Foto: Reprodução/Instagram Léo Lins

O Conselho Municipal de Cultura de Taubaté divulgou uma moção de repúdio contra a apresentação do humorista Léo Lins, marcada para acontecer no dia 25 de julho, no Teatro Metrópole. A nota também se posiciona de forma crítica em relação à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC), responsável pela gestão do espaço cultural.

No texto, o Conselho argumenta que o artista tem um histórico de piadas que “normalizam o discurso de ódio”, mencionando temas como racismo, misoginia, LGBTfobia e violência contra pessoas com deficiência. Segundo o documento, o conteúdo apresentado por Léo Lins desrespeita princípios constitucionais como a dignidade humana e a não discriminação. Recentemente ele foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão por crime de racismo e discriminação contra pessoas com deficiência realizados durante suas apresentações.

A moção ainda afirma que, em uma apresentação anterior, o artista teria causado danos físicos ao Teatro Metrópole, além de demonstrar desrespeito ao público local. O Conselho reforça na nota sua preocupação com os critérios de curadoria adotados para a escolha de atrações culturais no município.

Em entrevista ao Quiririm News, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Taubaté, Pedro Rubim, disse que a demanda partiu de representantes da sociedade civil que solicitaram o posicionamento do Conselho. “O tema foi debatido, aprovado em plenário, redigido por uma comissão e novamente aprovado antes da publicação. Estando presidente, meu papel foi garantir que o processo seguisse de forma transparente e regular. Faço votos que a sociedade entenda que o Conselho atua de forma democrática e plural, dando espaço a diferentes opiniões e mostrando sensibilidade aos debates que envolvem a comunidade”, afirmou Pedro.

Também foi solicitado posicionamento oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté sobre a realização do evento e a crítica apresentada pelo Conselho, porém a pasta não retornou até a publicação desta reportagem.

A apresentação de Léo Lins em Taubaté segue mantida, até o momento, para o dia 25 de julho, com ingressos sendo vendidos por meio de plataforma digital. O evento está sendo promovido por produtora privada, com utilização do espaço público mediante agenda oficial do teatro.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Conselho Municipal de Cultura de Taubaté publica moção de repúdio contra apresentação de Léo Lins no Teatro Metrópole”

  1. Glaucio

    Esperar o q de uma secretaria de cultura com viés ideológico, deixem a piada em paz , agora vão normalizar a prisão de um humorista?? Eu vou no show só por causa dessa manifestação desse pessoal da cultura de Taubaté..

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *