Foto Ilustrativa: Acervo Casaitalia Quiririm

Macarronada, lasanha e nhoque, são pratos típicos da culinária italiana, uma das culinárias mais populares em todo o mundo. Devido a este grande sucesso, trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, a Pizza se popularizou em 1950, tanto que, nesta quinta-feira, 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza.

Pizza quadrada, em cone, redonda, por metro, brotinhos, o formato pouco importa, o que vale a pena mesmo é saborear dessa deliciosa invenção. Com diversos sabores, a pizza é um dos pedidos mais frequentes feitos nas cantinas italianas do Distrito, e no restaurante Casaitalia não é diferente, para o proprietário Carlos Gonçalves, o sucesso da massa está em sua simplicidade.



 
Foto Ilustrativa: Acervo Casaitalia Quiririm

Foto Ilustrativa: Acervo Casaitalia Quiririm

“A pizza é um dos pratos mais popular de toda culinária italiana pela simplicidade de poder colocar sobre uma massa, uma infinita combinações de ingredientes. Em nosso restaurante, apesar do cardápio disponível ser bem vasto e atraente, a pizza acaba sendo um produto frequente que combina em todas estações. Há clientes que tradicionalmente comem pizza todos os finais de semana, e outros marcam comemorações com um pizza acompanhada de um vinho”, conta Carlos Gonçalves.

O restaurante, que mantém em seu cardápio pratos sofisticados e um extensa carta de vinhos, prova a popularidade e o ditado de que “Tudo acaba em pizza”. Com cerca de 30 tipos de sabores diferentes, para Carlos é essencial que se tenha as pizzas tradicionais, mas nunca esquecendo da inovação.

“Nós buscamos a diferenciação na seleção dos ingredientes. Hoje tem uma disputa muito forte nos bairros com pequenas pizzarias de baixo custo e entrega rápida, nós optamos em não oferecer delivery para poder concentrar em entregar uma pizza na mesa obedecendo as condições máximas de cada ingrediente, seja em sabor ou preparo. Gastronomia é isso, é elevar um ingrediente ao seu melhor ponto. Acho que nossa diferença está nos ingredientes e nas receitas genuínas”, explica.
Mesmo com as opções, o proprietário ressalta qual é o sabor que mais é procurado por seus clientes, “Mas, a mais pedida e mais exótica acredito ser a Castellabate. Ela é uma receita da casa levando uma massa fina e crocante, mussarela e molho especial coberta com dois tipos de funghi, o tradicional Shimeji e o exótico e diferenciado Portini Seco de origem italiana. Tem também a pizza de presunto crú com queijo grana padano para paladares mais sofisticados”, afirma Carlos.
Acervo: Restaurante Casaitalia Quiririm

Acervo: Restaurante Casaitalia Quiririm

História:

A pizza é um prato tipicamente italiano, mas, se engana quem acredita que a pizza surgiu na Itália, a história da pizza teve início com os egípcios, que teriam sido os primeiros a misturar farinha com água. Há quem diga que os pioneiros foram os gregos, o fato é que a novidade foi parar na Itália, onde se aperfeiçoou e ganhou o famoso molho de tomate.

A pizza era considerada um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea”, indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população.

O restaurante Casaitalia fica na Rua Cel. Marcondes de Mattos, 680, em Quiririm, Taubaté.

Foto Ilustrativa: Acervo Casaitalia Quiririm

Foto Ilustrativa: Acervo Casaitalia Quiririm

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *