A estátua de Cícero Romão Batista, popularmente conhecido como “Padim Ciço”, localizada na rotatória de entrada do bairro Pq. Senhor do Bonfim em Taubaté-SP, teve sua cabeça arrancada em um ato de vandalismo. De acordo com trabalhadores próximos do local, o crime aconteceu há algumas semanas.
A estátua de “Padim Cíço”, personalidade nordestina, religiosa e política, foi um presente da prefeitura de Juazeiro do Norte no Ceará, ao município de Taubaté, entregue no ano de 2007. Alberto Cândido, o Betinho, morador do bairro do Bonfim, foi quem fez contato com a prefeitura juazeirense.
“Eu criei a festa do nordestino aqui no Bonfim e eu trouxe essa estátua de Juazeiro do Norte, presente do prefeito da época, Raimundo Macedo. É um absurdo, uma coisa que não está prejudicando ninguém. É um absurdo sem comparação, não tenho nem palavras. Eu sou devoto do Padre Cícero e aquela estátua é um presente que, pelo amor de Deus. Nossa mãe!”
“É muito triste vermos tamanho ato de vandalismo para com a estátua, doado ao Bonfim pela Prefeitura de Juazeiro do Norte (CE), pela representatividade da comunidade nordestina em Taubaté, grande parte moradora do bairro. Mais triste quando paramos para pensar que pode ser um ato de xenofobia, bem no mês que se celebra a cultura nordestina em todo país (8 de outubro)”, disse André Ferreira, jornalista morador do bairro.
Questionado pela reportagem, a Prefeitura de Taubaté informou através de nota que:
“A Secretaria de Segurança Pública do município não recebeu qualquer chamado, alerta ou denúncia relacionados à ação de vandalismo contra a estátua localizada na rotatória que dá acesso ao bairro Bonfim, na Avenida Carlos Pedroso da Silveira.
Contudo, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) irá ao local para verificar a situação e registrar o Boletim de Ocorrência. A partir deste registro, as imagens das câmeras de monitoramento do Centro de Gestão Integrada (CGI) serão analisadas na tentativa de identificar o momento do ato de vandalismo, para que possam ser encaminhadas à Polícia Civil para investigações.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que a estátua foi incluída no cronograma de recuperação de monumentos, e as providências necessárias para sua restauração serão tomadas”, conclui.
O Padre Cícero Romão Batista é incluído como herói do Brasil no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria e está em processo de beatificação no vaticano.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário