A poluição causada pelas queimadas em diversas localidades do Estado de São Paulo tem refletido no clima do Distrito de Quiririm nos últimos dias. Uma camada de fumaça está impedindo a Serra da Mantiqueira e um ar seco que causa doenças respiratórias está cada dia mais presente na região.
De acordo com a Defesa Civil, nesta terça-feira, 10 de setembro, 10 cidades do Estado estão com focos ativos de incêndio (confira quais são ao fim do texto). Apesar de nenhuma dessas queimadas serem no Vale do Paraíba, as fumaças tem chegado na região e afetando o clima local. O meteorologista Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) conta que além desses focos, os incêndios da Amazônia e do Mato Grosso, Rondônia, entre outros, também chegam ao Sudeste pelos ventos.
“Todo essa fumaça polui o ar e facilita a formação de neblina ou nevoeiro. Isso faz com que o pouco de umidade do ar que ainda tem no tempo seco se condense mais rápido e junto com a fumaça suspensa no ar, o que diminui a visibilidade no local e impede se ver a Serra da Mantiqueira”, disse Escobar.
Além de afetar o ambiente, essa poluição também pode causar problemas de saúde, principalmente no sistema respiratório. Segundo o pneumologista Dr. José Roberto Megda Filho, essa fumaça tem materiais tóxicos e partículas que fazem mal.
“Ao inalar esse material tóxico, as vias respiratórias ficam irritadas e inflamadas, e com isso se aumenta as doenças respiratórias, como rinite, sinusite e bronquite. Junto com esse com a fumaça, nós temos o tempo seco, que acaba deixando a nossa proteção da via aérea, que é um muco, seco também, reduzindo a proteção da via aérea. Então, esse é o pior cenário, tempo seco com fumaça, que tem feito os casos de crises respiratórias aumentarem muito”, disse o médico.
Confira a lista de cidades com foco ativo de incêndio
ATUALIZAÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIOS 10 SETEMBRO DE 2024 – 11h40
REGIÃO DE GUARULHOS
1 – MAIRIPORÃ
REGIÃO DE CAMPINAS
2 – BOM JESUS DOS PERDÕES
3 – CAMPINAS
4 – VALENTIM GENTIL (checando)
REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
5 – ALTINÓPOLIS
REGIÃO DE BAURU
6 – DOIS CÓRREGOS
REGIÃO DE ARAÇATUBA
7 – SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ
REGIÃO DE FRANCA
8 – ITIRAPUÃ
9 – PEDREGULHO
REGIÃO METROPOLITANA
10 – SÃO PAULO (PERUS)
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário