NOTÍCIAS
Entrevista com o candidato Jenis de Andrade - Parte II
Nesta parte da entrevista o candidato fala sobre habitação, educação, segurança e esporte
|
Notícia publicada em: 17/09/2012 22:37:00 |
Candidato a Prefeito de Taubaté Jenis de Andrade, do partido PSOL
Durante uma semana o Quiririm News ouviu os candidatos a Prefeito de Taubaté que responderam todas as perguntas com tempo livre para resposta, todos os candidatos responderam o mesmo questionário e a ordem de publicação das entrevistas segue o critério de entrevista concedida ao Quiririm News.
O segundo candidato a responder as perguntas de nossa equipe foi o candidato Jenis de Andrade do PSOL, confira agora em duas partes a entrevista concedida ao Portal.
Editoria Habitação
Quiririm News: Temos hoje vários condomínios e prédios fechados sendo construídos na região, acredito que junto com o aumento de moradores, o aumento de veículos subirão na mesma proporção, isto pode impactar a mobilidade urbana? Para esse problema, qual será o seu plano de ação? Jenis de Andrade: Justamente, aí cai no mesmo caso das empresas né, os condomínios fechados geralmente é da classe média e alta, a maioria dos condomínios fechados acabam em um plano diretor da cidade que é manipulado por empresários e empreiteiros que fizeram doações, e escolhem as áreas por critérios deles, de lucro, de interesse próprio deles, então temos que ter um plano diretor na cidade que não vise o lucro das empreiteiras, e que acaba acontecendo esse caos no trânsito, acaba acontecendo todo o problema de mobilidade. O nosso propósito é investir na população de baixa renda, na população em geral, e não nas empreiteiras, e por isso que a gente sempre repete, não recebemos doações de empreiteiras e empresários, depois não teremos que pagar essa conta, o que a gente vê ai é que eles pagam as contas com as empreiteiras, então as empreiteiras vão escolher os lugares que querem fazer os empreendimentos, ou um loteamento, então essas empreiteiras, essas empresas escolhem porque estão amarrados com esses políticos e os políticos acabam cedendo porque vão precisar do dinheiro dessas empreiteiras na próxima eleição.
Editoria Educação
QN: Este possível aumento de moradores também impactará na educação, tanto em creches, escolas de ensino fundamental e ensino médio. Hoje, esta região está preparada para receber esse considerável aumento de alunos? JA: Certamente não está, mas existe na cidade de Taubaté 3 mil vagas reprimidas de creches, então precisa de 3 mil vagas de creches, então vamos construir creche onde for necessário, escola também vamos construir onde for necessário, e como sempre digo, dinheiro tem, é só fechar o ralo da corrupção, muitos me perguntam: "Mas com que dinheiro você vai construir essas escolas, essas creches, esse hospital municipal", é só fechar o ralo da corrupção e não dever nada a empresários e empreiteiros nenhum.
Editoria Segurança
QN: Quiririm, que sempre foi conhecido pela sua tranquilidade e harmonia, sofreu recentemente com alguns assaltos a casas de moradores e também com o fatídico arrombamento ao Banco do Brasil, onde os bandidos usaram dinamites. A segurança desta região será um ponto forte da sua possível gestão? Haverá mudanças? JA: Sim, acreditamos que segurança não se combate com repressão, até porque nós já vivemos uma guerra em Taubaté, então vamos investir em políticas públicas sociais, acreditamos nisso, que se esses jovens que muitas vezes estão envolvidos com a criminalidade, se tiver teatro lá no Distrito de Quiririm ou qualquer bairro da cidade de Taubaté, se tiver aula de circo, aula de música, artes marciais bancados pela prefeitura, acredito que vai diminuir muito o caso do problema da violência, temos um problema de violência muito grande em Taubaté, não só em Quiririm, como você vê aqui, nós temos mais homicídios do que no Rio de Janeiro proporcionalmente, então na cidade de Taubaté se mata muito mais do que na cidade do Rio de Janeiro, uma coisa que ninguém imaginava e chegamos a esse ponto, devido aos presídios que trouxeram para cá, que o governo do PSDB trouxe para cá, e o governo do PSDB que destruiu a educação, destruiu a saúde, ainda veio e destruiu a região trazendo muitos presídios para cá, e 60% dos presos que estão aqui são da grande São Paulo capital, e acabam ficando aqui porque os familiares muitas vezes vem de outra região, acompanham esses presos, e aqui acabam ficando, sem estrutura, sem políticas publicas sociais, cobrando um repasse de verba maior do governo estadual para a cidade que tem presídio, onde a cidade de Taubaté estaria em um investimento muito maior, em devolução dos impostos muito maior, do que em outras cidades que não tem presídio, pelo problema em que acarreta onde vemos, inclusive em Quiririm, que é uma região que sempre foi pacata e tranquila e chega a essa situação de violência.
QN: Os Bairros do Cecap, Bonfim e Santa Tereza também são constantes alvos de violência e pontos de drogas, o que será feito? JA: Justamente, a mesma coisa, investir em políticas publicas sociais, a gente acredita que não tem diferença entre um bairro e outro, entre o Distrito e a cidade, acreditamos que o investimento será igual para todos os bairros, e no caso, os usuários de droga serem tratados como um problema de saúde e não um problema de segurança, muitas vezes as pessoas se viciam com 14, 13, 12 anos e é um vício, é um problema de saúde, não é um problema de repressão, de polícia que não vai se resolver nunca, você vai prender esse jovem e ele vai voltar pior, porque o sistema prisional cria monstros, em vez de ressocializar vai crias monstros, e esse jovem vai voltar, eles não vão para outro canto, eles vão acabar voltando para a mesma região, então investindo sim em políticas publicas sociais, dando música, teatro, artes marciais, cursos de língua, vendo o talento, o dom de cada um e explorando isso, e até na própria escola, ele tendo motivação para ir para a escola, você fazendo uma política séria no caso da educação, não do jeito que é feito, com secretario sendo nomeado pelo prefeito e o secretario fazendo o que o prefeito manda, o secretario da educação tem que ser um especialista em educação, em psicopedagogia e em assuntos relacionados diretamente com os jovens para ele não ir para o mundo das drogas, ou até mesmo ser coptado pelo crime organizado.
Editoria Esporte
QN: O campo de futebol do E.C. Quiririm necessita urgentemente de reforma na arquibancada e a inclusão de banheiros públicos, o que pode ser feito? JA: Será revitalizado tudo que existe em termos de parte publica voltado ao esporte, terá uma atenção especial com iluminação e com profissionais também, para que se orientem as pessoas que fazem esportes, para que abra para a população geral que praticam esportes, então será revitalizado ou será construído ainda ambientes esportivos voltados a população em geral, para que a população tenha acesso a esses espaços esportivos.
QN: Hoje as principais quadras de esportes de Quiririm e bairros vizinhos não possuem monitores e atividades voltadas para crianças e adolescentes, qual a sua proposta? JA: Profissionais da área de educação física em todo centro esportivo, em toda quadra que tiver, vai ter um horário com profissionais da educação física, profissionais voltados para o esporte, alem de artes marciais, alem de outros cursos que poderão ser ministrado nesses espaços, então não adianta ter um espaço e estar jogado ao mato, estar sem cesta, estar sem rede, estar abandonado, então temos sim que olhar para isso que faz muito parte do plano do PSOL, que é voltar políticas publicas sociais e não empresários, empreiteiros ou banqueiros.
Novidades
QN: Existe algo novo em seu plano de governo que queira destacar? Algo específico para a região do Distrito? JA: O que eu quero destacar e acho que é importantíssimo, não adianta ter um projeto voltado para um bairro, um Distrito apenas, o nosso projeto é para a cidade toda, o importantíssimo que a gente acha para Quiririm é esse formato que eu já disse, de eleição para subprefeito, onde ele terá uma ligação direta com a prefeitura, e a população também terá uma ligação direta com a prefeitura, mas tendo um subprefeito eleito pela própria população que colocou esse subprefeito para representá-los, será muito melhor do que qualquer projeto que alguém fale que vai fazer uma escola lá, uma creche e acabe não fazendo, então nós queremos ouvir a sociedade, ouvir os conselhos municipais, e o subprefeito eleito pela população de Quiririm, e esse subprefeito tenha estrutura para trabalhar, ele venha nos dizer onde estão os principais problemas do distrito de Quiririm.
Investir no transporte público, baixando a passagem para um real e bancando a diferença, em que uma planilha séria apresentada para empresa que ganha licitação, a gente baixando a passagem para um real, mais pessoas passarão a usar ônibus e mais ônibus terão nas linhas, você veja que uma van carrega 12 a 15 pessoas e cobra R$2,80 e tem lucro, um ônibus que tem um motorista, um cobrador e um motor da mesma forma cobra R$2,80 mas carrega 80 pessoas e diz que não tem lucro, e diz que não é suficiente, então você investindo em transporte público, mais pessoas passarão a andar de ônibus e mais ônibus terão durante o dia e durante a noite, porque as pessoas acreditarão no transporte público, saberão que chegarão no ponto de ônibus e terá ônibus e não como acontece hoje que você chega a partir das oito da noite no ponto de ônibus e não tem ônibus.
QN: O que acha da iniciativa de ter um portal de notícias no Distrito de Quiririm? JA: Muito importante, acredito inclusive que é um portal que talvez represente ali a população de Quiririm, porque justamente está acompanhando o dia-a-dia do Distrito de Quiririm e que pode vir até inclusive ser utilizado em parceria com uma subprefeitura, a partir do momento que o subprefeito eleito tenha interesse até em um mecanismo de informação, em um auxílio, em uma parceria com o Distrito de Quiririm, sendo um subprefeito eleito pelo povo.
Leia a primeira parte da entrevista aqui.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
  |
|