Membros da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm durante reunião - Foto: Quiririm News

Na noite dessa sexta-feira (10), os membros da Associação Cultural Quiririm, que realizam a tradicional Festa da Colônia Italiana, convocaram seus associados para uma reunião emergencial que informou a saída da diretoria eleita no último dia 19 de janeiro, da organização da 27ª Festa Italiana do Distrito.

Com cerca de 50 pessoas na reunião, que ocorreu na sede do E.C. Quiririm, o presidente da Associação Cultural de Quiririm, Luciano Castro, informou o motivo da saída da diretoria da organização do evento.



 

“Fomos em uma reunião segunda-feira (6), marcada pelo sr. prefeito Ortiz Junior, que infelizmente não esteve presente. Estava representando o sr. prefeito a sra. Antonieta (Diretora de Cultura), e presentes eu, Fábio (Scarenzi) e Dheminho (Canavezzi), Priscila e Viviani (Mancastropi), e o Gino (Silva). Foi dito pela sra. Antonieta, que o sr. prefeito não reconhece a Associação Cultural Quiririm, eleita no dia 19/01. Ela nos fez o convite, para participar de uma outra equipe para fazer a Festa Italiana de Quiririm. Eu fiquei impressionado pelo convite, se ele não reconhece a Associação, por que me convidar para uma nova diretoria para promover a festa? A Antonieta será a presidente dessa nova comissão, através de um decreto que o prefeito vai baixar. Então nós chamamos vocês para dizer que nós não iremos participar da Festa Italiana de Quiririm do ano de 2017”, disse durante a abertura da reunião Luciano Castro.

Foto:

Ao lado de Marcio Corbani e Dheminho Canavezzi, Luciano Castro abre reunião – Foto: Quiririm News

Em entrevista por telefone, a Diretora de Cultura da Cidade de Taubaté Antonieta Ito, confirmou as informações e explicou a situação, “Isso é verdade, o prefeito por causa do embrolio da eleição da associação, não reconheceu a chapa eleita, ele vai nomear uma nova comissão através de um decreto para tomar à frente da festa desse ano”, confirma a diretora de cultura, que ressalta, “Na reunião que fizemos, queríamos compor com representantes da chapa e dos barraqueiros, mas eles não aceitaram, por isso vamos nomear, mas ainda não está montada”.

“A festa existe 50% prefeitura e 50% associação, como a associação não foi reconhecida, a prefeitura terá que fazer o tramite da festa. Então a associação não vai ser utilizada de forma alguma para que a festa aconteça”, informa Luciano.

Futuro da Festa de Quiririm:

Membro da Associação Cultural Quiririm e representante da nova comissão montada pelo prefeito, Priscila Mancastropi, garante que vai haver a festa esse ano.

“Essa festa não corre o risco de não acontecer. Nós representamos a maioria do barraqueiros e não gostamos da forma que foi conduzida a eleição. Foi feita uma manobra para tentar tirar a maioria dos barraqueiros de representar essa festa. Todos esses anos, quem fez essa festa foram os barraqueiros com a prefeitura e não a associação de fato”, afirma Mancastropi.

“Nós fomos chamados para a reunião na prefeitura, porque já que vamos entrar na justiça para anular a eleição, o prefeito entende que não pode usar o dinheiro público para promover essa festa”, conta Priscila, que acredita, “A festa vai sair igual ou melhor que os anos anteriores, já que a maioria dos barraqueiros estão com muita vontade de fazer uma festa com mais cultura, mais shows, mais atração para o público”.

Foto:

Membros da oposição que representam os barraqueiros – No centro, Priscila Mancastropi – Foto: Quiririm News

Idealizador da festa:

Dheminho Canavezzi, idealizador da primeira Festa Italiana de Quiririm, é membro da diretoria não reconhecida pelo prefeito e se diz surpreso com toda a situação, “Quando eu cheguei lá (na prefeitura), e vi a proposta, foi um choque, eu não consegui nem processar direito. Fiquei bem chateado e bem indignado. Não só por eu ter idealizado a festa, mas pelo prefeito não ter reconhecido uma chapa que foi eleita legalmente e que registramos em ata. Achei super estranho o prefeito acreditar somente no que o outro lado falou. Isso foi um dos pontos que pesou para a gente não aceitar a proposta de união dos lados”, explica.

Política:

Há 17 anos no comando da festa, Preta Valério se mostrou triste com toda a situação e acredita em ato político, “Eu sinto uma imensa tristeza, foram 17 anos me dedicando de corpo e alma, para que a festa fosse o que é hoje, esse impasse do prefeito questionar a legalidade da eleição da associação, não tem sentido algum, mesmo porque ele não tem legitimidade alguma para questionar isso. Tive problema com todos os prefeitos, com excessão do Antonio Mario que foi parceiro, eles precisam ter consciência de que a festa de Quiririm é cultural e não gastronômica. A cultura depende do nosso povo e da nossa história, então não tem prefeitura e nem prefeito que vá contar nossa história por nós, isso não existe. A hora que a cultura for embora da festa de Quiririm, a festa acabou, então corremos muito risco sim, dessa invasão política na festa, ser o começo do fim do terceiro maior evento do Estado de São Paulo”,

Luciano Castro terminou a reunião informando que mesmo que o prefeito volte atrás a diretoria da associação não vai organizar a festa de 2017 e que vai se preocupar com outros eventos, “A associação tem que fomentar a cultura italiana dentro do Distrito, estamos pensando em um jantar no meio do ano e depois apoiar a cantata de natal e a Santa Lucia que acontecem em Quiririm”

Entenda o caso:

Festa Italiana de Quiririm tem novos comandantes

Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *