NOTÍCIAS
31 de agosto,dia do Nutricionista,veja o bate-papo com Denise Borges
Há 7 anos atuante na área da nutrição, Denise fala um pouco sobre sua profissão
|
Notícia publicada em: 31/08/2012 12:37:00 |
Acervo pessoal - Nutricionista Denise Borges
A vida moderna exige muita coisa de nós, precisamos sempre achar uma maneira de economizar tempo e por vezes acabamos deixando de lado a boa alimentação, trocando-a por "fast foods" ou por comidas congeladas.
As frutas no café da manhã, a salada no almoço e o café da tarde acabam ficando de lado e sendo trocados por coisas gordurosas. Sem contar na falta de tempo para prática de exercícios físicos.
No dia de hoje, 31 de agosto, comemora-se o dia do nutricionista, profissional da saúde que cuida da boa alimentação.
E em comemoração a esse dia, conversamos com a nutricionista Denise Borges, que atua há 7 anos na área. Denise, 42 anos, é residente de Quiririm, casada, tem duas filhas e é colunista do Portal Quiririm News.
Quiririm News: No dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista. Denise, há quanto tempo você trabalha nesta área e da onde surgiu a vontade de se tornar nutricionista? Denise Borges: Trabalho nesta área há 7 anos. Comecei fazendo atendimento em uma clínica em Mogi das Cruzes e nos finais de semana trabalhava aqui em Taubaté em atendimento domiciliar. Hoje continuo com o atendimento domiciliar e atendo em um consultório aqui em Quiririm.
QN: Qual o seu trabalho, o que faz uma nutricionista? DB: O profissional nutricionista pode atuar em várias áreas como clínicas, hospitais, cozinhas industriais, restaurantes, etc. Eu atuo na área clínica e meu trabalho é orientar as pessoas para uma alimentação saudável onde possam ter uma qualidade de vida boa, além de auxiliar na alimentação de pacientes com alguma patologia (doença).
QN: Em sua opinião, qual a importância de nutricionistas para a sociedade hoje em dia? DB: Para orientar a população da importância de uma alimentação saudável para que se possa ter uma qualidade de vida boa e conseguir chegar na terceira idade bem e feliz. Além dos diversos outros trabalhos que envolvem a profissão como um cardápio balanceado, higiene nos preparos dos alimentos e a qualidade dos mesmos para a população em geral.
QN: Qual a principal orientação que você passa a seus pacientes? DB: Sempre procuro fazer com que ele tenha a consciência do que é uma alimentação saudável. Mostrar a importância que os grupos dos alimentos tem, que não existe milagre e que temos que unir além de uma alimentação com frutas, verduras, legumes, água, cereais integrais, gorduras boas, temos que nos preocupar em fazer atividades físicas sempre com o auxílio de um profissional da área e fazer o check-up com seu médico.
QN: O acompanhamento de um nutricionista é importante também na fase infantil, tendo em vista o grande aumento da obesidade infantil? DB: Com certeza. Infelizmente a obesidade infantil está crescendo muito e nos preocupando muito também. É extremamente importante o acompanhamento nutricional com a família inteira, porque é impossível esperar que uma criança mude seus hábitos alimentares sem que a família participe dessa mudança. Tem que ter a colaboração dos responsáveis dessa criança, não adianta achar que levou em um nutricionista e o problema está resolvido, temos a obrigação de orientar e acredito que os responsáveis tem o dever de mudar.
QN: Existe uma idade certa para começar ou encerrar um acompanhamento com um nutricionista? DB: Não. O acompanhamento nutricional é importante para qualquer idade e sexo, basta a pessoa ter dúvidas que devem sim procurar um profissional da área para que esse possa orientá-lo naquilo que for necessário.
QN: Resumidamente, qual a melhor alimentação para se ter uma vida saudável? DB: Com certeza a escolha dos alimentos naturais evitando ao máximo os industrializados. O consumo de frutas, verduras e legumes diariamente, a troca dos cereais refinados pelos integrais, os refrigerantes pelos sucos naturais, beber água ao longo do dia, evitar a compra dos temperos prontos, faça o seu em casa usando alho, cebola, ervas naturais (cheiro verde, manjericão, manjerona, orégano, etc), evitando o excesso de açucares e frituras.
QN: Denise, o que você tem a dizer para quem está interessado em entrar para essa profissão? DB: Eu adoro ser e tenho um orgulho muito grande de ter escolhido essa profissão, se tenho algo para falar é: Vá fazer a faculdade de nutrição que tenho certeza que você vai amar e também ajudar muito as pessoas.
Feliz Dia do Nutricionista a todos os profissionais desta área, especialmente a Denise Borges.
COMENTÁRIOS
Fernanda
Eu tive o prazer de conhecê-la na academia onde eu comecei um trabalho junto com o professor Eduardo para emagrecimento e ganho de resistência física à duas semanas,e hoje eu e meu marido vamos ao seu consultório de pela 1ª vez.Gostaria de parabenizá-la pela sua entrevista e pela sua simpátia como colega de academia
Publicado em: 18/10/2012 10:11:00
Marco
Gostei muito da entrevista, parabéns pela competência e dedicação a sua profissão!
Publicado em: 05/09/2012 20:25:00
Eliana valério
Parabéns pela entrevista, mais uma vez a Denise está mostrando o quanto é profissional e competente na sua profissão. Adorei a entrevista bjs!!
Publicado em: 31/08/2012 15:47:00
COMENTE TAMBÉM
|