NOTÍCIAS
Hemonúcleo de Taubaté registra queda de 50% no volume de doações
Mesmo com forte campanha de doação de sangue, o Hemonúcleo de Taubaté registra queda no número de doadores voluntários na região
|
Notícia publicada em: 14/08/2012 14:58:00 |
Foto Divulgação
Doação de sangue é um ato simples que pode salvar muitas vidas. O hemonúcleo de Taubaté vem realizando uma forte campanha de doação de sangue, porém, mesmo assim, o índice em algumas cidades é preocupante, chegando a registrar 50% de queda no volume de doações.
De acordo com a assistente social do Hemonúcleo de Taubaté, Sonia Andrade, um dos motivos desta queda pode estar ligado ao período de frio e chuvas que o mês de julho enfrentou, "Bom, a gente tem a impressão que essa queda é decorrente do inverno e do período de férias de julho, só que nós já estamos no mês de agosto, os dias já não estão mais frios, não está chovendo tanto e a gente ainda registra essa queda de até 50% do número de doações", alerta Andrade.
Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, lembrando que pessoas de 16 e 17 anos também podem doar perante autorização dos pais ou responsáveis, e a idade permitida de até 67 anos é apenas para quem já doou sangue pela primeira vez antes dos 60 anos. Outro pré-requisito importante é possuir uma boa saúde e um estilo de vida saudável.
A forte campanha do hemonúcleo destaca a importância de doar sangue anualmente, ajudando sempre a quem precisa, "Esse é o nosso desafio, fazer com que a capitação de sangue não esteja atrelada somente aos períodos críticos, que é nesse que a gente registra uma queda, ou quando um parente ou amigo vai fazer uma cirurgia e precisa de doadores, a gente precisa criar uma cultura nas pessoas que doação de sangue é importante e necessária", afirma a assistente social.
O hemonúcleo de Taubaté fica na Rua Joaquim Tavora, s/nº, a sede é situada na parte de trás do hospital Universitário e está aberto de segunda a quinta-feira, das 7:00h ás 15:00h, e na sexta-feira o expediente é até ás 14:30h.
Sonia ainda ressalta que a doação de sangue é reconhecida no Brasil inteiro como um ato legal, "Toda pessoa que doar sangue, uma vez por ano, pela CLT ela recebe um atestado de doação", explica Andrade.
Maiores informações pelos telefones: (12) 3625-7517 / 3625-7615.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
  |
|