O Procon Taubaté emitiu um alerta aos contribuintes para que redobrem a atenção no pagamento do IPVA 2026. Com a proximidade dos vencimentos, o órgão registrou aumento nos casos de golpes aplicados por meio de boletos falsos, mensagens enviadas por WhatsApp, e-mails e sites que simulam páginas oficiais.
Segundo informações da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, criminosos criaram páginas fraudulentas que reproduzem o visual do portal da Sefaz-SP para induzir contribuintes ao erro e desviar valores pagos indevidamente. A orientação é que o imposto seja quitado somente pelos canais oficiais.
O pagamento do IPVA pode ser feito com o número do Renavam em toda a rede bancária credenciada, via internet banking, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou por cartão de crédito, desde que em instituições autorizadas.
Também há a opção de pagamento via Pix, exclusivamente pelo site da Secretaria da Fazenda. Nesse caso, o QR Code gerado tem validade de 15 minutos e deve indicar como destinatário a Secretaria da Fazenda e Planejamento (CNPJ 46.377.222/0003-90) no Banco do Brasil.
A Receita Estadual reforça que não envia boletos, links, mensagens ou qualquer cobrança por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagem. Qualquer contato desse tipo, mesmo quando atribuído a órgãos estaduais como o Detran, deve ser considerado suspeito.
Em caso de dúvida, o Procon recomenda suspender o pagamento e procurar orientação nos canais oficiais do governo estadual ou no atendimento municipal. O Procon Taubaté funciona no Piso superior do terminal rodoviário municipal, que fica na Praça Dr. Barbosa de Oliveira, s/n – Centro – Taubaté/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (somente com agendamento)
Os telefones do Procon Taubaté são: (12) 3624-6610 / (12) 3624-2708
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News









Deixe um comentário