Munícipes aguardam atendimento na UPA Cecap - Foto: Quiririm News

A Prefeitura de Taubaté registrou quatro casos de dupla infecção por Covid-19 e gripe ao mesmo tempo, a chamada “Flurona”. Os casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (6).

As pacientes, todas mulheres, testaram positivo para as duas doenças. Uma com idade entre 11 a 20 anos, duas com idade entre 21 a 30 anos e mais uma com idade entre 31 a 40 anos, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Taubaté.

A dupla contaminação é constatada quando os dois testes, o para gripe e o para Covid-19 dão positivo. A situação ganhou o apelido de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus), porém, não se trata de um novo tipo de doença, e sim uma maneira simplificada para se referir à dupla contaminação simultânea.

UPAs e UBSs cheias:

A procura por atendimento em Postos de Saúde em Taubaté aumentou desde a última semana de 2021. Postos da cidade tem recebido alta demanda de pessoas com síndrome gripal.

Na quarta-feira (5), o movimento era grande na UPA Cecap com pessoas esperando atendimento no lado de fora da Unidade de Pronto Atendimento.

A Prefeitura de Taubaté informou que tem o conhecimento de que os casos de síndromes gripais aumentaram de forma considerável no município e que por consequência a demora no atendimento acontece com frequência.

Medidas Emergenciais:
Para minimizar o problema, a Prefeitura de Taubaté informou que tomou algumas medidas que visam melhor atender a população.

“Mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram enviados às UPAs e UBSs, equipes para triagem foram aumentadas nestas unidades e uma tenda para auxiliar o atendimento, realizando testes de Covid-19, foram algumas ações promovidas pela Secretaria de Saúde. Foram também disponibilizados mais mobiliários para que as pessoas possam aguardar pela consulta médica com mais conforto”, informa a Prefeitura.

Na última quarta-feira (5), a Secretaria de Saúde informou que realizou das 7h às 19h, nas UPAs e Pronto Socorro, 1.502 atendimentos, com 918 testes de Covid-19 aplicados, sendo 173 com diagnóstico positivo.

“Neste momento em que o município sente o reflexo das festas de final de ano, com o crescimento no número de casos positivos de Covid-19 e de gripe, a Prefeitura trabalha para agilizar o atendimento e pede compreensão a população”, alerta em nota.

A Secretaria de Saúde aconselha que a população se atente aos sintomas e que em casos leves, busquem atendimento nas unidades de Pamos e ESFs e que em casos agravados procurarem imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento.

Defesa Civil:

A Defesa Civil da cidade à pedido da Secretaria de Saúde, montou barracas de campanha para servir de triagem nos atendimentos nas Upas do Cecap e San Marino, devido o aumento da demanda nos atendimento e o surto de Influenza (gripe).

Tenda da Defesa Civil montada na UPA Cecap – Foto: Quiririm News


Sintomas:

H3N2

-Febre alta nos primeiros dias;
-Dor de garganta;
-Tosse;
-Dor de cabeça;
-Dor no corpo, principalmente nas articulações;
-Espirros, coriza e nariz entupido, em alguns casos;
-Calafrios;
-Perda de apetite;
-Náuseas e vômitos;
-Mal-estar geral;
-Irritação nos olhos;
-Diarreia, principalmente em crianças.

Covid-19:

Sintomas mais comuns:
Febre
Tosse
Cansaço
Perda de paladar ou olfato

Sintomas menos comuns:
Dores de garganta
Dor de cabeça
Dores e desconfortos
Diarreia
Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos
Olhos vermelhos ou irritados

Sintomas graves:
Dificuldade para respirar ou falta de ar
Perda da fala, mobilidade ou confusão, Dores no peito.

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *