Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Quiririm pode se tornar polo industrial de cinema
Alunos com idade entre 17 a 19 anos, que estejam cursando o Ensino Médio poderão participar de oficina de cinema
Notícia publicada em: 22/08/2012 21:43:00
Fernando Ito e colaboradores trabalham nos equipamentos cinematográficos feitos com sucatas
Fernando Ito e colaboradores trabalham nos equipamentos cinematográficos feitos com sucatas

Quiririm além de ser conhecido como um polo gastronômico, poderá se tornar também um polo industrial de cinema. Estudantes de escola pública de Taubaté poderão aprender cinema de uma forma diferente, sustentável e gratuita. 

É assim que o projeto "Reutifilmes" pretende ensinar seus alunos, "O projeto na verdade é uma produtora e uma escola de cinema, a escola de cinema vem para trabalhar com a sociedade, com a comunidade, principalmente de Quiririm né, onde é nossa sede", destaca Camila Soares, diretora de cena e coordenadora da reutifilmes. 

O projeto visa construir materiais que possibilitam a criação dos filmes através de sucatas, "Reuti é um termo utilizado no universo do cinema e da publicidade profissional, para tudo que é reutilizável, então foi daí que partiu a nossa história, de criar equipamentos, de fazer filmes com equipamentos feitos a partir de materiais reutilizáveis", ressalta Soares. 

O escultor Fernando Ito, um dos idealizadores da reutifilmes, afirma que qualquer objeto velho pode virar um equipamento, "Eu estou pegando peças simples, por exemplo, vou entrar em uma residência e ver uma bicicleta quebrada, dessa bicicleta vou arrancar a roda, pegar a corrente, o garfo, virar de ponta cabeça e transformar em uma grua (equipamento utilizado para dar movimentos ás cameras)", conta Ito. 

Alunos com idade entre 17 a 19 anos, que estejam cursando o Ensino Médio poderão participar. O projeto é gratuito para alunos da rede pública de ensino, já para alunos de escolas particulares que quiserem participar também poderão, mas será cobrado uma taxa, "A gente está preparando palestras sensibilizadoras que a gente vai levar para as escolas, a gente está fechando o número de vagas ainda, mas já podemos adiantar que 50% das vagas vai ser da escola de Quiririm e os outros 50% vão estar disponíveis para a sociedade como um todo", informa a Soares. 

A sede da oficina é em Quiririm, "Esse despertar que vai ser muito interessante, então esse meu lado artístico, da criação, eu venho de encontro com o lado da criançada, porque isso faz parte da minha vida e eu quero retribuir ao local onde eu moro, Quiririm, tomara que esse projeto seja copiado por várias cidades, a gente está aberto para isso", conta Ito, que realizará uma parceria com o Senai, "Eu vou fazer uma parceria com o Senai, eles vão lá dar cursos de computação, vamos ter 20 computadores. Quiririm é conhecido com a gastronomia, nós vamos transformar Quiririm em um grande polo de cinema". 

Para participar, os alunos precisam ter boa média na escola, "Os interessados podem mandar um e-mail dizendo o nome da sua escola para gente poder levar essa palestra lá, a partir da palestra vai existir uma pré-inscrição, que é uma inscrição para quem está interessado, e depois vai ter um processo de seleção, que vai ser inicialmente pelas notas da escola, porque os alunos admitidos na nossa escola precisam ter no mínimo média 7, depois vamos fazer um teste de habilidades conforme a especialização escolhida", explica a coordenadora. 

Os estudantes interessados em participar da oficina devem enviar um email para [email protected] informando o nome, escola, telefone e endereço para contado.
Voltar   Subir
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados