Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

COLUNAS

Denise Borges
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Abóbora
Conheça os benefícios da Abóbora

Receita: Caldo de abóbora com frango

Abóbora

Na coluna desta semana vamos falar sobre um alimento muito nutritivo e saboroso, que é a abóbora, conhecida também como jerimum ou fruto da aboboreira. Existem mais de 750 espécies desse fruto, porém, aqui no Brasil os mais comuns e consumidos são a abóbora seca, baianinha, carioca e a japonesa ou cabotion. A abóbora é um fruto rico em vitaminas A, do complexo B e C, e também contém minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro e fibras. Além de possuir baixa caloria, em 100 gramas do fruto tem cerca de apenas 40 calorias. 

Diferentes tipos de saborear a abóbora 

Podem ser consumidas em diferentes tipos de pratos como saladas, cozidos, refogados, assados, sopas, purê, pães e doces. As sementes torradas são uma ótima opção para os lanchinhos ou aperitivos. Além de saborosas, são ricas em nutrientes como magnésio, ferro, fósforo e fibras. Na hora da compra, escolha frutos sem machucados e ferimentos em sua casca, sinais de mofo ou podridão, agora estamos em um período ótimo para a compra, afinal a safra desse fruto vai de janeiro até agosto. 
Como estamos entrando na estação de friozinho, vou dar uma receita saborosa e nutritiva para esquentar o nosso dia. 

Caldo de abóbora com frango

Rendimento: 4 porções 

 ½ kg de abóbora descascada e picada
1 peito de frango sem pele cozido e desfiado (reserve o caldo do cozimento) 
½ alho poró picado (parte branca) 
10 folhinhas de manjericão 
 1 cebola picada 
Tempero caseiro a gosto 
Cheiro verde 

Modo de fazer: Cozinhe a abóbora com o caldo ao qual o frango foi cozido até que fique macia. Refogue o frango com o tempero caseiro. No liquidificador coloque a abóbora com o caldo de seu cozimento, acrescente a cebola, o alho poró e o manjericão e bata tudo. Depois acrescente á panela junto com o frango já refogado. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Salpique com cheiro verde por cima. Sirva. 

*Dica Importante: Espere o caldo esfriar para batê-lo, pois se bater quente corre o risco de se queimar!

Bom apetite!! 

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 9 de maio de 2012
Mães que nutrem
Conheça um pouco mais sobre uma alimentação saudável para o seu filho


A amamentação é o principal alimento para o bebê

Nesse segundo domingo de maio se comemora o Dia das Mães, por isso, nessa semana vamos falar sobre a importância da educação alimentar desde a concepção até a fase adulta.

Gestação:

Incluir na alimentação diária alimentos saudáveis como aqueles mesmos que citamos na coluna da semana passada. Evite alimentos como embutidos e enlatados pelo excesso de sódio; frituras pela quantidade de gordura saturada; doces e refrigerantes pelo excesso de açúcares e claro, dê preferência sempre aos alimentos naturais e se possível às frutas, verduras e legumes orgânicos.

A gestante será responsável por NUTRIR essa nova vida, por isso é extremamente importante que a mulher faça um acompanhamento com seu ginecologista e se possível, ou necessário, inclua também um acompanhamento de outros profissionais da área da saúde como nutricionista e educador físico, para que tudo ocorra de acordo com o esperado e ela possa gerar e dar a luz a uma criança saudável.

Os 6 primeiros meses do bebê:

Dê exclusivamente o leite materno. Esse alimento trará benefícios ao seu filho nesse período e durante toda a vida dele.

O leite materno possui todas as vitaminas e minerais necessários para seu desenvolvimento adequado, além de possuir anticorpos que ajudarão a prevenir doenças. E claro, esse momento é único entre você e seu filho.

A Criança:

Nessa outra fase ofereça alimentos saudáveis, evite alimentos industrializados, ofereça alimentos preparados em casa e crie o hábito de sempre oferecer frutas, verduras e legumes. Tente variar as refeições e elogiar a comida que está na mesa e consuma também, afinal, você como um membro da família será a referencia para a criança.

Evite "torcer"o nariz para aqueles alimentos que você não gosta, pois esse é o seu gosto e não o da criança.

Outra coisa muito importante nessa fase é evitar ao máximo apressar a criança para que coma rápido, se ela comer devagar e não tiver tempo suficiente para isso, ofereça as refeições mais cedo. O hábito de mastigar bem os alimentos, ou seja, comer devagar é extremamente importante para a saciedade e absorção dos nutrientes.

Adolescente:

Nessa fase é esperado que gostem de "Fast food", porém, se lá nos primeiros anos de vida tiverem uma educação alimentar boa, provavelmente será muito mais fácil controlar nessa fase da vida esse gosto por esse tipo de "comida".

Adulto:

Se durante todas as fases da vida teve essa educação alimentar correta, com certeza será um adulto saudável e provavelmente não será necessário uma reeducação alimentar.

Espero que tenham um maravilhoso Dia das Mães!

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quinta-feira, 26 de abril de 2012
Alimentação Saudável
Denise Borges - Nutricionista


Alimentação saudável
A ideia dessa coluna é passar para vocês, caros leitores, informações e dicas de alimentação e saúde alimentar para contribuir com uma vida mais saudável.

A nutrição correta do organismo se dá plenamente com uma alimentação saudável, e para que isso possa acontecer precisamos de um balanceamento entre os grupos de alimentos, que são dois, subdividos em macronutrientes e micronutrientes.

Macronutrientes
Os Carboidratos como arroz, pães, batata, mandioca, são essências para dar energia ao organismo, já as Proteínas como, carne vermelha, frango, peixe, ovos, leite e derivados recompõem as nossas células, os Lipídeos são importantes para dar energia e para absorção de vitaminas, como óleos, azeite, manteiga, e estes são os macronutrientes.

Mircronutrientes
São micronutrientes todas as vitaminas e minerais que são importantíssimos para o funcionamento adequado do nosso organismo como um todo, como frutas e hortaliças.

A importância desses alimentos
Todos esses são importantes, porém, quando for utilizá-los escolha sempre os carboidratos integrais, as proteínas magras e os lipídeos insaturados. No consumo de frutas e verduras.

Sempre falo aos meus pacientes: "Feche seus olhos e enxergue seu dia colorido". Se você conseguir consumir todos esses grupos de alimentos controlando a qualidade deles, atingirá uma alimentação saudável.

Cuidado com dietas que restringem algum desses grupos, porque com certeza estará privando o seu organismo de um funcionamento perfeito. Todos eles trabalham em conjunto, um depende do outro para esse funcionamento adequado.

Se você quer ter uma qualidade de vida boa, una essa alimentação saudável com atividade física, com acompanhamento de profissionais da área.

A importância da Uva
Como estamos em um mês muito importante para Quiririm, o qual acontece a tão esperada e famosa Festa Italiana, vamos falar de um alimento saudável e muito consumido pelos italianos e seus descendentes, a uva, da qual é produzido o vinho e suco de uva.

A uva tem compostos antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, além de possuírem carboidratos, vitaminas e minerais. Consuma a fruta e os seus derivados, porém, cuidado com o vinho porque esse apresenta em sua composição etanol (álcool), o que pode provocar vício em algumas pessoas.

Já o suco de uva, utilize com frequência, dando prioridade aos que são orgânicos e embalados em garrafas de vidro escuras, pois assim estará consumindo um produto ao qual foram preservadas suas propriedades.

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

IMPORTANTE: O conte�do desta área � de responsabilidade de seus autores e n�o expressa, necessariamente, a opini�o do site Quiririm News ou de seus criadores.

 1  |  2  |  3 
3 pág(s).
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados