Moradores do Distrito de Quiririm, em Taubaté, enfrentaram mais de 18 horas sem energia elétrica após a forte chuva que atingiu a região na tarde deste domingo, 23 de fevereiro. As principais áreas afetadas foram a Rua Dr. Luís André Gadioli, onde os moradores relatam que fios da rede elétrica se soltaram, e a Avenida Líbero Indiani, onde uma árvore estaria entre os fios, o que tem causado frequentes quedas de energia sempre que chove e venta forte.
Na Rua Dr Luís André Gadioli, um morador relatou que um caminhão da EDP esteve no local na tarde do domingo, porém a energia foi estabelecida somente até um condomínio da região, ficando um quarteirão sem energia. Já na Avenida Líbero Indiani, moradores relatam que já solicitaram para a Prefeitura e a EDP há cerca de 2 anos para resolver essa situação, mas que segue na mesma situação. A Vasti da Silva é uma das moradores que relata que tem um estabelecimento com um lago com carpas, que precisa de energia para a filtragem da água, e que diversos comércios da região são afetados quando acaba a energia.
“Eu sou dona de um jardim e temos um lago de carpas onde não pode ficar sem energia. Por muito tem tive que fazer oxigenação manual, à noite, de madrugada e até hoje de manhã. Temos diversos restaurantes na rua que são afetados também. Já solicitamos a poda outras vezes”, relatou a moradora.
Ainda foi citado pelos moradores que também foram feitos pedidos para a Prefeitura de Taubaté em relação a poda das árvores. O Portal Quiririm News acionou a administração municipal, que não retornou até a conclusão desta reportagem.
Equipes da EDP foram acionadas e atuaram nos reparos ao longo desta segunda-feira (24). No entanto, a população segue preocupada com a recorrência do problema e cobra medidas preventivas para evitar novas interrupções.
NOTA EDP
A EDP informa que a chuva que atingiu Taubaté na tarde de domingo (23) elevou o nível de criticidade de operação do sistema elétrico em comparação com um dia normal.
Em conformidade com o Plano Verão 2024/2025 da EDP, equipes técnicas foram reforçadas e seguem mobilizadas no atendimento às ocorrências. Os principais reparos estão relacionados à queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.
Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais e Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
Em relação aos clientes da Rua Dr. Luís André Gadioli, os reparos estão em execução.
Sobre os clientes da Avenida Líbero Indiani, o fornecimento de energia foi normalizado na manhã desta segunda-feira (24) e a EDP irá agendar uma inspeção técnica até o final desta semana para a poda da vegetação em contato com a rede elétrica.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos particularmente ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
• Site: www.edp.com.br
• Aplicativo: EDP Online
• WhatsApp: (11) 93465-2888
• Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

Árvore em meio a fiação elétrica preocupa moradores – Imagem cedida pelo leitor
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Vasti Barbosa
Boa noite muito obrigada ao reporte que prontamente nos ouviu av.libero indiane nos agradecemos vcs por nós ajudarem gratidão