Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Entrevista com o candidato a Prefeito de Taubaté Jenis de Andrade
Nesta parte da entrevista o candidato fala sobre turismo, trânsito, saúde, zona rural e responde a pergunta de um leitor
Notícia publicada em: 17/09/2012 22:39:00
Candidato a Prefeito de Taubaté Jenis de Andrade, do partido PSOL
Candidato a Prefeito de Taubaté Jenis de Andrade, do partido PSOL

Durante uma semana o Quiririm News ouviu os candidatos a Prefeito de Taubaté que responderam todas as perguntas com tempo livre para resposta, todos os candidatos responderam o mesmo questionário e a ordem de publicação das entrevistas segue o critério de entrevista concedida ao Quiririm News. 

O segundo candidato a responder as perguntas de nossa equipe foi o candidato Jenis de Andrade do PSOL, confira agora em duas partes a entrevista concedida ao Portal. 

Editoria Turismo 

Quiririm News: Quiririm é uma das comunidades mais ricas culturalmente e gastronomicamente falando, qual sua proposta nesta área para o Distrito?
Jenis de Andrade: A gente quer investir em Quiririm voltado realmente para essa cultura italiana, para lembrar que ali tem uma tradição, que ali é um Distrito que pode ser explorado turisticamente como alguns bairros da Capital, por exemplo. Que você vá até Quiririm e lembre que ali foi fundado por pessoas com descendência italiana que se instalaram e que ficaram ali, e a ideia é essa. 

QN: Eventos que movimentam e incentivam o Turismo em Quiririm partindo da Prefeitura Municipal não são muito frequentes, uma semana tem, e o resto do ano não tem, o que pode ser feito para fidelizar o turista e fazê-lo voltar? 
JA: Na verdade, a nossa principal proposta, que a gente acha que é muito mais importante do que qualquer outro projeto que se coloque para o turismo, vai ser a eleição para subprefeito, através de um plebiscito, então hoje em dia o subprefeito, assim como secretários na cidade de Taubaté, como na maioria das cidades, eles são colocados pelo prefeito, muitas vezes sem competência e com fins políticos, apenas por interesses políticos para que manipule aquelas pessoas e façam do jeito que o prefeito vai querer, do jeito que ele vai estar amarrado com empresários e empreiteiras que investiram na campanha dele, então eles querem apenas que devolvam esse dinheiro. 

Então esses cargos assim, que são de suma importância no nosso jeito de ver, como até o caso do subprefeito de Quiririm e secretarias, será por eleição, então lá a gente tem a ideia de fazer um plebiscito e ser eleito esse subprefeito, então com isso vai mudar muito, e as audiências públicas também, aonde nossa política vai ser sempre ouvir a sociedade em audiências públicas, ouvir os conselhos municipais que não serão manipulados como são geralmente, serão eleitos presidente de forma democrática, através da sociedade, organizada através dos especialistas de cada área. Então em Quiririm a gente tem essa ideia, de uma eleição para subprefeito de Quiririm. 

PERGUNTA DO LEITOR 

Lucas Valério: Pergunte a eles por que a subprefeitura de Quiririm não funciona como as da cidade de São Paulo? E se eles têm algum projeto para que a subprefeitura de Quiririm se torne um centro de apoio ao Prefeito. 
JA: Justamente, por isso que nós queremos essa eleição para subprefeito, onde os moradores de Quiririm vão dizer quem vai ser o subprefeito, então ele vai ser um verdadeiro representante da comunidade de Quiririm e adjacências, ele será um representante eleito por esses moradores, por essas pessoas que são de Quiririm, que estão lá, então vai funcionar desde que seja dessa forma, eleito pelos moradores. E São Paulo também não é motivo para ser exemplo não. 

Então a gente quer eleição e a sociedade que vai dizer quem vai ser o subprefeito, e alem do mais, a sociedade, como a proposta do PSOL é sempre essa, esse subprefeito vai agir da mesma forma, fazendo audiência pública sobre qualquer assunto relativo ao Distrito de Quiririm. 

A estrutura física para uma subprefeitura, para qualquer órgão, é importantíssima, então tem sim que ter uma estrutura física, um prédio que possa receber a população, que possa ter sugestões, que possa ver as verdadeiras necessidades daquele Distrito. Então tem sim que revitalizar o que tem, ou até construir, se necessário, um local para que se façam reuniões, para que se debata sobre os assuntos relativos à Quiririm. 

QN: Com o baixo rodízio de eventos no palco principal, por muitas vezes moradores de rua aproveitam da estrutura para usar como moradia. E por vezes é alvo de vândalos com pichações. Qual a solução a ser tomada? 
JA: Bom, no caso dessas pessoas que necessitam daquele local para dormir, como o nosso mandato será voltado para as políticas públicas sociais, na verdade nós vamos ter espaço para retirar essas pessoas e encaminhar, para que tenha local para dormir, para tomar banho, se alimentar, então nesse caso dessas pessoas, se elas dormem ali é porque não tem outro lugar ou é porque a prefeitura não tem uma atuação quanto aos moradores de rua, e a gente precisa sim ter uma política para os moradores de rua, porque não votam geralmente, então não se tem políticas públicas para os moradores né, nas gestões passadas, mas nós temos sim que ter uma política pública. 

Agora, quanto à pichação do patrimônio, a guarda municipal tem que fazer um trabalho, até porque a responsabilidade dela é cuidar de patrimônio público, então tem que ter no caso esse trabalho de guarda municipal cuidar desse patrimônio, também monitoramento por câmeras é importante, porque se sempre repete esse problema, ou a situação está grave mesmo, costumeiro acontecer isso, precisa sim de monitoramento, a guarda municipal atuando ali em defesa desses patrimônios.

Editoria Trânsito 

QN: Sobre o trânsito, existe um plano para as estradas que passam por dentro dos bairros Quiririm e Santa Tereza? Se tem a impressão que as estradas agilizam o fluxo das fábricas, mas atrapalham os moradores do bairro, colocando em risco a mobilidade urbana das pessoas que moram ali, na Av. Carlos Pedroso da Silveira, existe algum plano para melhorar essa situação? 
JA: A ideia na verdade, a gente quer investir em ciclovias na cidade toda e transporte público de verdade, a cidade de Taubaté tem muitos carros e acabam destruindo até as estradas, as estradas ficam mal conservadas e tem um descaso mesmo muito grande, mas a ideia nossa é investir em ciclovias, em transporte público de massa, para tentar até resolver os problemas do trânsito, você tendo um transporte público barato, acabando com esse monopólio da ABC que está há décadas na cidade, e que mantém uma passagem muito alta para uma cidade que, tem cidades muito maiores com passagens menores do que a gente paga aqui então a ideia é investir em transporte público de massa, no caso de ônibus, e ciclovias. 

Então justamente, como o Distrito de Quiririm tem muitas empresas que sempre se beneficiaram da Prefeitura e da população aqui de Taubaté, sempre tiveram seus lucros, a ideia é fazer com que as empresas que estão ali, em contrapartida ajudem a implantar políticas públicas sociais naquela região, então elas têm que dar algum retorno para a cidade, realmente elas acabam criando alguns problemas, trazem benefícios, mas acabam criando alguns problemas, então vamos querer que essas empresas que são empresas muito ricas, que ganham muito dinheiro, tenham retorno, ali no caso acho que tem a Volks, a Ford, tem muitas empresas ali que podem ter um retorno e nos auxiliar inclusive para restaurar as estradas para investimento ali na região do Distrito de Quiririm. 

Editoria Zona Rural 

QN: O Setor agrícola receberá incentivos para as pequenas e grandes plantações? Quais serão as principais melhorias no setor rural? 
JA: O setor rural, nós defendemos a agricultura familiar, nós temos projetos, principalmente para a população mais carente, principalmente na zona rural, então plantações enormes, latifundiários nunca terão benefícios com a Prefeitura do PSOL, e sim aquele agricultor que não quer sair da região da zona rural e ir para os centros urbanos, ele quer ficar lá então teremos políticas para agricultura familiar, incentivos com capacitação, com instrução e com profissionais que entendam de plantio de qualquer tipo de atividade rural. 

Editoria Saúde 

QN: Hoje a quantidade é muito grande de moradia popular na região do Distrito, na área da saúde o que podemos esperar, já que temos apenas um posto 24hs no Cecap? 
JA: Então como nós vamos investir construindo um hospital municipal, revitalizando o pronto socorro, vamos também construir 3 prontos atendimento na cidade, vamos transformar 10 Pamos em programas de saúde da família, acreditamos que os que estão sobrecarregados hoje, nós construindo um hospital municipal, construindo outros prontos atendimentos, transformando Pamos em programas de saúde da família não vai sobrecarregar esses que existem hoje, então essas pessoas que vem até de outras regiões ou pessoas que poderiam ir para um hospital mais capacitado, com exames, consultas, com médicos em todas as especialidades, vai ficar inclusive melhor distribuído na cidade.

Leia a segunda parte da entrevista aqui.
Voltar   Subir
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados