A Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA) realizou, no último sábado, 24 de janeiro, na Câmara Municipal de Taubaté, a cerimônia solene de posse da nova Diretoria e dos Conselhos da instituição para a gestão 2026-2027, além da posse do acadêmico Fábio Scarenzi, que passa a integrar oficialmente o quadro da entidade.
Fundada em 24 de março de 2001 e oficialmente registrada em 2 de outubro de 2002, a AVLA reune escritores, artistas e pesquisadores com atuação voltada à valorização da produção intelectual e artística da região.
A cerimônia também marca a transição administrativa da presidência, com o encerramento da gestão 2024-2025, presidida por Carlos Gouvêa, e o início da nova gestão sob a liderança de Alessandro Bertholli. A mudança simboliza a continuidade institucional e o fortalecimento das ações culturais desenvolvidas pela Academia ao longo dos anos.
De acordo com Bertholli, a presidência da AVLA nunca foi um objetivo, pois sempre gostou de ser discreto, mas que recebeu o convite com honra pela confiança depositava nele por seus colegas. “Confesso que nunca almejei posições administrativas; minha preferência sempre foi atuar de forma mais discreta na promoção da cultura No entanto, chegou um momento em que não era mais possível recusar o chamado. Fui indicado pelos meus colegas e aceitei assumir a presidência para os próximos anos. Sinto-me honrado com a confiança depositada em mim e espero corresponder com excelência às demandas do cargo”, disse o novo presidente.
Alessandro também comentou sobre a posse de Fábio Scarenzi na academia. “Tenho certeza de que poderei contar com a generosidade, o comprometimento e o talento do Fábio para promover a arte em nossa região”, finalizou Bertholli.
Para Fábio Scarenzi, a escolha de seu nome para compor os acadêmicos da AVLA, deixou ele muito feliz. “Eu ja conhecia a AVLA há 25 anos e a seriedade com que eles trabalham os eventos que eles fazem, é uma rede de apoio de letras e artes e isso é muito legal. Fico muito feliz em fazer parte dessa academia e poder acrescentar um pouco da minha arte dentro da academia. Sou a primeira pessoa do Quiririm a entrar na AVLA”. contou Scarenzi.
O artista plástico também comentou sobre os primeiros planos dentro da academia. “Essa rede de apoio já começou, pois já tenho uma exposição junto com o Plínio Macedo, que também faz parte da academia e faremos uma exposição a partir do dia 3 de fevereiro na Villa Santo Aleixo, já com nome da AVLA”, finalizou Fábio.
Nova diretoria (2026-2027)
A diretoria empossada é composta por:
• Presidente: Alessandro Bertholli
• 1ª Vice-presidente: Lara Francis
• 2º Vice-presidente: Cid Maomé
• Secretária-Geral: Camila Judice
• Secretário Adjunto: Plinio Macedo
• Tesoureiro-Geral: Gustavo Perroni
• Tesoureiro Adjunto: Lucas de Silva Almeida
O Conselho Fiscal será formado por Roberto Fogaça, Reinaldo Mendes e Gisele de Luna, tendo como suplentes Roberto Correia e Andreia Martins. Já o Conselho Deliberativo contará com Carlos Gouvêa (presidente do conselho), Laiz Dilma (secretária do conselho), Cid Maomé, Marlene, Silvia Nanci, Rita Elisa, Gláucia Moraes, Diego di Savoia, Arnaldo Barbério e Breno Ferreira.

Alessandro Bertholli toma posse como presidente da AVLA – Foto: Divulgação/AVLA

Fábio Scarenzi entra para quadro de acadêmicos da AVLA – Foto: Divulgação/AVLA
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News









Deixe um comentário