Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Muros, ponto de ônibus e placas de trânsito são alvos de pichação
Apenas nas principais ruas do Distrito, mais de 20 muros estão pichados
Notícia publicada em: 16/08/2012 16:29:00
Este tipo de vandalismo muitas vezes são feitos por disputas e demarcação de territórios entre grupos
Este tipo de vandalismo muitas vezes são feitos por disputas e demarcação de territórios entre grupos

Muros, patrimônios públicos e até prédios são constantes alvos do vandalismo e depredação dos pichadores. Essa realidade de grandes metrópoles não está longe de cidades do interior e muito menos do Distrito de Quiririm e bairros vizinhos, apenas nas principais ruas de Quiririm, 20 muros estão pichados, e este problema também se estende a ponto de ônibus, placas de trânsito e portões.

Vítima deste tipo de depredação, um morador anônimo do Distrito  tomou a decisão de pagar um guarda particular para vistoriar movimentos suspeitos durante a madrugada, "Agora começou tudo de novo, a gente paga todo mês os guardinhas para fazer ronda de moto, estava tudo bonitinho pintado, já é a terceira vez que a gente pinta, faz, pinta, faz", reclama o morador. 

Este tipo de vandalismo muitas vezes são feitos por disputas e demarcação de territórios entre grupos, por vezes são pichados declarações de amor e frases de protestos. Pichação é o ato de escrever ou desenhar sobre muros, prédios ou monumentos com tintas. 

Nota-se em várias pichações apelidos e bairros dos pichadores, "Eles ficam de olho, quando vê que o guarda esta dando volta no outro quarteirão eles aproveitam pichar e sair correndo, a gente fica triste né,  gostaria que ficasse tudo limpinho não do jeito que está, tudo pichado. E não adianta pintar porque eles voltam e picham de novo", afirma o morador. 

O Sub Tenente PM Salgado, do 5º BPM-I de Taubaté recomenda que vítimas deste tipo de depredação procure a Polícia Militar, "As orientações da Polícia Militar para quem teve sua propriedade pichada é deslocar a delegacia de Polícia do bairro e fazer o boletim de ocorrência, e se perceber algum indivíduo suspeito pelas imediações de sua propriedade fazer contato com o telefone de emergência 190,  e passar as características do indivíduo para que a Polícia Militar possa, de modo preventivo, evitar que o dano ocorra, pois desta forma a Polícia Civil poderá fazer a investigação", informa o Sub Tenente. 

A punição para quem comete este delito consta no artigo 163 do Código Penal que atribui uma pena que varia de um a seis meses de detenção ou multa, caso o dano for contra o patrimônio da União dos Estados ou do Município a pena vai de 06 meses a 03 anos.

Salgado reforça ainda que o delito é afiançável e na Justiça Civil o infrator poderá ser condenado a reparar o dano causado fazendo a limpeza ou pagando o valor correspondente ao dano.
Voltar   Subir
COMENTÁRIOS
Silvio
Jovens e adolescente da Igreja São Judas Tadeu, bonfim, contra a atitudes desses pichadores, resolveram pintar o muro da creche que fica perto do posto de saúde. Realmente não podemos concordar com essas atitudes de vandalismo.
Publicado em: 28/08/2012 12:01:00

COMENTE TAMBÉM
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados