Foto: Prefeitura de Taubaté
Informe Publicitário

Especial Publicitário

A Secretaria de Educação de Taubaté, está desenvolvendo importantes ações ao longo de 2022. Uma das mais significativas e inédita, foi a entrega do kit uniforme para todos os alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 40 mil alunos.

Os kits são compostos por 01 jaqueta, 01 calça, 02 bermudas ou shorts/saias, 01 camiseta de manga curta na cor branca, 01 camiseta de manda curta azul-marinho e 01 sacochila. Com a iniciativa, a Prefeitura de Taubaté visa prestar uma assistência aos pais e responsáveis por alunos, além de melhor atender as crianças atendidas pela rede.



 

Novas Unidades de Ensino, reformas e melhorias:

Para atender a demanda de matrículas no município, a Prefeitura de Taubaté inaugurou duas novas unidades de ensino: a EMEI Jardim dos Estados e a EMEF Jardim dos Estados.

Além dessas unidades, a Prefeitura planeja a construção de uma nova unidade do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social). A previsão é de que a nova unidade tenha a estrutura similar ao modelo atua. O Sedes II será construído próximo aos bairros Cecap e Bonfim, no local em que funcionava o antigo clube ADPM. A área está em processo de desapropriação. A unidade escolar, no novo Sedes, atenderá alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e, possibilitará a ampliação da EAFI (Escola de Atletas e Formação Integral).

Vale ressaltar, que mais de 30 unidades escolares receberão melhorias e reformas em seus prédios, tendo como principal objetivo oferecer uma escola segura e confortável para nossos alunos e professores. Mais de 20 milhões de reais serão investidos em reformas e ampliações.

Ensino Integral:

A Prefeitura mantém aproximadamente 19 mil alunos no Ensino Integral, oferecendo diversas atividades, tais como: canta coral, dança, espaço do conhecimento, esporte, luta, música, teatro e tecnologias.

Alimentação Escolar:

Quando se trata de alimentação escolar o “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (PNAE) estabelece parâmetros para que a alimentação seja nutricionalmente completa e balanceada. Os cardápios da alimentação escolar são elaborados e acompanhados pelas nutricionistas habilitadas do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté.

Esporte:

No âmbito esportivo, temos o “Programa Escola de Atletas e Formação Integral” (EAFI), que é destinado para alunos regularmente matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino para prática de modalidades esportivas olímpicas como: handebol masculino, atletismo feminino e masculino, judô feminino e masculino, basquete feminino, tênis feminino e masculino, voleibol feminino e masculino. E outras modalidades não olímpicas, como futsal masculino e feminino, além de esportes que possuem equipes profissionais ou encontram-se em fase de montagem de equipes.

 

Ensino Inclusivo:

O ensino inclusivo de Taubaté é trabalhado por meio do “Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado” (NAPE), que atua para garantir a efetividade da educação na perspectiva da educação inclusiva. A equipe realiza orientações, formações e acompanha o trabalho dos professores especialistas que realizam o Atendimento Educacional Especializado dentro das Unidades Escolares. As escolas municipais atendem alunos no ensino regular alunos com deficiências auditiva, física, intelectual, visual, além de baixa visão, transtorno do espectro autista, síndrome de down, altas habilidades entre outras.

Além do NAPE, Taubaté também conta com uma “Equipe de Atenção à Diversidade Escolar”, que é um serviço de apoio e articulação oferecido às unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Exclusiva da Rede Municipal de Ensino de Taubaté, promovendo ações junto com professores, gestores, supervisores, comunidade escolar e rede de serviços, visando à garantia de direitos de crianças e adolescentes para melhoria nas condições de ensino, pautando-se na igualdade de direitos e equidade de oportunidades.

Valorização dos professores:

Nesta ano, foram convocados os professores efetivos do concurso público, sendo Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Professores das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa, Educação Física, Ensino Religioso, Ciências, Inglês, Matemática, História e, também, Professores para atender alunos com necessidades especiais.

E para gratificar os professores, a Secretaria de Educação criou diversos projetos, e dentre eles, destaca-se a lei complementar que institui um terço da jornada de trabalho dos professores para hora-atividade. A proposta faz adequação da lei municipal à legislação federal, para que dois terços da carga horária dos professores se destinem ao desempenho das atividades de interação com alunos. O restante, a hora-atividade, pode ser cumprido na escola ou em local de livre escolha. É o tempo disponível para planejar as aulas ou corrigir e elaborar provas, por exemplo.

 

Dinheiro direto na escola:

Outra grande conquista foi a aprovação do projeto de lei complementar que visa mais benefícios as atividades educacionais do município. Trata-se do Projeto de Lei que “Institui o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal – PDDE, às Associações de Pais e Mestres das unidades escolares do sistema municipal de ensino”.

O projeto tem como finalidade atender por meio de lei o repasse de recursos às Associações de Pais e Mestres – APM, propiciando condições para constante melhoria de indicadores de qualidade da educação no sistema municipal de ensino, tais como: aquisição de materiais e contratação de serviços para execução de reparos nas unidades escolares; aquisição de materiais permanentes e de consumo para serem utilizados pelos profissionais da educação; aquisição de materiais e equipamentos de tecnologia para acesso e conectividade e implementação de projetos pedagógicos.

Escola do Trabalho, EMCA e Fêgo Camargo:

Taubaté possui treze unidades de escolas do trabalho, são doze instaladas em pontos estratégicos mais uma unidade móvel de ensino, facilitando o acesso a todos. A partir dos 16 anos, os interessados podem fazer sua matrícula em cursos nas áreas de construção civil, eletricidade, confecção, informática, estética, mecânica e artesanato. Os cursos são gratuitos e têm duração de 3 meses a 1 ano, e na maioria deles há convênio com o Senai.

Na conclusão do curso, o aluno recebe um certificado emitido pelo SENAI, agregando valores para que encontre maior aceitação como profissional no mercado de trabalho. São cerca de 40 modalidades distribuídas entre as unidades escolares, que atende uma demanda aproximadamente de 10 mil alunos. O índice de aprovação chega a 98%. São cursos de curta duração, com a finalidade de formar profissionais que o mercado de trabalho mais procura.

A EMCA (Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas) foi criada para formar profissionais técnicos em manutenção de aeronaves. Por sua qualificação, a EMCA é reconhecida pelas principais autoridades nacionais em aviação, possuindo os seguintes avais: autorização da DRE, homologação da ANAC, registro no CNCT-MEC e credencial do CREA- SP.

Padrão de referência em ensino profissionalizante direcionado aos cursos de Artes Visuais, Dança, Instrumento Musical, Canto e Teatro, a Escola Maestro Fêgo Camargo tem a missão de formar futuros artistas habilitados para entrar no mercado de trabalho e difundir a cultura artística em nossa cidade.

 

Escola Cívico Militar:

No âmbito de certificação, vale ressaltar uma grande conquista para a cidade: a certificação do modelo de gestão do “Programa Nacional das Escolas Cívicos-Militares”, da “EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira”.

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.

Também foi concluída, recentemente, a concorrência pública que autoriza a reforma da unidade escolar para atender à nova demanda.

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *