Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

GASTRONOMIA

Quiririm: Centro cultural e gastronômico de Taubaté
Conheça mais sobre Quiririm, polo turístico e gastronômico
Mirante - Ponto turístico do Distrito
Mirante - Ponto turístico do Distrito

Quiririm: Centro cultural e gastronômico de Taubaté

Para os amantes de uma boa comida, Quiririm (Distrito de Taubaté), é um "prato cheio" para aqueles que procuram qualidade e diferentes opções, além de uma bela vista que pode ser apreciada com os pontos turísticos do Distrito, como por exemplo, o mirante, que tem como vista a Serra da Mantiqueira.

Marcado por sua tradição, vinda dos descendentes italianos que há cerca de 120 anos habitaram as terras de Quiririm (que de origem tupi significa "Rio de Chuva", sendo "Quir" - chuva e "iri"- rio), o Distrito, que por vezes é confundido com bairro e até mesmo com cidade, carrega até hoje suas origens e é nacionalmente conhecido e marcado pela "Festa da Colônia Italiana de Quiririm", que anualmente apresenta as tradições, os pratos e receitas deixados pelos descendentes em uma festa que recebe cerca de 400 mil visitantes e já passou da 24ª edição.

Mas, se engana quem pensa que em Quiririm só se encontram massas e pratos típicos italianos. Claro que em sua especialidade existem diversos restaurantes que oferecem dos mais comuns pratos como macarrão, lasanha, nhoque, panqueca, até os não tão conhecidos como canelone, marubim, entre outros, e também as famosas e queridinhas pizzas.

Da culinária japonesa à francesa, quem passar por Quiririm poderá escolher entre comida caseira, comida por quilo, pratos feitos, bacalhau, churrasco e até sushi, entre outras opções. Do jantar romântico a dois, a um almoço em família ou com os amigos, os preços variam de acordo com o prato, existem preços para agradar a todos os bolsos e gostos.

Os vinhos também são destaques, em Quiririm encontra-se também um empório de vinhos, que vende dos mais comuns aos estrangeiros. E para aqueles que querem se aventurar na cozinha, Quiririm conta também com uma fábrica de massas, onde é possível encontrar diversas massas prontas e fáceis de preparar e servir em sua própria casa.

Quiririm ainda preserva algumas características da imigração como a arquitetura do Museu da Imigração Italiana, aberto a visitação, a antiga olaria e também algumas casas. Para quem quer visitar um pedacinho da Itália no Brasil, o Mercato Della Colônia di Quiririm pode ser uma boa pedida, já que sua fachada é toda baseada no grande Coliseu de Roma.

E não se surpreenda se durante o passeio pelas ruas de Quiririm avistar cavalos e carroças pelas ruas, isso faz parte do cotidiano do Quiririense. Mas, fique atento a janela do seu carro, pois pode ser através dela que você irá se encantar com os lindos arrozais, cercados pela imensa montanha da Serra da Mantiqueira.

Para quem gosta de almoçar fora, comer bem e apreciar boas vistas, ou para quem vai passear em Santo Antônio do Pinhal ou Campos do Jordão, Quiririm é parada obrigatória.

Uma excelente opção para passar o final de semana em um lugar rico em história, cultura e tradição com a bela união de um dos centros gastronômicos mais importantes do Estado de São Paulo.
Voltar   Subir
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados