Ícone do site Quiririm News

Biblioteca de Quiririm será reinaugurada com nome de imigrante Italiana que viveu no Distrito

Biblioteca de Quiririm recebe projeto

A partir das 10h da manhã da próxima sexta-feira, dia 24 de junho, a Biblioteca Municipal do Quiririm será reinaugurada e batizada com o nome de Basilide Indiani, em homenagem a imigrante italiana moradora de Quiririm.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, o espaço passou por reforma e contará com novos livros e nova estrutura a disposição dos munícipes, que poderão frequentar a biblioteca.



 

A biblioteca foi fechada ao público durante a pandemia da Covid-19, e de acordo com a prefeitura, furtos na fiação elétrica impediram a reabertura após a queda das restrições sanitárias.

A homenageada:

Da cidade de Cavaltone, província de Cremona, na região da Lombardia na Itália, Basilide Indiani (1892 – 1912), foi contadora de uma fábrica de cordas que a família Indiani possuía no sobrado dos Indiani, que hoje abriga o Museu da Imigração Italiana de Quiririm – José Indiani.

Basilide teve uma morte trágica aos 20 anos de idade. Durante uma tempestade, ela foi atingida por uma descarga elétrica proveniente de um raio enquanto fazia anotações dos negócios da família em um dos cômodos do sobrado.

A Biblioteca Municipal do Quiririm “Basilide Indiani” fica na Rua João Botossi, 151, dentro do Parque Municipal José Pistilli, em Quiririm.

Na foto, Basilide Indiani e ao lado poema escrito por Dimas Oliveira Junior – Arte: Divulgação P.M.T.

Sair da versão mobile