Museu da Imigração Italiana de Quiririm - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Fruto da parceria entre o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada, o Museu da Imigração Italiana e Museu da Agricultura de Quiririm, abrigados no casarão dos Indiani, foram contemplados com um software para controle de acervos museológicos o Scam 8 ( Sistema de catálogo de acervos de museu).

Essa tecnologia foi possível graças a iniciativa da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, através da sua presidente Lani Goeldi e a empresa Emerion, através de seu proprietário Carlos Alberto F. Santos, que se mobilizaram junto a Prefeitura Municipal de Taubaté para capacitar servidores públicos para o Curso de Museologia e Curadoria de Arte.



 
Objetos do museu serão catalogados e informatizados - Foto: Divulgação

Objetos do museu serão catalogados e informatizados – Foto: Divulgação

“Teríamos ainda que deixar para o município uma ação continuada e pudemos obter este software para ser instalado nos  Museus do Quiririm, onde existe um grande número de acervo  documental e iconográfico para ser trabalhado”, afirma Lani Goeldi.

Para Alexandre Malosti, gerente cultural do Museu de Quiririm, o software permitirá que os museus passem por adequações técnicas da área museológica e que as informações relativas a seu acervo integrem a rede de conhecimentos hoje disponíveis no estado de São Paulo e no Brasil sobre a história da imigração italiana e das técnicas utilizadas pelo agricultor imigrante.

unnamed

Carlos Alberto F. Santos, Lani Goeldi e Alexandre Malosti – Foto: Divulgação

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *