Grupo Folclórico Italiano Santa Lucia Mirim - Foto: Quiririm News

A 34ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm já tem data marcada para acontecer neste ano de 2023. A tradicional festa em homenagem aos imigrantes italianos que formaram a colônia de Quiririm, acontece de 26 de abril a 1º de maio e tem entrada franca.

Uma das maiores festas a céu aberto do Estado de São Paulo, serão seis dias de evento com muita cultura italiana através de shows musicais, danças, teatro de rua, além do tradicional Desfile da Imigração Italiana de Quiririm.



 

“Os preparativos já estão a todo vapor. Essa festa será ainda mais linda que no ano passado. Procuramos sempre definir o tema da festa com algo significativo, afinal é uma festa cultural e histórica. Ano passado (o tema) foi ” Recomeçar, sim isso é possível”, considerando o momento histórico que o planeta viveu com a pandemia. Esse ano, dando continuidade à história atual, o tema será “Quiririm também é amor”, no sentido de lembrar as pessoas que o amor deve prevalecer na humanidade”, disse a Presidente da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm, Preta Valério que ressalta, “O desfile vai falar de todos os tipos de amor, inclusive o amor a própria nação. Os italianos amavam a Itália, mas quando aqui, aprenderam a amar também o Brasil. Esse é mais um exemplo que esse povo nos deixa, o amar!”.

Desfile da Imigração Italiana de Quiririm – Foto: Quiririm News

Todos os anos Quiririm muda sua rotina em época de festa e toda a atenção se volta à Festa Italiana de Quiririm. As ruas recebem as cores da bandeira da Itália, e o clima muda no lugarejo, que recebe nas ruas centrais as barracas de comidas típicas que são produzidas pelas famílias dos descendentes dos imigrantes italianos que fizeram de Quiririm sua pequena Itália.

Todos os anos passam pela festa cerca de 250 mil pessoas e são produzidos em média 10 toneladas de massas típicas italianas para receber os visitantes que além de saborear a culinária típica do país europeu, pode ser divertir com a diversidade cultural das atrações.

“A festa desse ano será ainda melhor que a passada, com muito mais atrações culturais, venham comer sim, mas venham também sorver um pouco da nossa linda cultura, nas tarantelas, nos teatros mambembe pelas ruas, as músicas clássicas nos violinos pelas esquinas, nos shows com música italiana e acima de tudo, sentir a nossa alegria em receber todos vocês”, convida a Presidente da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm, Preta Valério.

Acompanhe todas as novidades relacionadas a 34ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm através das redes sociais no Facebook e Instagram (@quiririmnews) e também no Portal de Notícias Quiririm News.

Público assiste show durante a Festa Italiana de Quiririm – Foto: Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

2 comentários para “34ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm já tem data marcada e tema para o desfile da imigração”

  1. JOSÉ CARLOS SODRÉ PINTO

    BOA NOITE

    VOCÊS PODERIAM ME PASSAR A PROGRAMAÇÃO DIA A DIA DA FESTA ITALIANA DE QUIRIRIM DE 26/04 A 01/05/23, PORQUE SOU DE NITERÓI RJ E PRETENDO IR NA SEXTA-FEIRA 28/04
    OBRIGADO

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *