Macarronada, lasanha e nhoque, são pratos típicos da culinária italiana, uma das culinárias mais populares em todo o mundo. Devido a este grande sucesso, trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, a Pizza se popularizou em 1950, tanto que, nesta quinta-feira, 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza.
Pizza quadrada, em cone, redonda, por metro, brotinhos, o formato pouco importa, o que vale a pena mesmo é saborear dessa deliciosa invenção. Com diversos sabores, a pizza é um dos pedidos mais frequentes feitos nas cantinas italianas do Distrito, e no restaurante Casaitalia não é diferente, para o proprietário Carlos Gonçalves, o sucesso da massa está em sua simplicidade.
“A pizza é um dos pratos mais popular de toda culinária italiana pela simplicidade de poder colocar sobre uma massa, uma infinita combinações de ingredientes. Em nosso restaurante, apesar do cardápio disponível ser bem vasto e atraente, a pizza acaba sendo um produto frequente que combina em todas estações. Há clientes que tradicionalmente comem pizza todos os finais de semana, e outros marcam comemorações com um pizza acompanhada de um vinho”, conta Carlos Gonçalves.
O restaurante, que mantém em seu cardápio pratos sofisticados e um extensa carta de vinhos, prova a popularidade e o ditado de que “Tudo acaba em pizza”. Com cerca de 30 tipos de sabores diferentes, para Carlos é essencial que se tenha as pizzas tradicionais, mas nunca esquecendo da inovação.
História:
A pizza é um prato tipicamente italiano, mas, se engana quem acredita que a pizza surgiu na Itália, a história da pizza teve início com os egípcios, que teriam sido os primeiros a misturar farinha com água. Há quem diga que os pioneiros foram os gregos, o fato é que a novidade foi parar na Itália, onde se aperfeiçoou e ganhou o famoso molho de tomate.
A pizza era considerada um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea”, indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população.
O restaurante Casaitalia fica na Rua Cel. Marcondes de Mattos, 680, em Quiririm, Taubaté.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário