Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Entrevista com o candidato a Prefeito de Taubaté Isaac do Carmo
Nesta parte da entrevista o candidato fala sobre turismo, trânsito, saúde, zona rural e responde a pergunta de um leitor
Notícia publicada em: 18/09/2012 22:03:00
Candidato a Prefeito de Taubaté Isaac do Carmo, do partido PT
Candidato a Prefeito de Taubaté Isaac do Carmo, do partido PT

Durante uma semana o Quiririm News ouviu os candidatos a Prefeito de Taubaté que responderam todas as perguntas com tempo livre para resposta, todos os candidatos responderam o mesmo questionário e a ordem de publicação das entrevistas segue o critério de entrevista concedida ao Quiririm News. 

O terceiro candidato a responder as perguntas de nossa equipe foi o candidato Isaac do Carmo do PT, confira agora em duas partes a entrevista concedida ao Portal. 

Editoria Turismo 

Quiririm News: Quiririm é uma das comunidades mais ricas culturalmente e gastronomicamente falando, qual sua proposta nesta área para o Distrito? 
Isaac do Carmo: Sem dúvida alguma Quiririm tem uma gastronomia italiana importante, ponto turístico da cidade de Taubaté, não só para nossa população, mas também nós recebemos aí um turismo muito forte na região, especialmente ali pela sua culinária. E a atração que nós podemos fazer em termos de emprego e investimento na cidade, nós não podemos esquecer a região de Quiririm pela sua tradição, então queremos continuar investindo e melhorando a cada ano, por exemplo, a Festa Italiana da colônia de Quiririm, queremos fazer o circuito da culinária, inclusive, apresentando a nossa região não só para o estado de São Paulo mas para o país, nós temos aqui em Taubaté uma cidade muito bem localizada e que muitas vezes o turista passa pela região de Quiririm, vai para Campos do Jordão e não para, então nós temos que propiciar, apresentar Quiririm para o turista que vai para Campos de Jordão, para que passe antes por Quiririm, que visite a colônia italiana, que conheça a história do nosso Distrito de Quiririm pela importância que tem para a cidade e para a região, então, sem dúvida nenhuma nós vamos ter uma atenção especial para a região de Quiririm, principalmente pelo que ela representa para nossa cidade e para o que ela pode representar ainda mais, para aumentar o turismo e consequentemente, aumentando o turismo você melhora o orçamento da cidade, melhorando o orçamento da cidade, você também vai estar gerando mais empregos, então é uma cadeia produtiva, principalmente essa questão da culinária da cidade e da tradição de Quiririm.

QN: Eventos que movimentam e incentivam o Turismo em Quiririm partindo da Prefeitura Municipal não são muito frequentes, uma semana tem, e o resto do ano não tem, o que pode ser feito para fidelizar o turista e fazê-lo voltar? 
IC: Olha, eu tenho muito orgulho, por exemplo, de ter o meu vice Rubens Fernandes, que é de Quiririm, ele foi um dos idealizadores da Festa Italiana de Quiririm, foi subprefeito de Quiririm, portanto é uma pessoa que tem uma paixão especial pela tradição da colônia italiana, por tudo que realizou quando esteve na subprefeitura. Então na nossa avaliação justamente você precisa ter um calendário de culinária na região de Quiririm, esse calendário precisa ter outras atividades além da festa italiana, precisamos apresentar a região de Quiririm para o nosso Vale, para o estado de São Paulo, para o país. Como afirmei anteriormente, essa região é muito bem localizada, ao lado da via Dutra, próxima da Carvalho Pinto, com toda certeza nós estaremos fazendo junto com a comunidade italiana discussões para que a gente possa criar novos eventos, eventos que você leve para a região, não só para a população de Taubaté, mas que a gente possa apresentar Taubaté para todo o estado de São Paulo, para todo o Brasil. 

QN: Com o baixo rodízio de eventos no palco principal, por muitas vezes moradores de rua aproveitam da estrutura para usar como moradia. E por vezes é alvo de vândalos com pichações. Qual a solução a ser tomada?
IC: Tenho afirmado que no meu governo nós vamos trabalhar efetivamente com a guarda civil municipal para cuidar do nosso patrimônio histórico, a função da guarda civil municipal, nós queremos ampliar o número de guardas, não tenha duvida que nós teremos guardas civis municipais para cuidar do patrimônio histórico que nós temos na região nossa do Quiririm, não só o palco mas os casarões históricos do Distrito, o museu, que tem que ser cuidado, e cabe ao município cuidar, eu tenho afirmado, do ponto de vista zelar pelo patrimônio histórico a responsabilidade é do prefeito, então eu tenho esse compromisso com o patrimônio da nossa cidade, e como estamos falando da nossa querida Quiririm é o meu compromisso a gente estabelecer câmeras de monitoramento ali na região e também o aumento do efetivo da guarda municipal , principalmente cuidando do nosso patrimônio histórico, e com isso preservando aí de vandalismo aquilo que é importante para a região. 

PERGUNTA DO LEITOR 

Lucas Valério: Pergunte a eles por que a subprefeitura de Quiririm não funciona como as da cidade de São Paulo? E se eles têm algum projeto para que a subprefeitura de Quiririm se torne um centro de apoio ao Prefeito. 
IC: Não tenho dúvidas disso, nós temos um Distrito importante para a cidade de Taubaté em que está localizado as principais indústrias da cidade, que está localizado o principal polo turístico da culinária da nossa cidade, e acho que a subprefeitura hoje ela é muito pouco utilizada e tem muito pouco poder de decisão no que diz respeito a população, e com muito orgulho eu tenho o meu vice que foi um dos grandes impulsionadores e incentivadores da colônia italiana, da Festa de Quiririm, então nós iremos rediscutir o modelo da subprefeitura, queremos ter lá uma estrutura para atender a demanda da população, portanto o orçamento participativo vai servir também como referência, porque no orçamento nós vamos discutir qual o modelo ideal da nossa subprefeitura para atender a demanda da população da região, e como é uma região que cresce, nós precisamos dar sustentação para a população desse crescimento, e nada mais do que isso é você dar um poder de estrutura para que ela seja ouvida, as necessidades dela sejam encaminhadas e solucionados os problemas da região. 

Editoria Trânsito 

QN: Sobre o trânsito, existe um plano para as estradas que passam por dentro dos bairros Quiririm e Santa Tereza? Se tem a impressão que as estradas agilizam o fluxo das fábricas, mas atrapalham os moradores do bairro, colocando em risco a mobilidade urbana das pessoas que moram ali, na Av. Carlos Pedroso da Silveira, existe algum plano para melhorar essa situação? 
IC: Olha, nós temos um grande problema em relação ao trânsito em Taubaté, Taubaté é uma cidade que cresceu sem planejamento, nós temos condições hoje, por exemplo, de termos uma frota de automóveis de mais de 170 mil veículos, 36 mil motos, em um sistema todo de vias da década de 70,80, então uma das grandes obras que nós vamos realizar no nosso governo com o apoio do governo federal é a retirada da linha férrea, aonde você vai em um trecho de aproximadamente 10 quilômetros, que liga da Água Quente até a proximidade de Quiririm, fazer uma grande via expressa, favorecendo o transporte coletivo. 

Portanto nós queremos favorecer com que também os trabalhadores das fábricas possam ir, de uma forma mais segura, mais rápida, sem atrapalhar a comunidade, é um trajeto especial para o transporte coletivo tanto para da ABC, TCTAU, como também de fretamento, isso vai ajudar muito a população da região, e também nós queremos dar um exemplo, nesse trajeto que nós estamos planejando de 10 quilômetros, você vai poder sair da Água Quente e chegar em Quiririm por volta de 10 a 12 minutos, então isso também favorece até o turismo local, que é importante, eu sou um frequentador por exemplo da Cantina Indiani , gosto de almoçar lá, então as pessoas terão aí uma maior facilidade de estar visitando, almoçando, jantando, comendo sua pizza na culinária italiana nossa de Quiririm, então esse é um grande projeto que queremos fazer, que é a retirada da linha férrea. 

Editoria Zona Rural 

QN: O Setor agrícola receberá incentivos para as pequenas e grandes plantações? Quais serão as principais melhorias no setor rural? 
IC: O setor agrícola lá de Quiririm tem que ter uma atenção especial, tem uma tradição na cidade de Taubaté, nós sabemos que infelizmente eles abandonaram nos últimos 20 anos a questão do plantio na cidade e na região de Quiririm, então nós temos um projeto de pensar nessa questão como um todo e vamos incentivar o pequeno agricultor principalmente, vou te dar um exemplo, nós vamos estabelecer compra da merenda escolar da rede municipal através de convênio com o governo federal e ministério da educação da agricultura familiar, é um projeto do governo do presidente Lula que ele estabeleceu ainda no período de seu mandato, aonde a prefeitura, ao comprar da agricultura familiar tenha um subsídio do governo federal, para dar uma merenda de qualidade, aonde as mães das nossas crianças saberão a procedência dessa alimentação, a alimentação escolar tem sido um grande problema na cidade de Taubaté, grande reclamação de mães de crianças, e com isso a gente favorece a agricultura nossa do município da região, quando, por exemplo, a demanda do município não conseguir atender a demanda de toda nossa rede municipal, e é um grande projeto, isso faz com que as pessoas novamente comecem a repensar na importância da agricultura na nossa cidade, porque eu tenho afirmado que nós não podemos pensar em uma cidade que cresça mas que não mantenha suas tradições, e a agricultura em Taubaté tem uma tradição importante.

A agricultura familiar tem sido também um grande incentivo do nosso governo federal nos 8 anos do governo do presidente Lula e dando continuidade novamente com o governo da presidenta Dilma e nós queremos também essa parceria, principalmente com a agricultura rural aqui da nossa cidade, para que a gente possa levar merendas de qualidade para nossos alunos na rede municipal. 

Editoria Saúde 

QN: Hoje a quantidade é muito grande de moradia popular na região do Distrito, na área da saúde o que podemos esperar, já que temos apenas um posto 24hs no Cecap? 
IC: Já está no meu programa de governo, e vou fazer, o posto 24h do Cecap será uma UPA, uma unidade de pronto atendimento a saúde do governo federal, que nós podemos definir como um mini-hospital,  aonde nós teremos uma rede de ambulâncias e Samu ao lado da upa instalado para atender a comunidade da região e onde serão feitas pequenas cirurgias, internações quando necessário, teremos médicos de clínico geral também, pediatria, portanto é um grande saldo de qualidade no atendimento da saúde na região.

Nós sabemos da demanda, sabemos da deficiência de ter um posto 24h hoje no no Cecap, inclusive já estive fazendo um comício na região e assumi o compromisso de transformar aquele posto em uma grande UPA em parceria com o ministério da saúde do governo da presidenta Dilma em Quiririm.

Leia a segunda parte da entrevista aqui.
Voltar   Subir
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados