No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em idosos de 77 a 79 anos, e a aplicação da segunda dose em profissionais da saúde da rede privada e idosos +90, a alta procura pelo imunizante causou enormes filas de carros e de pedestres nos pontos de vacinação e também na avenida do povo, ponto de vacinação em sistema drive-thru de Taubaté.
Na avenida do Povo foram registradas filas para aplicação da 2ª dose em idosos acima de 90 anos e também em profissionais da saúde da rede particular de cerca de duas horas e meia. A vacinação aconteceu no sistema drive-thru e logo pela manhã a fila de carros chegou a atingir cerca de 1km, chegando próximo ao túnel da via Dutra, complicando o trânsito na região e gerando dúvida para quem buscava a fila da vacina.
“Eu cheguei por volta das 7h e fui vacinado 9h30. Mas só consegui ser vacinado na fila de quem estava à pé. A fila estava dividida em duas, a primeira fazia a triagem que foi a mais demorada, mas a da vacina foi rápida demorou uns 5 minutos”, conta o profissional de saúde Ivan Ramos.
Apesar da espera na fila de aproximadamente duas horas e meia, Ivan Ramos disse estar aliviado, “Uma sensação de alívio de estar imunizado, mesmo sabendo que ainda temos que tomar cuidado para não contrair e não transmitir para amigos e familiares”.
Mas para outros taubateanos a espera na fila foi igual, porém, o final não foi o esperado, como conta Thiago Monteiro, que levou a avó em três pontos de vacinação e não conseguiu vacina-la.
“Uma falta de organização total, e os profissionais (da saúde) sem informação e conhecimento algum. Levei minha avó de 79 anos no Pamo São Carlos, cheguei lá e a fila estava imensa. A enfermeira nos mandou para a av. do povo, onde eu fiquei duas horas e meia na fila e quando chegou a vez, chegou a informação de que lá era só segunda dose. Daí fui eu para o Sindicato Rural, chegando lá não tinha vacina. Resumindo, uma falta de organização e respeito com o cidadão”, desabafa Monteiro.
No início da manhã, houve confusão na avenida do povo, duas filas foram formadas pelos motoristas, uma pela avenida de quem chegava ao local pela via Dutra, e outra seguindo até a praça Santa Terezinha, de quem vinha por dentro da cidade.
Agentes de trânsito e a Polícia Militar foram ao local para orientar os motoristas, mas mesmo assim houve congestionamento e trânsito lento nos arredores.
No bairro do Bonfim a vacinação da 1ª dose para idosos de 77 a 79 anos também teve filas e aglomeração.
A Prefeitura de Taubaté:
A prefeitura emitiu uma nota em que pede desculpas pelos transtornos durante a vacinação nesta terça.
“A Secretaria de Saúde lamenta os fatos ocorridos na manhã dessa terça-feira (2), quando um número muito grande de pessoas buscou os postos de vacinação. E pedimos desculpas pelos atrasos e transtornos causados no trânsito.
O objetivo é acelerar o processo de imunização do povo de Taubaté. Sabemos da ansiedade da nossa população, que também é nossa, em eliminar os riscos da pandemia Covid-19.
A Secretaria de Saúde estuda formas de minimizar os transtornos na sequência da vacinação e pede a compreensão para um momento tão complexo e perturbador como esse”.
De acordo com dados da prefeitura de Taubaté, até o momento 16.202 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 na cidade.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário