A “Squadra Azzura”ou Seleção italiana de futebol é controlada pela Federazione Italiana Giuoco Calcio, instituição que administra o futebol na Itália. A Federazione Italiana Giuoco Calcio representa a Itália nas competições de futebol da UEFA e da FIFA. É a segunda mais bem sucedida seleção de futebol masculino em Copas do Mundo, tendo saído vitoriosa em quatro (1934,  1938, 1982, 2006). Conquistou também uma Eurocopa no ano de e ganhou uma medalha olímpica de ouro.

Uma curiosidade, na Itália o uso de palavras estrangeiras era proibido por isso que é um dos ou mesmo o único país onde a palavra futebol não é usada, eles usam em italiano a palavra “calcio” para substituir futebol.



 

A seleção italiana sempre foi conhecida por inúmeras peculiaridades: por ter sido a primeira seleção a conquistar duas copas do mundo consecutivas; por ter o hábito de repatriar jogadores nascidos em outros países, principalmente argentinos; por vestir a tradicional camisa azul; e principalmente por levar o conceito de aplicação tática ao nível máximo da seriedade.

A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Saboia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro (azzurro em italiano). Portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri( azuis), e a seleção, de Squadra Azzurra ( Seleção azul). Os calções tradicionalmente são brancos, e a combinação contrária (camisas, meias brancas e calções azuis) constituem o uniforme reserva. Como curiosidade uma  triste lembrança em meio ao título na Copa do Mundo de 1938, entretanto, foi em relação ao segundo uniforme utilizado: totalmente preto, a cor do fascismo, tendo sido utilizado nas semifinais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.

Outra curiosidade é que a Itália é tetracampeão e se conseguir mais um título antes da Seleção Brasileira eles se igualariam, motivo pelo quais muitos brasileiros não torcem pela Itália. Hoje em dia temos em Quiririm poucos torcedores, mas na minha infância dia de jogo da Itália era a mesma festa de dia de jogo do Brasil.

Boa sorte Brasil!  Buona fortuna Italia!

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

 

 

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *