira é consumi-la assada ou cozida e depois salpicar cacau em pó orgânico, canela e um fio de mel. 
Humm..adoro!

Receita 

Para quem preferir preparar a biomassa de banana verde em casa,  segue a receita:  
- Lave as bananas verdes com casca com esponja e sabão e enxague bem;
- Leve as bananas a uma panela de pressão com água fervente suficiente para cobri-las e cozinhe por 08 minutos, a partir do momento em que a panela começar a chiar desligue e deixe até que saia todo o ar sem deixar esfriar;
- Abra a panela e retire a casca das bananas dentro da água quente e coloque-as no processador imediatamente, pois é importante que a banana esteja quente para que não vire uma farinha e fique fácil de processar; 
- Triture até virar uma massa homogenia; 
- Pode ser armazenada em geladeira por até 1 semana ou congelar por 3 meses. 

Você pode usar essa biomassa em sucos, bolos, tortas, sopas!

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 13 de junho de 2012
Amaranto: Cereal com excelente valor nutritivo
Este cereal é rico em proteínas, vitaminas e minerais, e ajuda a perder peso


Flocos de amaranto podem ser usados em bolos, biscoitos, pães, frutas, saladas de fruta, sucos, caldos e sopas

Amaranto 

Nesta semana vou falar sobre um nobre cereal que eu particularmente adoro pelo seu sabor extremamente suave e excelente valor nutritivo. 

Origem 

O amaranto é cultivado na região dos Andes, e está sendo produzido no cerrado brasileiro. Você encontra essa maravilha na forma de grão, farinha ou flocos, que é a forma mais fácil de se encontrar aqui na nossa região. 

Fontes de vitaminas, minerais e fibras 

Rico em proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina E, minerais como o cálcio, ferro, zinco, fósforo e potássio. Ótima fonte de fibra dando assim saciedade e ajudando a quem quer ou precisa perder peso, além de ajudar no funcionamento do intestino. Lembrando sempre que para que isso aconteça você precisa ingerir líquidos ao longo do dia. 

Estudos mostram que ajudam no controle do colesterol e diabetes. Também é uma boa opção para os celíacos pois não contém glutén. 

Onde podem ser utilizados 

Por não interferir no sabor, pode ser acrescentado em qualquer preparação como bolos, biscoitos, pães, frutas, saladas de fruta, sucos, caldos e sopas. Servem tanto para engrossar ou simplesmente para aumentar o valor nutritivo da sua refeição.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 6 de junho de 2012
Chia, semente rica em vitaminas
Semente previne doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças


A chia pode ser utilizada de variadas formas, a farinha ou grão podem ser utilizadas em frutas

Saiba mais sobre a Chia 

A Salva hispanica, conhecida como chia, é nativa da Guatemala e México.

Ela é conhecida por sua semente rica em vitaminas A, complexo B, C e E, minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês, zinco e fósforo, ômega 3 e fibras solúvel e insolúvel. 

Benefícios para a saúde 

Essa semente tem agradado por apresentar em sua composição esses nutrientes, os quais vão ajudar na prevençao de doenças cardiovasculares, diabetes, obstipação intestinal (intestino preso), saciedade, ajudando assim no controle do peso. 

Atenção: Se você tem diverticulite não faça uso das sementes, use-a na forma de óleo ou farinha. 

Para quem pratica atividade física, a chia, juntamente com a banana, se torna uma excelente opção pela quantidade de potássio. 

Recomendação 

Claro que a semente da chia proporciona todo esse benefício a sua saúde se aliada a uma alimentação saudável.

Como comprá-la 

Você encontra essa maravilha na forma de óleo, farinha ou grão inteiro. O óleo pode ser usado para temperar saladas e no preparo dos pratos em geral, a farinha ou o grão podem ser usados em frutas, saladas de frutas, saladas, sucos, tortas, pães, entre outras. 

Vale a pena incluir essa sementinha na sua alimentação diária!

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 30 de maio de 2012
O que é Quinua?
Saiba um pouco mais sobre esta fonte de proteína


Crédito Foto: www.revistashape.uol.com.br

O que é Quinua? 


Na coluna desta semana vou falar sobre um grão muito nutritivo que chegou ao Brasil nos anos 90, vindo da Cordilheira dos Andes. 

A quinua, ou quinoa, é uma excelente fonte de proteína, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), D e E, minerais como ferro, magnésio, zinco, potássio, fósforo, e cálcio, é também ótima fonte de fibras, e para completar, esse maravilhoso cereal possui Omega 3 e 6 em sua composição. 

É um excelente alimento para os vegetarianos por ser fonte de proteínas e também para os que apresentam doença celíaca, pois não contém glúten. 

A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos podem ser utilizados como substitutos de arroz, em sopas, cozidos, ou até mesmo servido na salada. 

Os flocos podem ser consumidos acompanhando frutas, saladas de frutas e vitaminas, já as farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e biscoitos. 

Para completar a coluna desta semana segue uma receita que é bem aceita pelos meus pacientes. 

Peixe com Quinua 

Ingredientes: 4 filés de peixe 
750ml de água 
300g de quinua 
Suco de 1 limão 
15g de sálvia 
120g de ervas da sua preferência 
1 colher de sopa de azeite 
Sal ou tempero caseiro e pimenta a gosto

Modo de preparo: Coloque a quinua para cozinhar por 10 minutos, tire do fogo e acrescente o azeite. Reserve. Tempere os filés de peixe com sal, pimenta, ervas e limão, deixe descansar. Coloque os filés em uma frigideira e grelhe. Arrume a quinua em uma travessa em baixo e coloque os peixes por cima.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 23 de maio de 2012
Mandioquinha Salsa
Saiba um poco mais sobre a Mandioquinha Salsa e como aproveitá-la


Creme de mandioquinha com carne

Mandioquinha salsa 

Mandioquinha salsa é um tubérculo que chegou ao Brasil no ano de 1907, é também conhecida como batata baroa, batata salsa, ou cenoura amarela, sendo a mandioquinha salsa a mais conhecida.

É bem aceito por todas as faixas etárias pelo seu sabor adocicado e por sua fácil digestão e mastigação, esse tubérculo vai bem nos preparos de vários pratos na culinária como carne com legumes, purês (incluindo aqui um maravilhoso escondidinho de mandioquinha salsa), soutê com salsinha salpicada, vai muito bem também em sopas ou cremes, ou mesmo cozida para comer saboreando um cafezinho. Muito bom!! 

A produção média no Brasil é de 250.000 toneladas e o mais legal é que 95% dessa produção é consumida "in natura", ou seja, sem passar por processo de industrialização. 

Nutrientes, compra e armazenamento 

Os nutrientes presentes nesse alimento são vitamina A e complexo B, fósforo, potássio e cálcio. Cada 100g possui em média 104 calorias.

Na hora da compra escolha sempre as com coloração amareladas, mais firmes e sem manchas pretas na casca. Se conservada em lugar fresco ou na gaveta da geladeira se mantém em boas condições por 10 a 15 dias. 

Segue para vocês mais uma receita para aquecer o nosso friozinho! 

Creme de mandioquinha com carne 

Rendimento: 5 porções 

Ingredientes: 500g de músculo em cubos pequenos 
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada 
1 ½ litro de água
1 folha de louro 
3 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos 
Tempero caseiro a gosto 
Salsa picada para polvilhar

Modo de preparo: Coloque o azeite e a cebola na panela de pressão e leve ao fogo para dourar, acrescente a carne e refogue até dourar. Adicione a água, o louro e o tempero caseiro e tampe. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos depois de iniciada a pressão. Espere sair toda a pressão e retire todos os pedaços de carne e o louro com uma escumadeira, reservando em um prato. Leve a panela com o caldo aberta ao fogo médio e adicione a mandioquinha, cozinhe até essa amaciar. Deixe esfriar e bata no liquidificador até obter um creme e volte ao fogo juntamente com a carne. Cozinhe por 5 minutos. 
Sirva quente e salpicada com salsa a gosto.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

IMPORTANTE: O conte�do desta área � de responsabilidade de seus autores e n�o expressa, necessariamente, a opini�o do site Quiririm News ou de seus criadores.

 1  |  2  |  3 
3 pág(s).
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados