Biblioteca do Quiririm

A partir das 10h da manhã da próxima sexta-feira, dia 24 de junho, a Biblioteca Municipal do Quiririm será reinaugurada e batizada com o nome de Basilide Indiani, em homenagem a imigrante italiana moradora de Quiririm.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, o espaço passou por reforma e contará com novos livros e nova estrutura a disposição dos munícipes, que poderão frequentar a biblioteca.



 

A biblioteca foi fechada ao público durante a pandemia da Covid-19, e de acordo com a prefeitura, furtos na fiação elétrica impediram a reabertura após a queda das restrições sanitárias.

A homenageada:

Da cidade de Cavaltone, província de Cremona, na região da Lombardia na Itália, Basilide Indiani (1892 – 1912), foi contadora de uma fábrica de cordas que a família Indiani possuía no sobrado dos Indiani, que hoje abriga o Museu da Imigração Italiana de Quiririm – José Indiani.

Basilide teve uma morte trágica aos 20 anos de idade. Durante uma tempestade, ela foi atingida por uma descarga elétrica proveniente de um raio enquanto fazia anotações dos negócios da família em um dos cômodos do sobrado.

A Biblioteca Municipal do Quiririm “Basilide Indiani” fica na Rua João Botossi, 151, dentro do Parque Municipal José Pistilli, em Quiririm.

Na foto, Basilide Indiani e ao lado poema escrito por Dimas Oliveira Junior – Arte: Divulgação P.M.T.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

4 comentários para “Biblioteca de Quiririm será reinaugurada com nome de imigrante Italiana que viveu no Distrito”

    • dimas de oliveira junior

      Ola Elaine, bom dia.
      Sim, aceitamos doações de livros. Pode entrar em contato diretamente com o Sr. Wesley, no Centro Cultural Toninho mendes, que ele irá explicar o procedimento. (12) 3621-6040

      Responder
  1. Maria Thereza Indiani de Oliveira

    Como integrante da família Indiani, fico feliz com essa homenagem à prima Basilide.
    Aproveito para perguntar se a biblioteca aceita doação de livros.

    Responder
    • dimas de oliveira junior

      Bom dia Maria Thereza. Muito obrigado pelas palavras. Sim, estamos aceitando doações de livros.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *