Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

COLUNAS

Denise Borges
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Coluna especial de Natal
Confira algumas dicas e receitas para as Ceias de Natal e Ano Novo

Farofa de cenoura

Ceia de Natal e Ano Novo sem os tradicionais pratos deliciosos fica difícil, por isso, hoje vamos dar algumas receitas para tornar a sua ceia de Natal e Ano Novo mais atraentes e você conseguir agradar toda a família e claro manter a sua reeducação alimentar sem dor na consciência. 
Vários pacientes me perguntaram ou me mandaram mensagens perguntando como fazer uma Ceia mais saudável. Afinal, festas de final de ano são momentos de reunir a família e amigos e colocar a conversa em dia e celebrar tudo de mais maravilhoso que o ano que passou nos trouxe e fazer os planos para o ano que irá se iniciar! Por isso, separei algumas das minhas receitas prediletas e algumas dicas para ajudá-los. 

Dicas: 
- Antepastos: Opte por entradinhas light como palito de legumes (cenoura, pepino, salsão) e sirva com um molho de iogurte, mostarda e ervas de sua preferência; 
- Salada: Faça opções das cruas usando para incrementá-la frutas frescas (manga, abacaxi, maçã, carambola) e oleaginosas (castanha do Brasil(pará), castanha de caju, nozes, amêndoas) e use um molho bem caprichado; 
- Carnes: Use-as com menos gorduras como peru, chester, lombo, lagarto e peixe; 
- Arroz: Incremente com legumes (cenoura, vagem, cebola), ervilha, milho verde, lentilha, nozes, castanhas, amêndoas; 
- Farofa: Escolha preparações que não possuem na receita lingüiças ou bacon como ingredientes; 
- Sobremesa: Frutas frescas, oleaginosas ou picolés de frutas; 
- Bebida: Suco natural, água de coco, água aromatizada, e claro com muita moderação vinho, espumantes, champagne

Desejo a todos um Feliz Natal e que 2014 seja repleto de saúde, paz, felicidade, amor e sucesso! 

Receitas: 

Sweet tomato com mussarela de búfala 
Ingredientes: 12 sweet tomatoes 
12 cubinhos de mussarela de búfala 
12 palitinhos de dente 
1 maço de manjericão 
Azeite 
Sal a gosto 

Modo de preparo: Espetem nos palitinhos os tomatinhos com a mussarela de búfala. Arrume em um recipiente. 
Molho: Coloque as folhinhas de manjericão no liquidificador, vá acrescentando azeite e batendo até obter uma pastinha e por último acrescente o sal a seu gosto. Sirva os espetinhos com esse molhinho de manjericão. 

Arroz com lentilha 
Ingredientes: 1 xícara(chá) de arroz 
2 dentes de alho amassados 
½ xícara(chá) de lentilha 
1 cebola pequena picada 
1 colher(sobremesa) de óleo ou azeite 
4 xícaras de água quente 
Sal a gosto 
Salsinha picada para decorar 

Modo de preparo: Lavar o arroz e a lentilha. Reservar. Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e o alho para refogar. Acrescente o arroz e a lentilha. Adicione a água e o sal, deixe cozinhar até secar a água. Coloque em uma travessa, salpique a salsinha e sirva. 

Lombo assado ao molho de damasco 
Ingredientes: 1 cebola grande picada 
Sal e pimenta-do-reino a gosto 
2 colheres (sopa) de salsa picada 
1 colher (sopa) de manteiga 
2 dentes de alho amassados 
Suco de 1 limão 
1 colher (sopa) de molho de soja(shoyo) 
1 lombo de porco com aproximadamente 1,2 kg 

Molho de damasco: 6 damascos secos picados 
1 colher (sopa) de cebola picada 
1 dente de alho amassado 
½ colher (chá) de páprica doce 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de salsa 
½ colher (sopa) de manteiga 
Sal a gosto 

Modo de preparo: Coloque o lombo em uma vasilha e tempere com a cebola, sal, pimenta, alho, limão, molho de soja e deixe marinar por cerca de 2 horas. Depois acomode o lombo em uma assadeira e besunte com a manteiga. Cubra com um papel manteiga ou alumínio e leve ao forno a 200ºC por cerca de 11/2 hora. Retire o papel e deixe dourar por cerca de 40 minutos. 
Durante este tempo, regue com o caldo da assadeira por duas ou três vezes. Retire-o do forno e utilize o suco que se formara durante o cozimento como base para o molho. 

Molho: Em uma panela, refogue a cebola e o alho na manteiga por alguns minutos. Acrescente páprica, os damascos e o sal e deixe ferver por 5 minutos. Peneire o caldo do assado do lombo e dissolva 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo. Misture ao molho e mexa sempre. Quando engrossar junte a salsa e desligue o fogo. Regue o lombo e sirva. 

Farofa de cenoura 
Ingredientes: 2 cenouras raladas 
1 cebola pequena picada 
5 azeitonas verdes picadas 
2 ovos cozidos picados 
Sal a gosto 
Cheiro verde 
½ xícara(chá) de farinha de rosca 
1/3 xícara(chá) farinha de mandioca 
½ xícara de azeite de oliva 

Preparo: Misture todos os ingredientes e sirva. 

Água aromatizada 
Numa jarra coloque rodela de melancia e folhinhas de hortelã. Acrescente água filtrada. Deixe na geladeira até no momento de servir. Se quiser coloque pedrinhas de gelo. 
Sugestões: você pode usar abacaxi, kiwi, manga, erva cidreira, anis estrelado, rodelas de laranja ou limão, etc.

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 22 de maio de 2013
Maracujá: delícia de fruto!
Possuem vitaminas antioxidantes A e C e do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro


Receita: arroz integral com maracujá - Foto: Denise Borges

Maracujá: delicia de fruto! 

Esse fruto que somos os maiores produtores mundiais é uma delicia tanto em sucos, nos pratos na culinária ou in natura. Temos a variedade do maracujá azedo ou amarelo (o mais produzido e utilizado na culinária) e o maracujá roxo com sabor mais adocicado e menos acido, conseqüentemente usado mais para o consumo fresco. 

Possuem vitaminas antioxidantes A e C e do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro. Tem propriedades calmantes e conseqüentemente indicadas para as pessoas que são muito ansiosas. 

A farinha da casca do maracujá é rica em fibra solúvel (pectina) a qual auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, porém para que ocorra tudo isso não pode esquecer que devem ter uma alimentação saudável, além, é claro, da prática da atividade física junto a um profissional da área. 

O chá feito com a semente desse fruto fica simplesmente delicioso se misturar com outras frutas como maçã, abacaxi, laranja, e acrescentar canela e cravo. Huuum, fica simplesmente maravilhoso!

Receita: Arroz integral com maracujá 

Ingredientes: 
1 xícara de arroz integral 
2 ½ xícaras de água 
Suco de ½ maracujá grande ( ½ copo) 
1 colher( sobremesa) azeite extra virgem 
2 dentes de alho picados 
1 cebola roxa picada 
Sal 

Modo de preparo: Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o sal e o arroz. Junte o suco de maracujá e a água. Deixe cozinhar e secar. Sirva com peixe grelhado, assado ou ensopado.

Claro não esqueça a salada e bom apetite!

Receita indicada por Sueli dos Santos.

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

segunda-feira, 6 de maio de 2013
Sopas e caldos: Ótimas opções para o friozinho!
Esses tipos de alimentos são excelentes fontes de nutrientes, além, é claro, de serem super saborosos


Sopas e caldos são uma ótima pedida para o tempo frio - Foto: Acervo Denise Borges

Sopas e caldos: ótimas opções para o friozinho! 

Estamos entrando nas estações frias do nosso país, e conseqüentemente diminuímos a ingestão das saladas no nosso dia a dia, e infelizmente, quando isso acontece diminuímos também a quantidade de vitaminas, minerais e fibras do nosso cardápio! 

Por isso temos que arrumar uma maneira de conseguirmos inverter esse quadro e para isso nada melhor do que consumir alimentos quentes como sopas e caldos. Esses tipos de alimentos são excelentes fontes desses nutrientes, além, é claro, de serem super saborosos! Podem tanto serem à entrada de uma refeição como o prato principal. Porém não devem ser somente o único modo de refeição, pois podem não suprir as necessidades energéticas diárias de um indivíduo. 

Devemos tomar certo cuidado somente na hora do preparo desses, pois de um alimento saudável podem virar grandes vilões. Por quê? Porque quando fazemos o preparo desses com aquela linguiça, creme de leite, queijos, tornamos essa delícia em um alimento rico em gorduras e sódio os quais podem elevar o colesterol e a pressão arterial. 

Por outro lado se as mesmas forem preparadas com carboidratos como batata, mandioca, mandioquinha, arroz integral, macarrão integral, inhame, carnes magras como músculo, peito de frango ou mesmo peixe e verduras e legumes de coloração variada teremos uma refeição rica em vitaminas, minerais e fibras com pouca gordura, e claro o sal você tem que usar com moderação para que tenhamos também uma sopa ou caldo com pouco sódio. Devem usar e abusar dos temperinhos naturais como alho, cebola, cheiro verde, manjericão, louro, açafrão, coentro, gengibre, etc... Você também pode usar os grãos como quinoa e amaranto tanto na forma de grãos como em flocos que servem também para espessá-las e aumentar o valor nutritivo. 

CUIDADO com os produtos industrializados, pois a maior parte contém uma grande quantidade de sódio e pouco valor nutricional, faça a sua assim poderá usar os alimentos de sua preferência e conseqüentemente obterá uma refeição MARAVILHOSA! 

Receita

Sopa de ervilha com frango desfiado

500 gramas de ervilha seca

1 peito de frango sem pele cozido e desfiado (guardar o caldo do cozimento)

1 cebola picada

3 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) azeite de oliva extra virgem

Sal a gosto

Manjericão, alfavaca

Cheiro verde

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão coloque o azeite, cebola, alho e sal. Leve ao fogo e refogue depois acrescente a ervilha e o caldo do cozimento do frango, aproximadamente 1,5 litro. Coloque para cozinhar na pressão por 20 minutos. Depois acrescente o manjericão, alfavaca e o peito de frango desfiado. Cozinhe por mais 05 minutos. Sirva com o cheiro verde salpicado.

Bom apetite a todos!!

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

quarta-feira, 10 de abril de 2013
Dieta vegetariana
Assim como em qualquer alimentação saudável o importante é incluir no seu dia a dia frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais e grãos integrais


Receita vegetariana Tabule de quinoa

Dieta vegetariana

A dieta vegetariana pode ser sim nutricionalmente adequada desde que seja planejada individualmente por um profissional nutricionista para que ocorra o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados em qualquer ciclo da vida. Esse planejamento nutricional pode ser feita com os alimentos e se for necessário esse profissional entrará com a suplementação de nutrientes. 

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) "é considerado vegetariano todo individuo que exclui de sua alimentação todos os tipos de carnes, aves, peixes e seus derivados (como peito de peru, presunto, mortadela, lingüiça, etc), podendo ou não utilizar laticínios ou ovos." 

Há vários tipos de vegetarianos: 
- Lacto vegetarianos que são aqueles que consomem leite e seus derivados; 

- Ovo lacto vegetarianos que são aqueles que consomem ovo e leite e seus derivados; 

- Vegetarianos puros ou veganos que excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal. 

Alguns nutrientes devem ser observados com maior cautela em uma dieta vegetariana entre eles a proteína, ácido graxo Omega 3, ferro, zinco, cálcio e vitamina B12. Quanto mais restrita for à dieta mais atento deve-se ficar em relação a alguns nutrientes, por isso a importância de um acompanhamento com um profissional. 

Assim como em qualquer alimentação saudável o importante é incluir no seu dia a dia frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais e grãos integrais.

Receita: Tabule de quinoa 

Ingredientes: 
1 xícara de quinoa 
2 xícaras de água 
1 pepino japonês picado 
1 cebola picada 
1 tomate picado 
5 folhas grandes de hortelã 
Suco de 1 limão 
Sal a gosto 
Azeite a gosto 

Modo de preparo: Cozinhe a quinoa na água até a mesma secar. Depois acrescentes todos os ingredientes. Sirva com salada de folhas verdes. 

*Essa receita vai especialmente para a leitora Rebeca Monteiro, obrigada pelo carinho. 

Quem quiser mais receitas vegetarianas, favor entrar em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

terça-feira, 26 de março de 2013
Semana Santa: Sinônimo de peixe e chocolate
Geralmente o peixe mais consumido é o bacalhau, que é bem saboroso


Sardinha a escabeche

Semana Santa: Sinônimo de peixe e chocolate 

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa. 

Na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão a igreja se recorda a morte de Jesus e seus fieis tem por tradição o consumo de peixe na hora do almoço. Geralmente o peixe mais consumido é o bacalhau, que é bem saboroso. Temos uma variedade enorme de peixes desde os mais caros até os mais baratos, mas todos são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Cuidado somente na hora de prepará-los faça preparações assadas, grelhadas ou cozidas e jamais fritas. Abuse sempre dos legumes, esses juntos nos pratos dos peixes ficam maravilhosos. 

Uma opção ótima nessa época é a sardinha que além do seu valor financeiro é excelente fonte de Omega 3, vitaminas (A, niacina, B6 e B12) e minerais (ferro, cálcio, magnésio e fósforo). 

No domingo temos a tão esperada Páscoa, a ressurreição de Jesus. Dia de reunir a família e comemorar. Almoço familiar e troca de chocolates. Nesse dia é preciso tomar cuidado com a escolha dos pratos que serão servidos. De preferência as preparações sem muita gordura e não se esqueça de fazer uma salada bem colorida! Sobremesa? CHOCOLATE! Afinal quase todo mundo ganhará. 

Combine com seus parentes de comprarem ovos pequenos para as crianças  e nem todo mundo precisa dar porque se não a guloseima dos chocolates se estenderá pelo mês inteiro e chocolate é cheio de gordura, açúcar e calorias, a não ser é claro que optem pelos chocolates amargos que apresentam em sua composição mais cacau e conseqüentemente mais flavonóides, substancias antioxidantes. 

E claro ao invés dos refrigerantes sirva sucos naturais e brinque com os sabores tais como abacaxi com couve, limão com couve, abacaxi com hortelã ou melancia, abacaxi e hortelã ou melancia com gengibre são extremamente refrescantes, nutritivos e destoxificantes. 

Receita: 

Sardinha a escabeche 
Ingredientes: 
8 sardinhas 
2 cebolas roxas cortadas em rodelas 
2 tomates cortados em rodelas 
5 dentes de alho fatiados 
10 azeitonas verdes picadas 
Sal a gosto 
Orégano a gosto 
3 colheres(sopa) vinagre balsâmico 
3 colheres(sopa) azeite extra virgem 

Modo de preparo: 
Em uma panela de pressão montar camadas de tomate, cebola, azeitonas e sardinha. Acrescentar sal, orégano, azeite e o vinagre. Tampar a panela e levar ao fogo. Quando começar a chiar contar 20 minutos e desligar o fogo e esperar esfriar para abrir. Colocar em um refratário e salpicar com cheiro verde. 

Salada de bacalhau 
Ingredientes: 
500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado 
4 batatas médias cozidas cortadas em cubos 
¼ de xícara(chá) de azeitona verdes picadas 
¼ xícara(chá) de azeitonas pretas picadas 
¼ xícara(chá) de cheiro verde picado 
6 tomates cerejas 
2 ovos cozidos 

Molho: ¼ xícara(chá) azeite de oliva 
4 colheres(sopa) vinagre 
Sal ou tempero caseiro a gosto 

Modo de preparo: Em uma saladeira, misture o bacalhau desfiado, as batatas, as azeitonas, o cheiro verde, os ovos fatiados e os tomates. Molho: Misture os ingredientes do molho. Sirva com folhas verdes.

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

terça-feira, 5 de março de 2013
Tangerina: Começamos a encontrá-las no mercado!
A tangerina aumenta a imunidade, protege contra riscos cardiovasculares e melhora o funcionamento do intestino


Inclua a tangerina em seu cardápio e dê preferência para consumá-la com o bagaço

Tangerina: Começamos a encontrá-las no mercado, isso quer dizer que a safra está começando e encontramos frutos mais nutritivos e baratos!

A tangerina é uma fruta cítrica de sabor delicioso e que começamos a encontrá-las no mercado. Conhecida em outras regiões do país como laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, ponkan, laranja-cravo, momosa, vergamota, clementina, bergamota ou mexerica. 

Aumenta a imunidade, protege contra riscos cardiovasculares e melhora o funcionamento do intestino. Seu valor nutritivo varia de acordo com sua espécie, mas é sempre uma excelente fonte de vitamina C (aumenta a imunidade prevenindo gripes e infecções), vitamina A (excelente para a saúde dos olhos) e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo (essências para o controle da nossa pressão arterial, ossos, dentes). 

Apresenta em sua composição os maravilhosos flavonóides compostos antioxidantes que são antiinflamatórios e que estão presentes nas frutas cítricas. Estudos mostram benefícios desses flavonóides contra riscos cardiovasculares. 

Inclua a tangerina em seu cardápio e dê preferência para consumá-la com o bagaço, assim estará aumentando a fibra e conseqüentemente melhorando o bom funcionamento do seu intestino. 

Tantos benefícios desse alimento não podem deixá-lo de fora, aproveitem a safra!

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Abacate: Vilão ou mocinho?
Esse alimento é riquíssimo em nutrientes e auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares


Guacamole

Abacate: Vilão ou mocinho? 

Por muito tempo esse fruto foi considerado como vilão em aumentar LDL- colesterol "ruim", porém, há alguns anos vários estudos vêm nos mostrando o contrário, ele é sim um "mocinho"!

Esse alimento é riquíssimo em nutrientes. Tem em sua composição gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o LDL-colesterol "ruim" e aumentar o HDL-colesterol "bom", auxiliando assim na prevenção das doenças cardiovasculares. 

O beta-sistosterol, fitosterol , presentes no abacate colaboram também para a saúde do coração, ajuda a controlar os níveis do hormônio cortisol, aquele que é liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado a compulsão alimentar, além dos níveis da insulina ajudando no controle da glicemia. 

Excelente fonte de vitaminas e minerais. Maravilhoso antioxidante! 

A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Pode ser consumido de variadas formas como sucos, em saladas, amassados com limão, mousse. Tem uma receita que adoramos aqui em casa que é a guacamole. 

O grande medo das pessoas ao falarmos para incluí-lo no cardápio é que o abacate tem muitas calorias. Isso realmente é verdade, porém, temos que tomar cuidado com a quantidade que vamos consumir, recomendo 2-3 colheres sopa. Não é para consumir 01 abacate inteiro em uma refeição. O abacate, assim como os outros alimentos é para consumir com moderação!

Receita: 
Guacamole

1 abacate 
1 limão (suco) 
1 cebola roxa picada 
1 tomate grande sem semente picado 
1 ramo de coentro picado(opcional ou se quiser pode substituir por salsa) 
Sal a gosto 

Modo de preparo: Numa vasilha amasse a polpa do abacate com um garfo. Acrescente os outros ingredientes. Mexa. Sirva. Simples assim e delicioso!!

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Alho, indicado tanto na culinária como para fins medicinais
O alho ajuda no controle da pressão arterial, colesterol e aumento da imunidade


Receita: Berinjela ao forno

Alho, indicado tanto na culinária como para fins medicinais 

O alho é uma planta cujo bulbo o qual é conhecido como "cabeça do alho" que é formado pelos "dentes de alho" pode ser usado na culinária tanto em pratos quentes como frios e seu sabor é bem característico além de ser usados também, desde há muitos anos, para fins medicinais. 

O alho ajuda no controle da pressão arterial, colesterol e aumento da imunidade 

Costuma ser indicado no tratamento de hipertensão arterial, redução do colesterol e prevenção de doenças ateroscleróticas. Seus compostos (alicina, selênio e aliina) além desses efeitos benéficos a saúde citados, também têm efeitos antiviral, antifúngico, antibiótica, antioxidante e hipoglicemiante. 

O alho também apresenta em sua composição vitaminas (A, B1, B2 e C) e minerais (enxofre, cálcio, iodo, silício, sódio e ferro). 

Use diariamente 

Com todos esses benefícios, é um excelente alimento para aumentar a imunidade. Por isso, faça uso desse alimento diariamente e tenha mais saúde!

Receita: Berinjela ao forno 

Ingredientes: 
2 berinjelas grandes picadas 
8 azeitonas picadas 
1 pimentão verde picado 
1 pimentão vermelho picado 
1 pimentão amarelo picado 
2 cebolas grandes picadas 
1 colher (sopa) uva passa 
Sal a gosto 
Tempero á gosto (alho, cheiro verde, manjericão, etc) 

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, coloque em uma forma e leve ao forno forrado com papel manteiga até que a berinjela esteja cozida. Regue com azeite extra virgem. 

Pode servir tanto fria como quente. 

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Tomate,rico em licopeno, ajuda na prevenção do câncer e outras doenças
Existem cerca de mil variedades desse fruto que mudam de tamanho, formato e cor


Nhoque ao molho mediterrâneo

Tomate, rico em licopeno 

Existem cerca de mil variedades desse fruto que mudam de tamanho, formato e cor. O vermelho é o mais conhecido pela população brasileira. O tomate possui licopeno, um carotenóide que dá a cor avermelhada a esse alimento maravilhoso. 

Antioxidante: Prevenção do câncer e doenças cardiovasculares 

O licopeno é um antioxidante que ajuda o organismo a combater os radicais livres produzidos no nosso dia através da nossa respiração, atividade física, estresse, entre outros. Esses radicais livres causam danos a nossas células, por isso é muito importante fazer uma alimentação saudável para que os antioxidantes presentes nos alimentos ajudem o corpo a se proteger contra essas substancias. O licopeno do tomate é melhor absorvido quando o mesmo é cozido. 

Além do licopeno, esse fruto é rico em vitaminas A e C e sais minerais como potássio e magnésio e fibras, e é pouco calórico. Com todas essas propriedades, o tomate é um excelente alimento na ajuda ao combate a alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. 

Diversificação no uso na culinária 

Pode ser usado na culinária tanto em pratos frios como quentes como um belo molho de tomate com manjericão, delicioso! 

Na hora de comprar, escolha tomates vermelhos cheios e pesados, com casca lisa e se possível os orgânicos sem agrotóxicos. 

Receita: Nhoque ao molho mediterrâneo 

Ingredientes: 
Massa: 
4 mandioquinhas cozidas e amassadas 
1 colher (sobremesa) de manteiga 
Sal a gosto 
1 ½ xícara(chá) de farinha de trigo (aproximadamente) 

Molho: 
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem 
2 dentes de alho amassados 
1 cebola picada 
1 berinjela cortada em tiras 
1 abobrinha cortada em tiras 
4 tomates sem pele e sem sementes picados 
½ xícara (chá) água 
½ xícara (chá) de purê de tomate (natural) 
Sal a gosto 
Manjericão fresco a gosto 

Preparo: 
Massa: 
Misture a mandioquinha, a manteiga e o sal. Aos poucos, adicione a farinha de trigo até obter uma massa firme. Faça rolinhos com a massa e corte-os em pedaços ou bolinhas. Coloque uma panela grande com 4 litros de água no fogo e, quando ferver, adicione os nhoques aos poucos até que subam à superfície. Coloque em uma travessa e reserve. 

Molho: 
Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola até dourarem. Acrescente a berinjela, a abobrinha, os tomates, a água, o purê de tomate e o sal. Deixe apurar bem. Cubra os nhoques com o molho. Decore com manjericão. 

Rendimento: 5 porções

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Especial de Natal - Dicas para as festas de fim de ano
Podemos incluir em nossa ceia peru assado, carne assada, lombo, arroz a grega e farofa de cenoura, além é claro da salada crua que pode ser bem colorida e deliciosa


Farofa de cenoura

O mês de dezembro é tão esperado pelas datas comemorativas e o reencontro com a família. Natal, uma data maravilhosa pelo nascimento de Jesus, missa do Galo com a família e depois a reunião familiar. Momento esse de colocar toda a conversa em dia e ter o momento prazeroso de comer as delícias de Natal.

Temos sim que comemorar e comer comidas gostosas, só que comidas gostosas também podem ser saudáveis!

Podemos incluir em nossa ceia peru assado, carne assada, lombo, arroz a grega e farofa de cenoura, além é claro da salada crua que pode ser bem colorida e deliciosa. E de sobremesa frutas, afinal essa época do ano temos o privilégio de termos umas frutas maravilhosas como abacaxi, melancia, pêssego, nectarina, uva, lichia, cereja, figo, entre outras. Além é claro, das oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e as frutas secas damasco, ameixa preta, passas, tâmaras.

Exagerou na ceia? No dia seguinte levanta da cama e logo no café da manhã um suco destoxificante (abacaxi, couve, água de coco e gelo). Almoço de Natal marubim (capeletti in brodo), que é tradição nos almoços de Natal  nas casas dos descendentes de italiano aqui em Quiririm, e que pode ser feito com pouca gordura, tudo de bom!

Ano Novo temos uma excelente opção de fazer aquela bacalhoada deliciosa ou então outro tipo de peixe e claro, nunca esquecer a salada crua.

Cuidado com os exageros nas bebidas alcoólicas. Exagere nos sucos feitos com essas frutas que citei, água de coco e outra opção são as águas aromatizadas com hortelã, gengibre, canela, cravo, melancia, abacaxi, rodelas de laranja ou limão, erva cidreira, anis estrelado, são super refrescantes, vale a pena!

Feliz Natal e que 2013 seja repleto de realizações!

Receita: Farofa de cenoura

Ingredientes:

2 cenouras raladas

1 cebola pequena picada

5 azeitonas verdes  picadas

2 ovos cozidos picados

Sal a gosto

Cheiro verde

1 xícara(chá) de farinha de rosca

½ xícara(chá) farinha de mandioca

½ xícara de azeite de oliva extra virgem

Preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva.

Entre em contato com Denise pelo e-mail: [email protected] .

Postado Por: Denise Borges

Voltar   Subir

IMPORTANTE: O conte�do desta área � de responsabilidade de seus autores e n�o expressa, necessariamente, a opini�o do site Quiririm News ou de seus criadores.

 1  |  2  |  3 
3 pág(s).
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados