Os registros de vandalismo e furtos nos túmulos que ficam no Cemitério Municipal do Quiririm continuam e causam indignação em familiares que possuem entes queridos sepultados no local. Na última sexta-feira (01/04), cerca de sete túmulos foram danificados e no dia 18 de março outra investida de criminosos não só danificou túmulos como também prejudicou o trabalho administrativo do local, já que foi furtado o computador da administração do cemitério.
Os furtos de placas de cobre ou alumínio, cantoneiras, travas e puxadores parece ser o principal alvo dos ladrões e tem sido frequentes no local. Para conseguir o furto, marginais acabam vandalizando os túmulos, quebrando gavetas, adornos, lápides e crucifixos, violando o jazigo para revender os materiais subtraídos em ferro velho.
No último crime realizado no dia 01/04, o autor do delito cortou a cerca de ouriços, pulou o muro e danificou e/ou furtou os sete túmulos. Um Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil está fixado na sala da administração do Cemitério do Quiririm informando os danos.
Problema antigo:
Em outubro de 2021 o Quiririm News realizou matéria constatando o mesmo problema no Cemitério do Quiririm, na ocasião cerca de 50 túmulos foram danificados. À época, a Secretaria de Serviços Públicos informou que estudava contratar uma empresa especializada em segurança que se utiliza de cães de guarda nos cemitérios municipais, mas até o momento a medida não foi colocada em prática e não tivemos resposta direta sobre essa possibilidade. Relembre a matéria – Túmulos de Cemitério de Quiririm são furtados e vandalizados.
O que diz a Prefeitura?
A Secretaria de Segurança Pública Municipal informou através de nota que “mantém patrulhamento constante no local. São realizadas rondas frequentes e que esta ocorrência de furto, na madrugada do dia 18 de março, foi comunicada a Guarda Civil Municipal e uma reunião entre as Secretarias de Segurança Pública e a de Serviços Públicos, responsável pela gestão do cemitério, será realizada em breve para que estratégias sejam adotadas a fim de evitar invasões, furtos e atos de vandalismo”.
A Prefeitura de Taubaté informou ainda em nota que “a emissão de boletos e taxas referentes aos serviços funerários no Cemitério do Quiririm não foram afetados pelo ocorrido (furto do computador) e seguem sendo prestados à população por meio do Cemitério do Belém até que a situação seja regularizada, com a emissão e envio por e-mail aos munícipes para recolhimento ou presencialmente.
A Prefeitura ressalta que os cemitérios municipais de Taubaté estão em processo de terceirização, que visam proporcionar justamente mais segurança e melhor prestação nos serviços disponibilizados à população”, conclui a nota.
O Cemitério Municipal do Quiririm, fica na Estrada Francisco Alves Monteiro no bairro Cecap em Taubaté.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário